A utilização dos livros no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4583 |
Resumo: | O presente estudo centra-se na utilização dos livros no Jardim de Infância, mais concretamente na intervenção no estágio curricular na educação pré-escolar em 2014. Este estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades do livro nas aprendizagens, ou seja, o livro como facilitador das mesmas. Para obter as informações e dados essenciais, foi utilizado um questionário que foi aplicado aos encarregados de educação de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade e um outro questionário, aplicado a uma especialista em literatura para a infância. Com a análise dos dados obtidos verificou-se que o livro, em si, é um instrumento bastante utilizado na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e na vida das crianças. Os tipos de livros e de conteúdo que é utilizado, as visitas às bibliotecas, como são adquiridos os livros, assim como a sua funcionalidade, influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meio facilitador para as aprendizagens de novos conteúdos. A partir deste estudo conclui que a maioria dos inquiridos obtêm algum conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade de os encarregados de educação obterem uma maior consciencialização no sentido de darem mais utilidade ao livro em si, sendo este um fator importante para o desenvolvimento da criança. |
id |
RCAP_420d527cd5fa032ea6583d9ccf76104a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4583 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização dos livros no jardim de infânciaLivrosCriançasAprendizagensO presente estudo centra-se na utilização dos livros no Jardim de Infância, mais concretamente na intervenção no estágio curricular na educação pré-escolar em 2014. Este estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades do livro nas aprendizagens, ou seja, o livro como facilitador das mesmas. Para obter as informações e dados essenciais, foi utilizado um questionário que foi aplicado aos encarregados de educação de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade e um outro questionário, aplicado a uma especialista em literatura para a infância. Com a análise dos dados obtidos verificou-se que o livro, em si, é um instrumento bastante utilizado na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e na vida das crianças. Os tipos de livros e de conteúdo que é utilizado, as visitas às bibliotecas, como são adquiridos os livros, assim como a sua funcionalidade, influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meio facilitador para as aprendizagens de novos conteúdos. A partir deste estudo conclui que a maioria dos inquiridos obtêm algum conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade de os encarregados de educação obterem uma maior consciencialização no sentido de darem mais utilidade ao livro em si, sendo este um fator importante para o desenvolvimento da criança.2018-06-15T13:16:08Z2015-12-16T00:00:00Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4583TID:201034875porAlmeida, Inês Sousa e Silva Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:21Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:51.372310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização dos livros no jardim de infância |
title |
A utilização dos livros no jardim de infância |
spellingShingle |
A utilização dos livros no jardim de infância Almeida, Inês Sousa e Silva Pinto de Livros Crianças Aprendizagens |
title_short |
A utilização dos livros no jardim de infância |
title_full |
A utilização dos livros no jardim de infância |
title_fullStr |
A utilização dos livros no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
A utilização dos livros no jardim de infância |
title_sort |
A utilização dos livros no jardim de infância |
author |
Almeida, Inês Sousa e Silva Pinto de |
author_facet |
Almeida, Inês Sousa e Silva Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Inês Sousa e Silva Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Crianças Aprendizagens |
topic |
Livros Crianças Aprendizagens |
description |
O presente estudo centra-se na utilização dos livros no Jardim de Infância, mais concretamente na intervenção no estágio curricular na educação pré-escolar em 2014. Este estudo teve como objetivo conhecer as potencialidades do livro nas aprendizagens, ou seja, o livro como facilitador das mesmas. Para obter as informações e dados essenciais, foi utilizado um questionário que foi aplicado aos encarregados de educação de crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade e um outro questionário, aplicado a uma especialista em literatura para a infância. Com a análise dos dados obtidos verificou-se que o livro, em si, é um instrumento bastante utilizado na aprendizagem, no desenvolvimento cognitivo e na vida das crianças. Os tipos de livros e de conteúdo que é utilizado, as visitas às bibliotecas, como são adquiridos os livros, assim como a sua funcionalidade, influenciam o desenvolvimento das crianças, na medida em que servem de meio facilitador para as aprendizagens de novos conteúdos. A partir deste estudo conclui que a maioria dos inquiridos obtêm algum conhecimento sobre o tema, porém existe a necessidade de os encarregados de educação obterem uma maior consciencialização no sentido de darem mais utilidade ao livro em si, sendo este um fator importante para o desenvolvimento da criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-16T00:00:00Z 2015-12-16 2018-06-15T13:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4583 TID:201034875 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4583 |
identifier_str_mv |
TID:201034875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129861408686080 |