Da Inovação-à Criatividade-à Inovação: o caso do Instituto Politécnico de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10188 |
Resumo: | ISCAL Working Paper Series |
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Da Inovação-à Criatividade-à Inovação: o caso do Instituto Politécnico de LisboaCriatividadeEnsino Superior PúblicoEstudo de CasoCreativityPublic Higher EducationCase StudyISCAL Working Paper SeriesO trabalho que se apresenta, insere-se num conjunto de estudos que têm sido desenvolvidos, ao longo do tempo, pela autora; remontando a sua génese à perspetiva da Construção Social da Inovação - CSI- (Piteira, 2014). Estas investigações emanam, transversalmente, de vários sectores, entre eles do tecido empresarial de base tecnológica, dos profissionais na área da saúde e, mais recentemente, do setor da educação. Os outputs que aqui se apresentam são originários do Projeto CREATUS, do qual emergiram alguns estudos de caso, entre eles o caso do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O cenário da investigação assentou na compreensão do estado criativo das Escolas do Instituto Politécnico de Lisboa, segundo os seus potencial e desempenho criativos, tendo em conta a definição futura de eficientes estratégias de inovação. Assim, adotou-se como grelha de trabalho, para responder a este problema de investigação, o modelo dos 4 Ps concebido por Rhodes (1961); e, posteriormente desenvolvido por Simonton (1990) e Runco (2004, 2007a e b), resultando em 6 Ps. Recorreu-se à estratégia metodológica do estudo de caso, triangulando-se várias fontes (entrevistas, documentos institucionais, análise dos sites institucionais e outra documentação/dados produzidos pelos mass media). O campo empírico foi constituído pelas 8 Escolas do IPL, divididas em 4 áreas, a saber: i. Artes (Dança, Música, Teatro e Cinema); ii. Contabilidade e Gestão; iii. Tecnologias da Saúde e Engenharia; iv. Educação e Comunicação Social. Comparados os dados, identificaram-se as caraterísticas criativas, em termos de potencial e desempenho criativos, presentes entre estas escolas. Assumindo a inovação como uma construção social, e partindo da dimensão criatividade, discorrem-se sobre futuras estratégias para o IPL. Assim, tendo em conta a diversidade das suas escolas, um modelo de inovação, para o setor do ensino superior público em Portugal, via o caso do IPL, é discutido.The current work is part of a studies` set that have been developed over time by the author, stressing the perspective of the Social Construction of Innovation - SCI (Piteira, 2014). These ones included areas such as the technology-based organizations, the health professionals, and recently the education field. The presented outputs are from the CREATUS Project. Some case studies have emerged, including the case of the Lisbon Polytechnic Institute (LPI). The research concerns comprised the understanding of the creative state of the LPI`s schools, according to their creative potential and performance. Therefore, based on these concerns the possible future innovation strategies will be setting. The 4 Ps model conceived by Rhodes (1961), and developed later by Simonton (1990) and Runco (2004, 2007a and b), resulting in 6 Ps, was adopted by the current work. The methodological strategy of the case study was applied by triangulating several sources (interviews, institutional documents, analysis of institutional sites and other documentation/data produced by mass media). The empirical field was circumscribed by the 8 Schools of LPI, divided into 4 areas: i. Arts (Dance, Music, Theater and Cinema); ii. Accounting and Management; iii. Health and Engineering Technologies; iv. Education and Social Communication. Comparing the data the creative features presented by the schools, in terms of creative potential and performance, were identified. Base on the innovation as a social construction and focusing on the creativity dimension the future strategies for LPI are explored. Thus, underlining these schools´ diversity an innovation model for the public higher education in Portugal, by th LPI case, is also discussed.RCIPLPiteira, Margarida2019-06-24T16:40:25Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10188por2184-3325info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:39.533553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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