Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcus Ferron
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12797
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
id RCAP_420f8c5893b12aadb16acbabf3ab0089
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de LisboaEstudo de casoPotencial CriativoMotivação para o empreendedorismoCase studyCreative potentialMotivation for entrepreneurship.Mestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosA capacidade de gerar ideias originais para a inovação de processos, produtos e serviços tem sido proclamada como a chave para as organizações obterem e manterem vantagens competitivas. O objectivo geral do presente trabalho visa identificar e compreender as características do potencial criativo, através dos alunos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Partiu-se de alguns estudos já realizados em ambiente académico (Piteira, 2016; 2018) que inspiraram tanto à operacionalização do modelo de análise, como à circunscrição do campo empírico. Assim, a dimensão do potencial criativo relacionou a variável da motivação dos alunos para a criação e gestão de novos negócios, como orientação estratégica futura do seu próprio emprego. Selecionaram-se duas escolas do grupo IPL: O Instituto de Contabilidade e Administração (ISCAL) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). O estudo assumiu a natureza qualitativa, num espírito de investigação exploratória. Assim, seguiu-se a abordagem metodológica do estudo de caso, sendo realizado um estudo piloto no ISCAL; o qual se constituiu, posteriormente, no primeiro estudo desta investigação. A principal técnica de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada, completando-se com análise documental e informação retirada dos websites das duas escolas; procedendo-se posteriormente à respectiva análise de conteúdo. Os dois casos foram analisados e comparados. Os principais resultados demonstram que os determinantes do potencial criativo dos alunos do grupo do IPL estão fundamentados no pensamento abrangente e no conhecimento técnico dos estudantes, que aspiram um ambiente académico integrado, socializado e com atividades que estimulem às diversas formas de raciocínio, são motivados por interesses pessoais e buscam empreender com visão estratégica, assumindo uma liderança pró-ativa. O presente trabalho encerra por discutir as implicações deste tipo de estudos, bem como apresenta sugestões para o futuro das investigações nesta problemática.The ability to generate original ideas for process, product, and service innovation has been proclaimed as a key for organizations to gain and maintain competitive advantage. The general objective of this document is to identify and integrate the characteristics of creative potential, through the students of the Polytechnic Institute of Lisbon (IPL). It was based on some studies already carried out in an academic environment (Piteira, 2016; 2018) that inspired the performance of the analysis model, as the circumscription of the empirical field. Thus a dimension of creative potential can be a variable of students' motivation for creating new business, such as guiding the future future of their own employment. Two schools of the IPL group were selected: The Institute of Accounting and Administration (ISCAL) and the School of Social Communication (ESCS). The study assumes a qualitative nature, in a spirit of exploratory research. Thus, the methodology of the case study was followed, and a pilot study was carried out at ISCAL; which was later constituted in the first study of this investigation. The main technique of data collection was a semi-structured interview, completing the documentary and information analysis of the sites of the two schools; and its analysis of content. The cases were heard and compared. The results show that IPL students' development potentials are based on a large number of students, and that they have an integrated, socialized academic environment and activities that present the forms of reasoning, are motivated by personal research and seek to undertake with a strategic vision, taking a proactive approach. The present work is a study of interest as an example of study, as it is done for the future of the investigations in this problematic.Piteira, Margarida CrócaRCIPLRocha, Marcus Ferron2021-02-04T19:29:41Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:49.228169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
title Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
spellingShingle Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
Rocha, Marcus Ferron
Estudo de caso
Potencial Criativo
Motivação para o empreendedorismo
Case study
Creative potential
Motivation for entrepreneurship.
title_short Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
title_full Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
title_fullStr Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
title_full_unstemmed Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
title_sort Motivados pela criatividade? Os estudantes como potencial criativo: estudos de caso do Instituto Politécnico de Lisboa
author Rocha, Marcus Ferron
author_facet Rocha, Marcus Ferron
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piteira, Margarida Cróca
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcus Ferron
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
Potencial Criativo
Motivação para o empreendedorismo
Case study
Creative potential
Motivation for entrepreneurship.
topic Estudo de caso
Potencial Criativo
Motivação para o empreendedorismo
Case study
Creative potential
Motivation for entrepreneurship.
description Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2021-02-04T19:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12797
url http://hdl.handle.net/10400.21/12797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133477574017024