Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5296
Resumo: O objetivo principal deste estudo é comprovar o impacto que as intervenções artísticas desenvolvidas por alunos no espaço escolar têm nesses mesmos alunos e na comunidade. De acordo com estes pressupostos encetou-se um conjunto de perguntas de partida: O espaço escolar é motivador para o aluno? O espaço escolar é realmente pensado e aproveitado para afirmar as necessidades de expressão, locomoção, motivação e interação dos jovens alunos com os seus pares e comunidade? Em que medida o ensino artístico ou as disciplinas artísticas dentro do espaço escolar podem contribuir nesse sentido, ao atuar sobre esse mesmo espaço? Adoptou-se uma metodologia qualitativa, optando-se por um estudo tipo estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na prática em contexto escolar com uma turma de 11º ano do Curso Geral de Artes Visuais, no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra. Os alunos trabalharam o corpo, a identidade e o espaço através de três projetos que foram pensados para uma abordagem gradual às questões do corpo e da identidade e para uma relação com o espaço progressivamente mais complexa. Tendo em conta o impacto que foi possível aferir através de entrevistas e questionários junto dos alunos envolvidos e de outros atores-chave neste contexto escolar, este estudo demonstrou a importância e a validade dos projetos acima referidos. Se para os alunos constituiu um processo importante no questionamento e afirmação da sua identidade, promoveu ao mesmo tempo um um sentimento de valorização benéfico no ambiente escolar, com consequências em toda a comunidade.
id RCAP_cf4459c34c59ad41f659084f4d993456
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolarENSINO DE ARTES VISUAISESCOLASADOLESCENTESARTES VISUAISIDENTIDADE CULTURALMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOVISUAL ARTS TEACHINGSCHOOLSADOLESCENTSVISUAL ARTSCULTURAL IDENTITYO objetivo principal deste estudo é comprovar o impacto que as intervenções artísticas desenvolvidas por alunos no espaço escolar têm nesses mesmos alunos e na comunidade. De acordo com estes pressupostos encetou-se um conjunto de perguntas de partida: O espaço escolar é motivador para o aluno? O espaço escolar é realmente pensado e aproveitado para afirmar as necessidades de expressão, locomoção, motivação e interação dos jovens alunos com os seus pares e comunidade? Em que medida o ensino artístico ou as disciplinas artísticas dentro do espaço escolar podem contribuir nesse sentido, ao atuar sobre esse mesmo espaço? Adoptou-se uma metodologia qualitativa, optando-se por um estudo tipo estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na prática em contexto escolar com uma turma de 11º ano do Curso Geral de Artes Visuais, no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra. Os alunos trabalharam o corpo, a identidade e o espaço através de três projetos que foram pensados para uma abordagem gradual às questões do corpo e da identidade e para uma relação com o espaço progressivamente mais complexa. Tendo em conta o impacto que foi possível aferir através de entrevistas e questionários junto dos alunos envolvidos e de outros atores-chave neste contexto escolar, este estudo demonstrou a importância e a validade dos projetos acima referidos. Se para os alunos constituiu um processo importante no questionamento e afirmação da sua identidade, promoveu ao mesmo tempo um um sentimento de valorização benéfico no ambiente escolar, com consequências em toda a comunidade.The main objective of this study is to demonstrate the impact that the artistic interventions developed by students in the school space have on students and the community. According to these assumptions undertook a series of questions: The school space is motivating for the students? The school space is really thought out and tapped to affirm the needs of speech, locomotion, motivation and interaction of young students with their peers and community? How can the artistic education or the artistic disciplines contribute within the school space, acting on this same space? A qualitative methodology was adopted, opting for a case study type study. This study was carried out in practice in school context with a class of 11th year of Visual Arts, in the academic year 2012/2013, in the discipline of Drawing in Leal da Camera high school in Rio de Mouro, Sintra. The students worked the body, identity and space through three projects, which were designed for a phased approach to the issues of the body and of identity and a relationship with the space progressively more complex. Regarding the impact that it was possible to ascertain through interviews and questionnaires with the students involved and other key actors in this context, this study demonstrated the importance and validity of the aforementioned projects. If for students was an important process in the questioning and affirmation of their identity, promoted at the same time a beneficial a sense of appreciation in the school environment, with consequences for the whole community.2014-07-15T13:46:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5296TID:201269384porVieira, José Ruben Mota da Costa Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:21.176169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
title Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
spellingShingle Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ESCOLAS
ADOLESCENTES
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
SCHOOLS
ADOLESCENTS
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
title_short Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
title_full Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
title_fullStr Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
title_full_unstemmed Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
title_sort Arte, corpo e espaço: um estudo sobre a expressão artistica no espaço escolar
author Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo
author_facet Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, José Ruben Mota da Costa Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE ARTES VISUAIS
ESCOLAS
ADOLESCENTES
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
SCHOOLS
ADOLESCENTS
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
topic ENSINO DE ARTES VISUAIS
ESCOLAS
ADOLESCENTES
ARTES VISUAIS
IDENTIDADE CULTURAL
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
SCHOOLS
ADOLESCENTS
VISUAL ARTS
CULTURAL IDENTITY
description O objetivo principal deste estudo é comprovar o impacto que as intervenções artísticas desenvolvidas por alunos no espaço escolar têm nesses mesmos alunos e na comunidade. De acordo com estes pressupostos encetou-se um conjunto de perguntas de partida: O espaço escolar é motivador para o aluno? O espaço escolar é realmente pensado e aproveitado para afirmar as necessidades de expressão, locomoção, motivação e interação dos jovens alunos com os seus pares e comunidade? Em que medida o ensino artístico ou as disciplinas artísticas dentro do espaço escolar podem contribuir nesse sentido, ao atuar sobre esse mesmo espaço? Adoptou-se uma metodologia qualitativa, optando-se por um estudo tipo estudo de caso. Este estudo foi desenvolvido na prática em contexto escolar com uma turma de 11º ano do Curso Geral de Artes Visuais, no ano letivo de 2012/2013, na disciplina de Desenho A na Escola Secundária Leal da Câmara em Rio de Mouro, Sintra. Os alunos trabalharam o corpo, a identidade e o espaço através de três projetos que foram pensados para uma abordagem gradual às questões do corpo e da identidade e para uma relação com o espaço progressivamente mais complexa. Tendo em conta o impacto que foi possível aferir através de entrevistas e questionários junto dos alunos envolvidos e de outros atores-chave neste contexto escolar, este estudo demonstrou a importância e a validade dos projetos acima referidos. Se para os alunos constituiu um processo importante no questionamento e afirmação da sua identidade, promoveu ao mesmo tempo um um sentimento de valorização benéfico no ambiente escolar, com consequências em toda a comunidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-15T13:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5296
TID:201269384
url http://hdl.handle.net/10437/5296
identifier_str_mv TID:201269384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240264105984