A utilização dos livros no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Sousa e Silva Pinto de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4583
Resumo: O presente estudo centra-se na utilização dos livros no Jardim de Infância, mais concretamente na intervenção no estágio curricular na educação pré-escolar em 2014. Este estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades do livro nas aprendizagens, ou seja, o livro como facilitador das mesmas. Para obter as informações e dados essenciais, foi utilizado um questionário que foi aplicado aos encarregados de educação de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade e um outro questionário, aplicado a uma especialista em literatura para a infância. Com a análise dos dados obtidos verificou-se que o livro, em si, é um instrumento bastante utilizado na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e na vida das crianças. Os tipos de livros e de conteúdo que é utilizado, as visitas às bibliotecas, como são adquiridos os livros, assim como a sua funcionalidade, influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meio facilitador para as aprendizagens de novos conteúdos. A partir deste estudo conclui que a maioria dos inquiridos obtêm algum conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade de os encarregados de educação obterem uma maior consciencialização no sentido de darem mais utilidade ao livro em si, sendo este um fator importante para o desenvolvimento da criança.
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