O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Florentino André Tavares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1412
Resumo: O e-Learning na Formação Contínua dos Professores: um Estudo Exploratório na Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Multimédia em Educação, para a obtenção do grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro. Constitui o móbil deste estudo analisar a viabilidade do recurso às tecnologias da informação e comunicação para a formação à distância para os professores de FPS, através da utilização de uma modalidade formativa baseada em e-Learning. Para isso, delineámos como objectivos principais deste estudo: (1) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores de FPS; (2) analisar os conhecimentos tecnológicos dos professores de FPS no sentido de desenvolver uma formação contínua através da modalidade do e-Learning; (3) discutir o recurso às TIC como um factor importante que possibilita a aplicação do modelo de aprendizagem ao longo de toda a vida. Neste estudo, participaram 42 professores, quatro directores de escolas secundárias e cinco pessoas com experiência ao nível do ensino à distância. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário anónimo e voluntário, aplicado a professores e directores das escolas secundárias da ilha de Santiago e um inquérito por entrevista estruturada dirigida a pessoas com experiência no ensino à distância. À guisa de conclusão, apurou-se que o e-Learning poderá ser uma modalidade que permite desenvolver uma educação ao longo de toda a vida e deve constituir a modalidade de formação contínua para os professores de FPS, uma vez que já existem algumas bases para sua implementação em Cabo Verde. ABSTRACT: Using e-Learning for inservice teacher training program: an exploratory study in the subject of Formação Pessoal e Social (FPS) is the result of a research done in the graduation course of Multimedia in Education, at University of Aveiro. The purpose of this study is to analise the possibility to use information and communications resources in the distance training of teachers using an e-Learning-based training approach. The following objectives were designed for this study: (1) to identify the advantages of e-Learning for in-service training of FPS teachers; (2) to analyse FPS teachers technological knowledge in order to develop a in-service training program through e-Learning; (3) to discuss the use of information and communication technologies as an important factor that facilities the use of this approach for lifelong learning. In this study, as a sample, forty-two teachers, four directors of schools and five experienced teachers participated. The instruments used to collect data were voluntary and anonymous questionnaires applied to teachers and directors of high schools in Santiago Island, and structured interviews with teachers that were experienced in distance learning. In conclusion, we believe that an e-Learning training aproach may allow life-long learning and development skills and should be the chosen in-service training approach for FPS teachers, once there is already some basis for its implementation in Cape Verde.
id RCAP_4257754a3c477a061ec6b09532a2d639
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPSEnsino multimédiaFormação de professoresE-learningO e-Learning na Formação Contínua dos Professores: um Estudo Exploratório na Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Multimédia em Educação, para a obtenção do grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro. Constitui o móbil deste estudo analisar a viabilidade do recurso às tecnologias da informação e comunicação para a formação à distância para os professores de FPS, através da utilização de uma modalidade formativa baseada em e-Learning. Para isso, delineámos como objectivos principais deste estudo: (1) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores de FPS; (2) analisar os conhecimentos tecnológicos dos professores de FPS no sentido de desenvolver uma formação contínua através da modalidade do e-Learning; (3) discutir o recurso às TIC como um factor importante que possibilita a aplicação do modelo de aprendizagem ao longo de toda a vida. Neste estudo, participaram 42 professores, quatro directores de escolas secundárias e cinco pessoas com experiência ao nível do ensino à distância. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário anónimo e voluntário, aplicado a professores e directores das escolas secundárias da ilha de Santiago e um inquérito por entrevista estruturada dirigida a pessoas com experiência no ensino à distância. À guisa de conclusão, apurou-se que o e-Learning poderá ser uma modalidade que permite desenvolver uma educação ao longo de toda a vida e deve constituir a modalidade de formação contínua para os professores de FPS, uma vez que já existem algumas bases para sua implementação em Cabo Verde. ABSTRACT: Using e-Learning for inservice teacher training program: an exploratory study in the subject of Formação Pessoal e Social (FPS) is the result of a research done in the graduation course of Multimedia in Education, at University of Aveiro. The purpose of this study is to analise the possibility to use information and communications resources in the distance training of teachers using an e-Learning-based training approach. The following objectives were designed for this study: (1) to identify the advantages of e-Learning for in-service training of FPS teachers; (2) to analyse FPS teachers technological knowledge in order to develop a in-service training program through e-Learning; (3) to discuss the use of information and communication technologies as an important factor that facilities the use of this approach for lifelong learning. In this study, as a sample, forty-two teachers, four directors of schools and five experienced teachers participated. The instruments used to collect data were voluntary and anonymous questionnaires applied to teachers and directors of high schools in Santiago Island, and structured interviews with teachers that were experienced in distance learning. In conclusion, we believe that an e-Learning training aproach may allow life-long learning and development skills and should be the chosen in-service training approach for FPS teachers, once there is already some basis for its implementation in Cape Verde.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:02Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1412porRodrigues, Florentino André Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:15:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
title O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
spellingShingle O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
Rodrigues, Florentino André Tavares
Ensino multimédia
Formação de professores
E-learning
title_short O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
title_full O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
title_fullStr O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
title_full_unstemmed O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
title_sort O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
author Rodrigues, Florentino André Tavares
author_facet Rodrigues, Florentino André Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Florentino André Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
Formação de professores
E-learning
topic Ensino multimédia
Formação de professores
E-learning
description O e-Learning na Formação Contínua dos Professores: um Estudo Exploratório na Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Multimédia em Educação, para a obtenção do grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro. Constitui o móbil deste estudo analisar a viabilidade do recurso às tecnologias da informação e comunicação para a formação à distância para os professores de FPS, através da utilização de uma modalidade formativa baseada em e-Learning. Para isso, delineámos como objectivos principais deste estudo: (1) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores de FPS; (2) analisar os conhecimentos tecnológicos dos professores de FPS no sentido de desenvolver uma formação contínua através da modalidade do e-Learning; (3) discutir o recurso às TIC como um factor importante que possibilita a aplicação do modelo de aprendizagem ao longo de toda a vida. Neste estudo, participaram 42 professores, quatro directores de escolas secundárias e cinco pessoas com experiência ao nível do ensino à distância. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário anónimo e voluntário, aplicado a professores e directores das escolas secundárias da ilha de Santiago e um inquérito por entrevista estruturada dirigida a pessoas com experiência no ensino à distância. À guisa de conclusão, apurou-se que o e-Learning poderá ser uma modalidade que permite desenvolver uma educação ao longo de toda a vida e deve constituir a modalidade de formação contínua para os professores de FPS, uma vez que já existem algumas bases para sua implementação em Cabo Verde. ABSTRACT: Using e-Learning for inservice teacher training program: an exploratory study in the subject of Formação Pessoal e Social (FPS) is the result of a research done in the graduation course of Multimedia in Education, at University of Aveiro. The purpose of this study is to analise the possibility to use information and communications resources in the distance training of teachers using an e-Learning-based training approach. The following objectives were designed for this study: (1) to identify the advantages of e-Learning for in-service training of FPS teachers; (2) to analyse FPS teachers technological knowledge in order to develop a in-service training program through e-Learning; (3) to discuss the use of information and communication technologies as an important factor that facilities the use of this approach for lifelong learning. In this study, as a sample, forty-two teachers, four directors of schools and five experienced teachers participated. The instruments used to collect data were voluntary and anonymous questionnaires applied to teachers and directors of high schools in Santiago Island, and structured interviews with teachers that were experienced in distance learning. In conclusion, we believe that an e-Learning training aproach may allow life-long learning and development skills and should be the chosen in-service training approach for FPS teachers, once there is already some basis for its implementation in Cape Verde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1412
url http://hdl.handle.net/10773/1412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303459403399168