Projeto de embalagem para microempresa visando à redução do impacto ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chrusciel, Gabriela Berlitz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230225
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma embalagem de baixo impacto ambiental para uma microempresa no setor de alimentos, cujo produto trabalhado é pipoca, sendo inicialmente vendido via entrega por aplicativo. Neste projeto foram estudados temas como o cenário de microempresas no Brasil, as tendências no mercado de alimentos e o design de embalagens, considerando materiais, processos e impacto ambiental. O desenvolvimento do projeto contou com uma metodologia proposta a partir de duas metodologias de base: Mestriner (2002) e Seragini (NEGRÃO, CAMARGO, 2008). As etapas do método desenvolvido incluem (i) briefing; (ii) estudo de campo; (iii) estratégia de design; (iv) ideação; (v) seleção; (vi) finalização. A partir da pesquisa realizada, foi possível verificar que o consumo de pipoca está predominantemente associado a momentos de descanso e lazer, em companhia de pessoas próximas, representando bons momentos. Foi definido um conceito-chave principal "agregador", que transmite a ideia de que o produto vai tornar um momento que já é bom, ainda melhor. Foram desdobrados atributos visuais "divertido" e "simples". Além de uma estratégia conceitual, também foram desenvolvidos requisitos e diretrizes de projeto. A ideação do projeto contou com uma etapa visual e outra estrutural, para posteriormente combinar ambas. A solução final apresenta dois tamanhos diferentes de embalagem para quatro sabores de pipoca: natural, manteiga, caramelo e chocolate, totalizando um sistema com oito embalagens em papel triplex. Além disso, também foi desenvolvida uma embalagem auxiliar para envio de pequena quantidade de produto para degustação, que consiste em uma tira de triplex e um saco de biopolímero. Para reduzir o impacto ambiental das embalagens, utilizou-se como estratégia a escolha do papel como material, a utilização de resina biodegradável, a não utilização de cola, o tamanho compacto quando fechada, fonte tipográfica ecológica, aplicação da cor preta na saturação de 90% e utilização de verniz à base d'água. Desta forma, este projeto permite uma experiência diferente para o consumidor, aliado à redução do impacto ambiental em diversos aspectos da embalagem.
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A partir da pesquisa realizada, foi possível verificar que o consumo de pipoca está predominantemente associado a momentos de descanso e lazer, em companhia de pessoas próximas, representando bons momentos. Foi definido um conceito-chave principal "agregador", que transmite a ideia de que o produto vai tornar um momento que já é bom, ainda melhor. Foram desdobrados atributos visuais "divertido" e "simples". Além de uma estratégia conceitual, também foram desenvolvidos requisitos e diretrizes de projeto. A ideação do projeto contou com uma etapa visual e outra estrutural, para posteriormente combinar ambas. A solução final apresenta dois tamanhos diferentes de embalagem para quatro sabores de pipoca: natural, manteiga, caramelo e chocolate, totalizando um sistema com oito embalagens em papel triplex. Além disso, também foi desenvolvida uma embalagem auxiliar para envio de pequena quantidade de produto para degustação, que consiste em uma tira de triplex e um saco de biopolímero. Para reduzir o impacto ambiental das embalagens, utilizou-se como estratégia a escolha do papel como material, a utilização de resina biodegradável, a não utilização de cola, o tamanho compacto quando fechada, fonte tipográfica ecológica, aplicação da cor preta na saturação de 90% e utilização de verniz à base d'água. Desta forma, este projeto permite uma experiência diferente para o consumidor, aliado à redução do impacto ambiental em diversos aspectos da embalagem.This work has as its general objective the development of a low environmental impact packaging for a microenterprise in the food sector, whose worked product is popcorn, being initially sold via application delivery. Topics such as the microenterprise scenario in Brazil, trends in the food market and packaging design, considering materials, processes and environmental impact, were studied in this project. The project development had a methodology proposed from two basic methodologies: Mestriner (2002) and Seragini (NEGRÃO, CAMARGO, 2008). The developed method steps include (i) briefing; (ii) field study; (iii) design strategy; (iv) ideation; (v) selection; (vi) completion. From the research conducted, it was possible to verify that the consumption of popcorn is predominantly associated with moments of rest and leisure, in the company of close people, representing good times. A key "aggregator" key concept has been defined that conveys the idea that the product will make a good moment even better. "Fun" and "simple" visual attributes were deployed. In addition to a conceptual strategy, design requirements and guidelines were also developed. The ideation of the project had a visual and a structural step, to later combine both. The final solution features two different package sizes for four popcorn flavors: natural, butter, caramel and chocolate, totaling a system with eight triplex paper packages. In addition, an auxiliary packaging for the delivery of small amount of tasting product, consisting of a triplex strip and a biopolymer bag, has also been developed. To reduce the environmental impact of packaging, the strategy used was the choice of paper as a material, the use of biodegradable resin, the nonuse of glue, the compact size when closed, an ecological typographic font, the application of black at a saturation of 90%. % and use of water-based varnish. 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