Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Rafaela da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9370
Resumo: O presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2017/2018, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a açãoinvestigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico (EP), este foi realizado na escola Secundária Morgado de Mateus, situada em Vila Real, com a supervisão pedagógica do Professor Orientador (PO) Carlos Pires e pelo Supervisor da Universidade, José Vilaça. Assim, com o desígnio de relatar o trabalho efetuado ao longo deste percurso, o documento está estruturado num capítulo único, que contém toda a informação relevante. Representando, assim, uma reflexão crítica que se traduz numa autocrítica, com o intuito de raciocinar e/ou refletir relativamente a todos os aspetos e culminá-los em mais valias futuras para o processo de evolução na carreira de docente. Em suma, com o desfecho deste documento, posso citar que todo este processo me permitiu uma evolução didática diária gradual e positiva, relativamente ao meu decurso enquanto docente, sem desprezar ou esquecer o motivo pelo qual somos líderes, o sucesso escolar e a superação de todos os discentes. (PES) -
id RCAP_49d5ad2df79279723324dcecd51a011a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio - prática de ensino supervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaO presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2017/2018, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a açãoinvestigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico (EP), este foi realizado na escola Secundária Morgado de Mateus, situada em Vila Real, com a supervisão pedagógica do Professor Orientador (PO) Carlos Pires e pelo Supervisor da Universidade, José Vilaça. Assim, com o desígnio de relatar o trabalho efetuado ao longo deste percurso, o documento está estruturado num capítulo único, que contém toda a informação relevante. Representando, assim, uma reflexão crítica que se traduz numa autocrítica, com o intuito de raciocinar e/ou refletir relativamente a todos os aspetos e culminá-los em mais valias futuras para o processo de evolução na carreira de docente. Em suma, com o desfecho deste documento, posso citar que todo este processo me permitiu uma evolução didática diária gradual e positiva, relativamente ao meu decurso enquanto docente, sem desprezar ou esquecer o motivo pelo qual somos líderes, o sucesso escolar e a superação de todos os discentes. (PES) -This report is part of the Curricular Unit – Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, 2nd cycle of studies in the Master of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is patented as one of the requirements for the acquisition of the Master degree, aiming at describing the entire process of evolution of the competences for the teaching performance in Physical Education (PE), during the academic year 2017/2018, this current year. It also aims to carry out the reflection about intervention in all areas inherent to professional practice, in general, thus stimulating effectiveness in the various fields of knowledge, such as action-research, cogitation, decision-making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the area of intervention. The Pedagogical Internship (PI) was held at the Morgado de Mateus Secondary School, located in Vila Real, under the pedagogical supervision of Carlos Pires and the Supervisor of the University, José Vilaça. Thus, with the purpose of reporting the work carried out along this route, the document is structured in a single chapter, which contains all relevant information. This represents a critical reflection, which translates into a self-criticism, in order to reason and/or reflect on all aspects and culminate them in future, for the evolution process in the teaching career. In conclusion, with the outcome of this document, I can cite that this whole process allowed me a gradual and positive daily didactic evolution, in relation to my work as a teacher, without neglecting or forgetting why we are leaders, school success and overcoming all the students.2019-06-25T09:06:05Z2019-04-09T00:00:00Z2019-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9370porNogueira, Ana Rafaela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:09Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:31.747933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
title Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
Nogueira, Ana Rafaela da Silva
Estágio Pedagógico
Educação Física
title_short Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
title_full Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada
author Nogueira, Ana Rafaela da Silva
author_facet Nogueira, Ana Rafaela da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ana Rafaela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
description O presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2017/2018, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a açãoinvestigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico (EP), este foi realizado na escola Secundária Morgado de Mateus, situada em Vila Real, com a supervisão pedagógica do Professor Orientador (PO) Carlos Pires e pelo Supervisor da Universidade, José Vilaça. Assim, com o desígnio de relatar o trabalho efetuado ao longo deste percurso, o documento está estruturado num capítulo único, que contém toda a informação relevante. Representando, assim, uma reflexão crítica que se traduz numa autocrítica, com o intuito de raciocinar e/ou refletir relativamente a todos os aspetos e culminá-los em mais valias futuras para o processo de evolução na carreira de docente. Em suma, com o desfecho deste documento, posso citar que todo este processo me permitiu uma evolução didática diária gradual e positiva, relativamente ao meu decurso enquanto docente, sem desprezar ou esquecer o motivo pelo qual somos líderes, o sucesso escolar e a superação de todos os discentes. (PES) -
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25T09:06:05Z
2019-04-09T00:00:00Z
2019-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9370
url http://hdl.handle.net/10348/9370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137110498738176