Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de iniciação ao violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Helena Deolinda Sobreiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42930
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa - Porto, encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, faz-se a descrição do percurso realizado durante a Prática Profissional (PP), efetuada no ano letivo de 2021/2022, nas áreas de especialização de Instrumento - Violino e Classe de Conjunto, e na segunda parte, apresenta-se, no formato de artigo científico, a investigação qualitativa que foi realizada na PP, relativamente à conceção, planificação, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação ao Violino”. A Prática Profissional foi realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), tendo como orientadora científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como orientador pedagógico cooperante o Professor Nuno Rodrigues. A motivação para a implementação deste projeto de intervenção surgiu da necessidade, sentida empiricamente, de proporcionar experiências inovadoras de aprendizagem aos alunos de Iniciação ao Violino do CRAMC, que, devido aos impactos da pandemia de COVID-19, viram o contexto de ensino e aprendizagem do Conservatório muito comprometido. O PIP, materializado numa série de 10 aulas de grupo temáticas denominadas “À Quarta…família com arte”, contou com a participação de 6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto causado no desenvolvimento transversal de competências dos alunos participantes, com a criação das aulas de grupo heterogéneas, o envolvimento parental ativo e regulado e a utilização de recursos digitais, foi o principal objeto de estudo desta investigação. A investigação do tipo naturalista, de natureza essencialmente qualitativa, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), utilizou como técnicas de recolha e produção de dados a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, registos digitais e audiovisuais das sessões, o feedback qualitativo durante todo o processo e inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem afirmar que a inovação pedagógica das diferentes estratégias dinamizadas no decorrer do PIP, contribuíram de forma muito significativa para o desenvolvimento emparelhado de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos participantes, manifestadas na evolução do nível técnico do instrumento e no estabelecimento de relações interpessoais de qualidade.
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Na primeira parte, faz-se a descrição do percurso realizado durante a Prática Profissional (PP), efetuada no ano letivo de 2021/2022, nas áreas de especialização de Instrumento - Violino e Classe de Conjunto, e na segunda parte, apresenta-se, no formato de artigo científico, a investigação qualitativa que foi realizada na PP, relativamente à conceção, planificação, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação ao Violino”. A Prática Profissional foi realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), tendo como orientadora científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como orientador pedagógico cooperante o Professor Nuno Rodrigues. A motivação para a implementação deste projeto de intervenção surgiu da necessidade, sentida empiricamente, de proporcionar experiências inovadoras de aprendizagem aos alunos de Iniciação ao Violino do CRAMC, que, devido aos impactos da pandemia de COVID-19, viram o contexto de ensino e aprendizagem do Conservatório muito comprometido. O PIP, materializado numa série de 10 aulas de grupo temáticas denominadas “À Quarta…família com arte”, contou com a participação de 6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto causado no desenvolvimento transversal de competências dos alunos participantes, com a criação das aulas de grupo heterogéneas, o envolvimento parental ativo e regulado e a utilização de recursos digitais, foi o principal objeto de estudo desta investigação. A investigação do tipo naturalista, de natureza essencialmente qualitativa, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), utilizou como técnicas de recolha e produção de dados a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, registos digitais e audiovisuais das sessões, o feedback qualitativo durante todo o processo e inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem afirmar que a inovação pedagógica das diferentes estratégias dinamizadas no decorrer do PIP, contribuíram de forma muito significativa para o desenvolvimento emparelhado de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos participantes, manifestadas na evolução do nível técnico do instrumento e no estabelecimento de relações interpessoais de qualidade.This report, carried out as part of the Master's Degree in Music Teaching at the Universidade Católica Portuguesa - Porto, is divided into two parts. The first part describes the path taken during the Professional Practice (PP), made in the school year 2021/2022, in the areas of specialization of Instrument - Violin and Ensemble Class, and the second part presents, in the format of scientific article, the qualitative research that was carried out in the PP, regarding the conception, planning, implementation and evaluation of the Pedagogical Intervention Project (PIP), under the theme "Active teaching strategies for the development of technical-artistic and socioemotional skills of Violin Initiation students". The Professional Practice was carried out at the Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), with Professor Luísa Orvalho as scientific advisor and Professor Nuno Rodrigues as cooperating pedagogical advisor. The motivation for the implementation of this intervention project arose from the need, empirically felt, to provide innovative learning experiences to the beginning violin students of CRAMC, who, due to the impacts of the COVID-19 pandemic, saw the teaching and learning context of the Conservatory very compromised. The PIP, materialized in a series of 10 thematic group lessons called “À Quarta…família com arte”, was attended by 6 students of Violin Initiation and their parents/guardians. To understand the impact caused in the transversal development of skills of the participating students, with the creation of heterogeneous group classes, the active and regulated parental involvement and the use of digital resources, was the main object of study of this research. The naturalistic research, essentially qualitative in nature, followed a methodological approach to Action Research (A-R), used as techniques for data collection and production direct and participant observation, field notes recorded in the researcher's logbook, digital and audiovisual records of the sessions, qualitative feedback throughout the process and questionnaire surveys applied to students and parents at the beginning and end of the pedagogical intervention. The results obtained allow us to state that the pedagogical innovation of the different strategies streamlined during the PIP, contributed very significantly to the paired development of technical-artistic and socioemotional skills of the participating students, manifested in the evolution of the technical level of the instrument and the establishment of quality interpersonal relationships.Orvalho, Luísa Antónia de Vila FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDuarte, Helena Deolinda Sobreiro2023-10-30T18:58:00Z2023-05-312023-032023-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42930TID:203354834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:33:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:09.690504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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