A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42239
Resumo: A preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores.
id RCAP_4269944c68973219ff8df31ec593aae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveisIntenção de compraValor percebido das embalagens sustentáveisDisposição a pagarPreocupação ambientalAtitude em relação às embalagens sustentáveisEmbalagens sustentáveisPurchase intentionPerceived value of sustainable packagingWillingness to payEnvironmental concernAttitude towards sustainable packagingSustainable packagingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores.The preservation of the environment is a concern shared by both companies and consumers, and research on consumer purchase intention has been growing. Few studies have focused on the intention of Portuguese consumers to purchase products with sustainable packaging. Thus, the main objective of this investigation is to identify and understand the factors that influence consumer purchase intention of products with sustainable packaging. Based on a literature review, the perceived value of sustainable packaging, willingness to pay, environmental concern, and attitude towards sustainable packaging were identified as factors that may influence purchase intention. A conceptual model was developed based on these factors and was tested using primary data collected through an online questionnaire, resulting in 161 valid responses. The collected data was analyzed using the SPSS program. Results suggest that all factors have a statistically significant influence, with willingness to pay being the most influential factor. From a practical standpoint, the results indicate that to increase consumer purchase intention of products with sustainable packaging, these studied factors should be taken into consideration.Silva, Susana Cristina Lima da Costa eDuarte, Paulo Alexandre de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRoza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza2023-09-08T14:10:36Z2023-07-132023-042023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42239TID:203349717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:39:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:58.424981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
title A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
spellingShingle A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza
Intenção de compra
Valor percebido das embalagens sustentáveis
Disposição a pagar
Preocupação ambiental
Atitude em relação às embalagens sustentáveis
Embalagens sustentáveis
Purchase intention
Perceived value of sustainable packaging
Willingness to pay
Environmental concern
Attitude towards sustainable packaging
Sustainable packaging
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
title_full A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
title_fullStr A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
title_full_unstemmed A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
title_sort A intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis
author Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza
author_facet Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Susana Cristina Lima da Costa e
Duarte, Paulo Alexandre de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Roza, Afonso Maria Negrão Meneses de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Intenção de compra
Valor percebido das embalagens sustentáveis
Disposição a pagar
Preocupação ambiental
Atitude em relação às embalagens sustentáveis
Embalagens sustentáveis
Purchase intention
Perceived value of sustainable packaging
Willingness to pay
Environmental concern
Attitude towards sustainable packaging
Sustainable packaging
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Intenção de compra
Valor percebido das embalagens sustentáveis
Disposição a pagar
Preocupação ambiental
Atitude em relação às embalagens sustentáveis
Embalagens sustentáveis
Purchase intention
Perceived value of sustainable packaging
Willingness to pay
Environmental concern
Attitude towards sustainable packaging
Sustainable packaging
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A preservação do meio ambiente é uma preocupação tanto das empresas como dos consumidores, e o estudo da intenção de compra por parte dos consumidores tem vindo a crescer. Poucos estudos incidiram sobre a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, com foco na população portuguesa. Assim sendo, o principal objetivo desta investigação é identificar e perceber os fatores que influenciam a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis. Com base na revisão da literatura identificou-se o valor percebidos das embalagens sustentáveis, a disposição a pagar, a preocupação ambiental e a atitude em relação às embalagens sustentáveis. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos por meio de um questionário online do qual resultaram 161 respostas, todas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio do programa SPSS. Os resultados sugerem que todos os fatores apresentam uma influência estatisticamente significativa, sendo o fator disposição a pagar o mais influente. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que para aumentar a intenção de compra dos consumidores por produtos com embalagens sustentáveis, deverão ter em consideração estes fatores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08T14:10:36Z
2023-07-13
2023-04
2023-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42239
TID:203349717
url http://hdl.handle.net/10400.14/42239
identifier_str_mv TID:203349717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133557623357440