O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/5034 |
Resumo: | Nesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes. |
id |
RCAP_e87d0e26593dcaf9d099dedf61c592c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de BolonhaFormação de professoresEnsino da leituraCompreensão na leituraNesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes.Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências SociaisRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, Dulce2018-07-30T10:50:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5034porMelão, D. (2018). O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 25-30). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)978-989-8797-20-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:51Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:31.505461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
title |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
spellingShingle |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha Melão, Dulce Formação de professores Ensino da leitura Compreensão na leitura |
title_short |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
title_full |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
title_fullStr |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
title_full_unstemmed |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
title_sort |
O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha |
author |
Melão, Dulce |
author_facet |
Melão, Dulce |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melão, Dulce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino da leitura Compreensão na leitura |
topic |
Formação de professores Ensino da leitura Compreensão na leitura |
description |
Nesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30T10:50:54Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/5034 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/5034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melão, D. (2018). O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 25-30). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9) 978-989-8797-20-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130905290211328 |