Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel, Balula, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5345
Resumo: Este estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.
id RCAP_421630aa2b0d427d5f91fa9ddec675a5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de casoformaçãorepresentaçõesleituraeducação socialEste estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de FormadoresRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, DulcePereira Pinheiro Da Silva, Ana IsabelBalula, João Paulo2019-01-03T09:42:57Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5345porMelão, D., Silva, A. I. & Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10 (5), 111-127.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:00ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
title Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
spellingShingle Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
Melão, Dulce
formação
representações
leitura
educação social
title_short Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
title_full Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
title_fullStr Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
title_full_unstemmed Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
title_sort Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel
Balula, João Paulo
author_role author
author2 Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel
Balula, João Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel
Balula, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv formação
representações
leitura
educação social
topic formação
representações
leitura
educação social
description Este estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-03T09:42:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5345
url http://hdl.handle.net/10400.19/5345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melão, D., Silva, A. I. & Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10 (5), 111-127.
1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301969874976768