A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42239 |
Resumo: | A preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores. |
id |
RCAP_4269944c68973219ff8df31ec593aae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42239 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveisIntenção de compraValor percebido das embalagens sustentáveisDisposição a pagarPreocupação ambientalAtitude em relação às embalagens sustentáveisEmbalagens sustentáveisPurchase intentionPerceived value of sustainable packagingWillingness to payEnvironmental concernAttitude towards sustainable packagingSustainable packagingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores.The preservation of the environment is a concern shared by both companies and consumers, and research on consumer purchase intention has been growing. Few studies have focused on the intention of Portuguese consumers to purchase products with sustainable packaging. Thus, the main objective of this investigation is to identify and understand the factors that influence consumer purchase intention of products with sustainable packaging. Based on a literature review, the perceived value of sustainable packaging, willingness to pay, environmental concern, and attitude towards sustainable packaging were identified as factors that may influence purchase intention. A conceptual model was developed based on these factors and was tested using primary data collected through an online questionnaire, resulting in 161 valid responses. The collected data was analyzed using the SPSS program. Results suggest that all factors have a statistically significant influence, with willingness to pay being the most influential factor. From a practical standpoint, the results indicate that to increase consumer purchase intention of products with sustainable packaging, these studied factors should be taken into consideration.Silva, Susana Cristina Lima da Costa eDuarte, Paulo Alexandre de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza2023-09-08T14:10:36Z2023-07-132023-042023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42239TID:203349717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:39:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:58.424981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
title |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
spellingShingle |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza Intenção de compra Valor percebido das embalagens sustentáveis Disposição a pagar Preocupação ambiental Atitude em relação às embalagens sustentáveis Embalagens sustentáveis Purchase intention Perceived value of sustainable packaging Willingness to pay Environmental concern Attitude towards sustainable packaging Sustainable packaging Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
title_full |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
title_fullStr |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
title_full_unstemmed |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
title_sort |
A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis |
author |
Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza |
author_facet |
Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Susana Cristina Lima da Costa e Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção de compra Valor percebido das embalagens sustentáveis Disposição a pagar Preocupação ambiental Atitude em relação às embalagens sustentáveis Embalagens sustentáveis Purchase intention Perceived value of sustainable packaging Willingness to pay Environmental concern Attitude towards sustainable packaging Sustainable packaging Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Intenção de compra Valor percebido das embalagens sustentáveis Disposição a pagar Preocupação ambiental Atitude em relação às embalagens sustentáveis Embalagens sustentáveis Purchase intention Perceived value of sustainable packaging Willingness to pay Environmental concern Attitude towards sustainable packaging Sustainable packaging Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-08T14:10:36Z 2023-07-13 2023-04 2023-07-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/42239 TID:203349717 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/42239 |
identifier_str_mv |
TID:203349717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133557623357440 |