Leitura, literatura e formação de leitores: representações sociais de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Juliana Fermino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234823
Resumo: O objetivo desta tese foi analisar e compreender, a partir da explicitação e interpretação de narrativas docentes, em uma perspectiva histórica, cultural e social, quais são as representações sociais (CHARTIER, 1990) que professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano) possuem a respeito de literatura, de leitura literária, de ensino e das condições para a formação de leitores literários no ambiente escolar. Utilizamos para isso o método autobiográfico - Nóvoa e Finger (2010), Josso (1995), Souza (2006) – que nos levou a acessar a realidade investigada a partir dos discursos autobiográficos de seis docentes que atuam em três escolas municipais do interior paulista. Por meio das representações sociais que emergiram de tais discursos, discutimos como tendências de ensino de leitura e de literatura surgem entre os professores, problematizando-as por meio de um debate teórico e metodológico. A pesquisa empírica de campo aconteceu por meio de dois procedimentos de coleta de dados, selecionados em razão das estratégias e natureza das ações e situações investigadas: questionário e entrevista. Para análise e interpretação das informações, relacionamos os dados obtidos na coleta e seguimos com a Análise de conteúdo proposta por Bardin (2000). Nas comunicações dos sujeitos investigados, em suas respostas, procuramos conteúdo que remetesse às representações sociais já citadas e, por meio da análise, relacionamos tais representações com as práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula e as possíveis contribuições destas para a formação de leitores literários na escola. Como resultado, depreendemos que o contato com os livros e com práticas de leitura literária na família e na escola marcaram a trajetória de formação leitora dos professores, assim como a cultura oral acessada nesses dois contextos. Os docentes também evidenciaram representações acerca do curso de Letras em suas trajetórias profissionais e da consciência do próprio processo de formação, da posição que ocupam como sujeitos leitores que colaboram para formar novos leitores de literatura. Dessa maneira, observamos e analisamos como as representações sociais expostas nessas histórias narradas funcionam como modelos sobre o que e como fazer, perpassando por suas práticas pedagógicas e por seus posicionamentos frente aos alunos.
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Por meio das representações sociais que emergiram de tais discursos, discutimos como tendências de ensino de leitura e de literatura surgem entre os professores, problematizando-as por meio de um debate teórico e metodológico. A pesquisa empírica de campo aconteceu por meio de dois procedimentos de coleta de dados, selecionados em razão das estratégias e natureza das ações e situações investigadas: questionário e entrevista. Para análise e interpretação das informações, relacionamos os dados obtidos na coleta e seguimos com a Análise de conteúdo proposta por Bardin (2000). Nas comunicações dos sujeitos investigados, em suas respostas, procuramos conteúdo que remetesse às representações sociais já citadas e, por meio da análise, relacionamos tais representações com as práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula e as possíveis contribuições destas para a formação de leitores literários na escola. Como resultado, depreendemos que o contato com os livros e com práticas de leitura literária na família e na escola marcaram a trajetória de formação leitora dos professores, assim como a cultura oral acessada nesses dois contextos. Os docentes também evidenciaram representações acerca do curso de Letras em suas trajetórias profissionais e da consciência do próprio processo de formação, da posição que ocupam como sujeitos leitores que colaboram para formar novos leitores de literatura. Dessa maneira, observamos e analisamos como as representações sociais expostas nessas histórias narradas funcionam como modelos sobre o que e como fazer, perpassando por suas práticas pedagógicas e por seus posicionamentos frente aos alunos.The objective of this thesis was to analyze and understand, based on the explanation and interpretation of teaching narratives, in a historical, cultural and social perspective, which are the social representations (CHARTIER, 1990) that Portuguese Language teachers in the final years of Elementary School ( 6th to 9th grade) have about literature, literary reading, teaching and the conditions for the formation of literary readers in the school environment. For this, we used the autobiographical method Nóvoa and Finger (2 010), Josso (1995), Souza (2006) which led us to access the reality investigated from the autobiographical discourses of six teachers who work in three municipal schools in the interior of São Paulo. Through the social representations that emerged from s uch discourses, we discussed how trends in teaching reading and literature emerge among teachers, questioning them through a theoretical and methodological dicussion. The empirical field research took place through two data collection procedures, selected based on the strategies and nature of the actions and situations investigated: questionnaire and interview. For analysis and interpretation of the information, we related the data obtained in the collection and followed with the content analysis proposed b y Bardin (2000). In the communications of the investigated subjects, in their answers, we looked for content that referred to the social representations already mentioned and, through the analysis, we related such representations with the teaching practice s developed in the classroom and the possible contributions of these to the formation of literary readers. in school. As a result, we infer that the contact with books and with practices of literary reading in the family and in the school marked the trajec tory of reading formation of the teachers, as well as the oral culture accessed in these two contexts. The teachers also evidenced representations about the Letters course in their professional trajectories and the awareness of the formation process itself , of the position they occupy as subject readers who collaborate to form new readers of literature. In this way, we observe and analyze how the social representations exposed in these narrated stories work as models about what and how to do, passing throug h their pedagogical practices and their positions towards students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Annibal, Sérgio Fabiano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Juliana Fermino2022-05-23T14:32:20Z2022-05-23T14:32:20Z2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23482333004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234823Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:05:08.061276Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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