Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Fernanda Rosa Grillo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19905
Resumo: Dis s e rta ção de Me s trado em Des envolvimento e Perturba çõe s da Linguagem na Criança Áre a de Espe cia liza ção em Te rapia da Fa la e Pe rturba çõe s da Linguagem
id RCAP_426d7dec41fb2bc4739fc6342c754503
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiroConhecimento lexicalCrianças bilinguesPortuguês europeuPortuguês brasileiroEnsino básicoNomeaçãoConfrontação visualVocabulárioLexical knowledgeBilingual childrenEuropean PortugueseBrazilian PortugueseBasic EducationNominationVisual confrontationVocabularyDis s e rta ção de Me s trado em Des envolvimento e Perturba çõe s da Linguagem na Criança Áre a de Espe cia liza ção em Te rapia da Fa la e Pe rturba çõe s da LinguagemEste estudo tem como objetivo principal caracterizar o conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e de português brasileiro, num processo de nomeação por confrontação visual. Participaram no estudo 11 crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, falantes bilingues de PE e PB, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. É um estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo, que teve por base para a avaliação o subteste Vocabulário do instrumento de linguagem infantil ABFW (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes & Wertzner, 2011), subteste que consiste na verificação de nove campos concetuais – vestuário, animais, alimentos, meios de transporte, móveis e utensílios, profissões, locais, formas e cores, brinquedos e instrumentos musicais. As respostas das crianças foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Como o teste é destinado à população brasileira, fez-se um controlo com adultos falantes nativos de português europeu para verificar quais os vocábulos que têm diferentes rótulos nas duas línguas. Verificou-se que as crianças bilingues preferem nomear uma palavra de PB em PE. Com base nas respostas das crianças, considera-se que de acordo com as dimensões do bilinguismo, as criaças deste estudo enquadram-se no bilinguismo subtrativo, infantil e endógeno.The goal of this study is to characterise the lexical knowledge of bilingual children, who speak European Portuguese and Brazilian Portuguese, in a process of nomination by visual confrontation. Eleven bilingual (EP and BP) children, ages ranging from six to 11 years old, and attending 1st Cycle of Basic Education, participated in the study. This transversal, experimental, descriptive and comparative study had its data collected through the vocabulary subtest of ABFW (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes & Wertzner, 2011),applied to speakers of Brazilian Portuguese, consisting of nine vocabulary fields – clothing, animals, food, means of transport, furniture and household utensils, professions, places, shapes and colours, toys and musical instruments. Data were analysed both qualitative and quantitatively. Owing to the fact that the test (ABFW) is destinated to Brazilian population it was also performed in adults who spoke European Portuguese to verify which words had different labels in both languages. Results show that the bilingual children tend to nominate using EP words. The conclusion is that the children studied can be assumed as subtrative, early endogenous bilinguals.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de SaúdeAlves, DinaCastro, AnaRepositório ComumFigueira, Fernanda Rosa Grillo2018-01-03T11:02:36Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19905TID:201818647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.056802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
title Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
spellingShingle Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
Figueira, Fernanda Rosa Grillo
Conhecimento lexical
Crianças bilingues
Português europeu
Português brasileiro
Ensino básico
Nomeação
Confrontação visual
Vocabulário
Lexical knowledge
Bilingual children
European Portuguese
Brazilian Portuguese
Basic Education
Nomination
Visual confrontation
Vocabulary
title_short Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
title_full Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
title_fullStr Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
title_full_unstemmed Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
title_sort Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro
author Figueira, Fernanda Rosa Grillo
author_facet Figueira, Fernanda Rosa Grillo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Dina
Castro, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Fernanda Rosa Grillo
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento lexical
Crianças bilingues
Português europeu
Português brasileiro
Ensino básico
Nomeação
Confrontação visual
Vocabulário
Lexical knowledge
Bilingual children
European Portuguese
Brazilian Portuguese
Basic Education
Nomination
Visual confrontation
Vocabulary
topic Conhecimento lexical
Crianças bilingues
Português europeu
Português brasileiro
Ensino básico
Nomeação
Confrontação visual
Vocabulário
Lexical knowledge
Bilingual children
European Portuguese
Brazilian Portuguese
Basic Education
Nomination
Visual confrontation
Vocabulary
description Dis s e rta ção de Me s trado em Des envolvimento e Perturba çõe s da Linguagem na Criança Áre a de Espe cia liza ção em Te rapia da Fa la e Pe rturba çõe s da Linguagem
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-03T11:02:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19905
TID:201818647
url http://hdl.handle.net/10400.26/19905
identifier_str_mv TID:201818647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349862039552