Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fátima Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.18793
Resumo: O presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais.
id RCAP_42082aec522aac84820dc0285aa87917
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEBArtigosO presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais.This paper presents an intervention-research project that consisted in the conception, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence, with science themes using the use of various types of digital technologies in the context of the primary school. The didactic sequence activities include diversified practical activities guided by the CTS, including, in particular, a contextualization of problem question, the recording of previous ideas, data recording, monitoring and consolidation from and to the learnings. The qualitative study and action research characteristics, involved a class of 20 children from the 1st grade and had a duration of three months. As data collection techniques it was used the interview and the questionnaire, an observation and a documentary compilation. The obtained data were analyzed based on the content analysis technique. The result of the data analysis indicates as the potential of the project: children's perception of the use of digital technologies; the promotion of selected knowledge, skills and attitudes within the project activities; the involvement of parents and / or those involved in education in the teaching and learning process of their students. However, some constraints were also identified, such as: absence of updated software on computers and tablets; Wi-fi deficit and lack of teacher training in digital resources.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18793por1646-2335Rodrigues, Fátima DanielaRodrigues, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:45Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.081891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
title Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
spellingShingle Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
Rodrigues, Fátima Daniela
Artigos
title_short Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
title_full Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
title_fullStr Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
title_full_unstemmed Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
title_sort Ensino das Ciências e Tecnologias Digitais no 1.ºCEB
author Rodrigues, Fátima Daniela
author_facet Rodrigues, Fátima Daniela
Rodrigues, Ana
author_role author
author2 Rodrigues, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fátima Daniela
Rodrigues, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática relacionada com temas de ciências através da utilização de diversos tipos de tecnologias digitais em contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As atividades da sequência didática contemplam atividades práticas diversificadas com orientação CTS, englobando, nomeadamente, a contextualização das questões-problema, o registo das ideias prévias, o registo de dados, a monitorização e consolidação de e para as aprendizagens. O estudo de cariz qualitativo e com características de investigação-ação, envolveu uma turma de 20 crianças do 1.º ano de escolaridade e teve uma duração de três meses. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por entrevista e por questionário, a observação e a compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo. O resultado da análise dos dados aponta como potencialidades do projeto: a perceção das crianças sobre o uso das tecnologias digitais; a promoção de conhecimentos, capacidades e atitudes definidas no âmbito das atividades do projeto; o envolvimento dos pais e/ou encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Porém, foram também identificados alguns constrangimentos, tais como: ausência de software atualizado nos computadores e tablets; rede Wi-fi deficitária e défice de formação dos professores a nível dos recursos digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18793
url https://doi.org/10.25755/int.18793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950758563840