Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, João Paulo Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11040
Resumo: O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e surge com o objetivo de projetar a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/21 enquanto professor estagiário. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz, na Universidade. O principal objetivo deste relatório é fazer uma reflexão de todo o processo de lecionação e planeamento bem como a análise das minhas intervenções enquanto professor estagiário, evidenciando as minhas dificuldades e dúvidas, e quais as estratégias adotadas para o meu desenvolvimento enquanto futuro docente, sendo que esta reflexão é uma ferramenta fundamental para o meu crescimento principalmente a nível profissional, mas também a nível pessoal, e como tal, a participação no Desporto Escolar Adaptado de Natação, e ter lecionado alunos com necessidades educativas especiais foi um dos grandes pontos marcantes deste ano letivo de Estágio Pedagógico. O documento encontra-se dividido fundamentalmente em cinco grandes capítulos, sendo eles o Enquadramento Pessoal, o Contexto de Intervenção, as Tarefas de Ensino Supervisionadas, as Atividades Organizadas pelo Núcleo de Estágio e por fim uma Reflexão Crítica. Ao longo de todo o processo de estágio foi-me permitido aplicar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente principalmente do 1º ano de mestrado e aprofundar novas metodologias e desenvolver novas competências e atividades. Fazendo uma retrospetiva geral deste percurso fico com a sensação de dever cumprido, uma vez que consegui partilhar o meu conhecimento com os alunos e que estes se mantiveram motivados para este processo e acima de tudo porque consegui que estes melhorassem as suas aprendizagens.
id RCAP_5dbb39e60708eec5c0e203b28c39f93b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEstágio PedagógicoO presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e surge com o objetivo de projetar a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/21 enquanto professor estagiário. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz, na Universidade. O principal objetivo deste relatório é fazer uma reflexão de todo o processo de lecionação e planeamento bem como a análise das minhas intervenções enquanto professor estagiário, evidenciando as minhas dificuldades e dúvidas, e quais as estratégias adotadas para o meu desenvolvimento enquanto futuro docente, sendo que esta reflexão é uma ferramenta fundamental para o meu crescimento principalmente a nível profissional, mas também a nível pessoal, e como tal, a participação no Desporto Escolar Adaptado de Natação, e ter lecionado alunos com necessidades educativas especiais foi um dos grandes pontos marcantes deste ano letivo de Estágio Pedagógico. O documento encontra-se dividido fundamentalmente em cinco grandes capítulos, sendo eles o Enquadramento Pessoal, o Contexto de Intervenção, as Tarefas de Ensino Supervisionadas, as Atividades Organizadas pelo Núcleo de Estágio e por fim uma Reflexão Crítica. Ao longo de todo o processo de estágio foi-me permitido aplicar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente principalmente do 1º ano de mestrado e aprofundar novas metodologias e desenvolver novas competências e atividades. Fazendo uma retrospetiva geral deste percurso fico com a sensação de dever cumprido, uma vez que consegui partilhar o meu conhecimento com os alunos e que estes se mantiveram motivados para este processo e acima de tudo porque consegui que estes melhorassem as suas aprendizagens.This document refers to the Pedagogical Internship, within the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the University of Trás-osMontes e Alto Douro, and aims to project my experience and all the work developed throughout the academic year 2020/21 as a trainee teacher. The Pedagogical Internship was carried out at Pinheiro Primary and Secondary School, being accompanied by the Cooperating Teacher João Paulo Ferreira at school and by the Guidance Teacher Luís Vaz, at the University. The main objective of this report is to reflect on the whole process of teaching and planning, as well as to analyze my interventions as a trainee teacher, highlighting my difficulties and doubts, and the strategies adopted for my development as a future teacher. This reflection is a fundamental tool for my growth, mainly at a professional level, but also at a personal level, but also on a personal level, and as such, the participation in Adapted School Sport for Swimming, and having taught students with special educational needs was one of the great highlights of this school year of Pedagogical Internship. The document is divided into five main chapters: the Personal Framework, the Intervention Context, the Supervised Teaching Tasks, the Activities organized by the Internship Group, and finally a Critical Reflection. Throughout the internship process I was able to apply all the knowledge acquired previously, especially in the 1st year of the master's degree, and to deepen new methodologies and develop new skills and activities. Looking back over this journey, I have the feeling of accomplishment, since I was able to share my knowledge with the students and that they remained motivated for this process and, above all, because I managed to improve their learning.2022-02-22T16:24:28Z2021-10-25T00:00:00Z2021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11040TID:202927644porVieira, João Paulo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:25.391140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Vieira, João Paulo Silva
Educação Física
Estágio Pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Vieira, João Paulo Silva
author_facet Vieira, João Paulo Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, João Paulo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
description O presente documento refere-se ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e surge com o objetivo de projetar a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/21 enquanto professor estagiário. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, estando acompanhado pelo Professor Cooperante João Paulo Ferreira na escola e pelo Professor Orientador Luís Vaz, na Universidade. O principal objetivo deste relatório é fazer uma reflexão de todo o processo de lecionação e planeamento bem como a análise das minhas intervenções enquanto professor estagiário, evidenciando as minhas dificuldades e dúvidas, e quais as estratégias adotadas para o meu desenvolvimento enquanto futuro docente, sendo que esta reflexão é uma ferramenta fundamental para o meu crescimento principalmente a nível profissional, mas também a nível pessoal, e como tal, a participação no Desporto Escolar Adaptado de Natação, e ter lecionado alunos com necessidades educativas especiais foi um dos grandes pontos marcantes deste ano letivo de Estágio Pedagógico. O documento encontra-se dividido fundamentalmente em cinco grandes capítulos, sendo eles o Enquadramento Pessoal, o Contexto de Intervenção, as Tarefas de Ensino Supervisionadas, as Atividades Organizadas pelo Núcleo de Estágio e por fim uma Reflexão Crítica. Ao longo de todo o processo de estágio foi-me permitido aplicar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente principalmente do 1º ano de mestrado e aprofundar novas metodologias e desenvolver novas competências e atividades. Fazendo uma retrospetiva geral deste percurso fico com a sensação de dever cumprido, uma vez que consegui partilhar o meu conhecimento com os alunos e que estes se mantiveram motivados para este processo e acima de tudo porque consegui que estes melhorassem as suas aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25T00:00:00Z
2021-10-25
2022-02-22T16:24:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11040
TID:202927644
url http://hdl.handle.net/10348/11040
identifier_str_mv TID:202927644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140931559424