Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3741
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se um estudo sobre novos significados na profissionalidade docente obtidos numa experiência pós-graduada multimédia. O referencial teórico adoptado desenvolveu-se com o intuito de se desmembrar as discussões realizadas em torno da formação de professores, seus novos cenários formativos, a sensibilização da escola para assimilar as inovações advindas dos novos contextos formativos na lide com as tecnologias e as exigências actuais da Sociedade da Informação. Com base nesse referencial teórico desenvolveu-se um estudo empírico sobre o desenvolvimento de novos significados na formação de professores no contexto específico do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro (edição 2006/2007). O estudo, que envolveu 2 docentes, o Coordenador e 13 alunos da referida edição do Mestrado, teve como uma das suas finalidades descrever e analisar as experiências de construção colaborativa entre os alunos no interior de duas disciplinas como forma de identificar os impactes da formação oferecida pelo curso na elaboração desses significados. Os dados foram obtidos através de análise dos registos de comunicação das duas disciplinas, dos guiões orientadores do curso e das disciplinas, de entrevistas realizadas aos docentes e de um questionário administrado aos alunos. A partir da análise dos resultados obtidos sob o referencial teórico que lhes serviu de enquadramento, procurou dar-se resposta às finalidades inicialmente delineadas para o estudo e que passaram, fundamentalmente, por: i) Identificar os impactes da formação oferecida pelo Curso de Mestrado em Multimédia em Educação na elaboração de novos significados sobre a profissionalidade docente (percebida) dos seus alunos e ii) Identificar os mecanismos, processos e estratégias que sustentam tais impactes. Da análise efectuada aos registos das comunicações das disciplinas, cruzada com os testemunhos obtidos dos questionários e entrevistas, identificou-se os impactes do curso na formação pessoal, académica e profissional dos alunos, de onde revelam os novos significados adquiridos para o desenvolvimento da profissionalidade docente, as novas posturas assumidas e alterações nos cenários profissionais, nomeadamente nas relações aí vividas. Por fim, são feitas propostas para investigações futuras como, por exemplo, prosseguir com a realização de estudos sobre a educação multimédia em formações pós-graduada e sobre elementos de metacognição desenvolvidos nesse ambiente.
id RCAP_d8e46b426dceaf3e3312095a79bf621e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissionalMultimédiaFormação de professoresE-learningB-learningNesta dissertação apresenta-se um estudo sobre novos significados na profissionalidade docente obtidos numa experiência pós-graduada multimédia. O referencial teórico adoptado desenvolveu-se com o intuito de se desmembrar as discussões realizadas em torno da formação de professores, seus novos cenários formativos, a sensibilização da escola para assimilar as inovações advindas dos novos contextos formativos na lide com as tecnologias e as exigências actuais da Sociedade da Informação. Com base nesse referencial teórico desenvolveu-se um estudo empírico sobre o desenvolvimento de novos significados na formação de professores no contexto específico do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro (edição 2006/2007). O estudo, que envolveu 2 docentes, o Coordenador e 13 alunos da referida edição do Mestrado, teve como uma das suas finalidades descrever e analisar as experiências de construção colaborativa entre os alunos no interior de duas disciplinas como forma de identificar os impactes da formação oferecida pelo curso na elaboração desses significados. Os dados foram obtidos através de análise dos registos de comunicação das duas disciplinas, dos guiões orientadores do curso e das disciplinas, de entrevistas realizadas aos docentes e de um questionário administrado aos alunos. A partir da análise dos resultados obtidos sob o referencial teórico que lhes serviu de enquadramento, procurou dar-se resposta às finalidades inicialmente delineadas para o estudo e que passaram, fundamentalmente, por: i) Identificar os impactes da formação oferecida pelo Curso de Mestrado em Multimédia em Educação na elaboração de novos significados sobre a profissionalidade docente (percebida) dos seus alunos e ii) Identificar os mecanismos, processos e estratégias que sustentam tais impactes. Da análise efectuada aos registos das comunicações das disciplinas, cruzada com os testemunhos obtidos dos questionários e entrevistas, identificou-se os impactes do curso na formação pessoal, académica e profissional dos alunos, de onde revelam os novos significados adquiridos para o desenvolvimento da profissionalidade docente, as novas posturas assumidas e alterações nos cenários profissionais, nomeadamente nas relações aí vividas. Por fim, são feitas propostas para investigações futuras como, por exemplo, prosseguir com a realização de estudos sobre a educação multimédia em formações pós-graduada e sobre elementos de metacognição desenvolvidos nesse ambiente.This work presents a study of new meanings in teacher’s professionalism acquired in a post-graduate degree in multimedia. The theoretical framework that underlies the study brings some discussions about teachers’ training, its new formative scenarios, the receptivity of schools about new technologies, and the requirements of the present day information society. Bearing in mind the theoretical research, an empirical study was made on the development of new meanings in teacher’s training in the specific context of the Master Course on Multimedia in Education of the University of Aveiro (2006/2007 edition). This study, which has involved 2 teachers, the Coordinator and 13 students of this course, had as one of its main goals to describe and analyse the experiences of collaborative construction of knowledge between students of two disciplines as a way of identifying the impacts of education in the development of these new meanings. The data were obtained from the analysis of the communication records of these two disciplines, interviews made to the teachers and from a questionnaire addressed to the students. From the analysis of the results obtained, and looking at them through the lens of research studies in the field, an answer was sought to be given to the aims initially put forward for this study. These consisted essentially of: (i) identifying the impacts of the post-graduate degree in multimedia in students’ meaningmaking (perceived) about teacher’s professionalism, and (ii) identifying the mechanisms, processes, and strategies that support these impacts. From the comparison of these two dimensions (theoretical and practical) developed along the study, it was possible to identify the impacts of the course on personal, professional and academic education, from which new meanings about teacher’s professionalism, new behaviours, and change in professional scenarios can be identified, especially in the relationships created under them. Finally, suggestions for future research are put forward, e.g. to keep on studying multimedia education in post-graduate education, and meta-cognitive elements developed in this area.Universidade de Aveiro2011-06-30T11:29:26Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3741porRodrigues, Sânnya Fernanda Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:35Zoai:ria.ua.pt:10773/3741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:52.619464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
title Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
spellingShingle Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
Multimédia
Formação de professores
E-learning
B-learning
title_short Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
title_full Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
title_fullStr Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
title_full_unstemmed Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
title_sort Novos significados desenvolvidos na formação de professores: contributo da pós-graduação em multimédia da Universidade de Aveiro para outras percepções da prática profissional
author Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
author_facet Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sânnya Fernanda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Formação de professores
E-learning
B-learning
topic Multimédia
Formação de professores
E-learning
B-learning
description Nesta dissertação apresenta-se um estudo sobre novos significados na profissionalidade docente obtidos numa experiência pós-graduada multimédia. O referencial teórico adoptado desenvolveu-se com o intuito de se desmembrar as discussões realizadas em torno da formação de professores, seus novos cenários formativos, a sensibilização da escola para assimilar as inovações advindas dos novos contextos formativos na lide com as tecnologias e as exigências actuais da Sociedade da Informação. Com base nesse referencial teórico desenvolveu-se um estudo empírico sobre o desenvolvimento de novos significados na formação de professores no contexto específico do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro (edição 2006/2007). O estudo, que envolveu 2 docentes, o Coordenador e 13 alunos da referida edição do Mestrado, teve como uma das suas finalidades descrever e analisar as experiências de construção colaborativa entre os alunos no interior de duas disciplinas como forma de identificar os impactes da formação oferecida pelo curso na elaboração desses significados. Os dados foram obtidos através de análise dos registos de comunicação das duas disciplinas, dos guiões orientadores do curso e das disciplinas, de entrevistas realizadas aos docentes e de um questionário administrado aos alunos. A partir da análise dos resultados obtidos sob o referencial teórico que lhes serviu de enquadramento, procurou dar-se resposta às finalidades inicialmente delineadas para o estudo e que passaram, fundamentalmente, por: i) Identificar os impactes da formação oferecida pelo Curso de Mestrado em Multimédia em Educação na elaboração de novos significados sobre a profissionalidade docente (percebida) dos seus alunos e ii) Identificar os mecanismos, processos e estratégias que sustentam tais impactes. Da análise efectuada aos registos das comunicações das disciplinas, cruzada com os testemunhos obtidos dos questionários e entrevistas, identificou-se os impactes do curso na formação pessoal, académica e profissional dos alunos, de onde revelam os novos significados adquiridos para o desenvolvimento da profissionalidade docente, as novas posturas assumidas e alterações nos cenários profissionais, nomeadamente nas relações aí vividas. Por fim, são feitas propostas para investigações futuras como, por exemplo, prosseguir com a realização de estudos sobre a educação multimédia em formações pós-graduada e sobre elementos de metacognição desenvolvidos nesse ambiente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-06-30T11:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3741
url http://hdl.handle.net/10773/3741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137467424571392