Estruturação de conteúdos de eLearning na formação contínua : um estudo de caso sobre os impactes de diferentes estruturações de conteúdo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1365 |
Resumo: | A formação contínua de professores em regime de eLearning (ensino a distância mediado pelos media electrónicos) ou bLearning (misto de presencial e eLearning) apresenta um conjunto de especificidades próprias que colocam um conjunto de problemas na área da criação destas experiências de aprendizagem e do design de conteúdos que lhes dão suporte, os quais fazem desta um campo rico de estudo. Este estudo, que aqui se apresenta, centra-se na problemática da estruturação de conteúdos em eLearning e revela, através de um estudo de dois casos na formação de professores, algumas evidências que possibilitam um modelo de estruturação fundamentada de conteúdos neste tipo de formação. O estudo desenvolveu-se na Região Autónoma da Madeira, num contexto de formação contínua de professores a frequentarem o curso “WebDesign – Criação de Conteúdos Educativos para a Internet” em regime de bLearning , o qual foi alvo de uma investigação do tipo “Estudo de Caso”. Neste contexto, procurou-se avaliar os impactes de diferentes estruturações de conteúdo na aprendizagem de docentes em formação contínua, fazendo uma “aproximação em espiral” a realidades algo desconhecidas, tentando dessa forma apreender as variáveis em jogo numa situação específica e complexa como é o bLearning . Como resultado, obteve-se tanto uma visão global do processo de design de aprendizagens para o eLearning , como um conjunto de evidências que, por um lado, delineiam e fundamentam um modelo de trabalho nessa área e, por outro lado, abrem novas perspectivas para futuros estudos neste âmbito. ABSTRACT: Teachers’ professional development through continuous education using eLearning (web based or distance learning) or bLearning (a blend of face to face learning and eLearning) presents several and unique characteristics which raise a set of problems related with the creation of these learning experiences and with the design of the content that supports them, which makes it a rich field of study. The present study is centred on the issue of designing and structuring eLearning contents and reveals, through two case studies on teachers’ continuous education, some evidences that allow for the setting up of a coherent structuring of contents in this form of teacher education. This study was developed in Madeira (an Autonomous Region of Portugal) in the context of a Case Study based on a bLearning course for continuous teacher education on “WebDesign – Creation of Educational Contents for the Internet”. In this context, we tried to evaluate the impacts of implementing different content structures on the learning outcomes of teachers in continuous education, adopting a “cyclical approach” to less known realities which tried to catch some of the various variables involved in such a specific and complex situation as bLearning. As a result, besides obtaining a global vision of the instructional design process, we also found a set of evidences that, on one hand outline and ground a work model in that area and, on the other hand, open up new perspectives for future studies in the field. |
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