Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ada M. C. N.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mota, Catarina, Morais, Alcina M. M. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/5986
Resumo: Os produtos MP são apresentados ao consumidor convenientemente descascados, descaroçados ou cortados em embalagens adequadas, com características de produto fresco e prontos a utilizar sendo, no entanto, mais perecíveis do que o seu equivalente fresco. O armazenamento sob vácuo constitui uma alternativa promissora para uma grande variedade de produtos. Neste estudo, propomo-nos a avaliar o impacto do processamento mínimo nos atributos de qualidade da cenoura (var. Nantes). A cenoura foi descascada, lavada, embalada sob vácuo e ao ar e armazenada a 4°C sendo, posteriormente, avaliada em relação ao teor de compostos fenólicos e actividade da polifenoloxidase. Quando, comparado com o embalamento ao ar, o embalamento sob vácuo parece ter um ligeiro efeito benéfico no teor de compostos fenólicos que, embora não perceptível pelo consumidor, afecta a qualidade do produto.
id RCAP_4278ebddc231b9f860881c13752875d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/5986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)VácuoPolifenoloxidaseCompostos fenólicosCenouraOs produtos MP são apresentados ao consumidor convenientemente descascados, descaroçados ou cortados em embalagens adequadas, com características de produto fresco e prontos a utilizar sendo, no entanto, mais perecíveis do que o seu equivalente fresco. O armazenamento sob vácuo constitui uma alternativa promissora para uma grande variedade de produtos. Neste estudo, propomo-nos a avaliar o impacto do processamento mínimo nos atributos de qualidade da cenoura (var. Nantes). A cenoura foi descascada, lavada, embalada sob vácuo e ao ar e armazenada a 4°C sendo, posteriormente, avaliada em relação ao teor de compostos fenólicos e actividade da polifenoloxidase. Quando, comparado com o embalamento ao ar, o embalamento sob vácuo parece ter um ligeiro efeito benéfico no teor de compostos fenólicos que, embora não perceptível pelo consumidor, afecta a qualidade do produto.Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de ViseuVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRocha, Ada M. C. N.Mota, CatarinaMorais, Alcina M. M. B.2011-10-11T13:46:33Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/5986porROCHA, Ada M. C. N. ; MOTA, Catarina, MORAIS, Alcina M. M. B. - Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes). In Encontro de Química de Alimentos: Alimentos: Tradição e Inovação, Saúde e Segurança, 7.º, Viseu, Portugal, 13-16 Abril, 2005. [Livro de Actas]. Viseu: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico, 2005. 5 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:11:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/5986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:06:07.627431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
title Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
spellingShingle Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
Rocha, Ada M. C. N.
Vácuo
Polifenoloxidase
Compostos fenólicos
Cenoura
title_short Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
title_full Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
title_fullStr Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
title_full_unstemmed Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
title_sort Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes)
author Rocha, Ada M. C. N.
author_facet Rocha, Ada M. C. N.
Mota, Catarina
Morais, Alcina M. M. B.
author_role author
author2 Mota, Catarina
Morais, Alcina M. M. B.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ada M. C. N.
Mota, Catarina
Morais, Alcina M. M. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Vácuo
Polifenoloxidase
Compostos fenólicos
Cenoura
topic Vácuo
Polifenoloxidase
Compostos fenólicos
Cenoura
description Os produtos MP são apresentados ao consumidor convenientemente descascados, descaroçados ou cortados em embalagens adequadas, com características de produto fresco e prontos a utilizar sendo, no entanto, mais perecíveis do que o seu equivalente fresco. O armazenamento sob vácuo constitui uma alternativa promissora para uma grande variedade de produtos. Neste estudo, propomo-nos a avaliar o impacto do processamento mínimo nos atributos de qualidade da cenoura (var. Nantes). A cenoura foi descascada, lavada, embalada sob vácuo e ao ar e armazenada a 4°C sendo, posteriormente, avaliada em relação ao teor de compostos fenólicos e actividade da polifenoloxidase. Quando, comparado com o embalamento ao ar, o embalamento sob vácuo parece ter um ligeiro efeito benéfico no teor de compostos fenólicos que, embora não perceptível pelo consumidor, afecta a qualidade do produto.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2011-10-11T13:46:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/5986
url http://hdl.handle.net/10400.14/5986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ROCHA, Ada M. C. N. ; MOTA, Catarina, MORAIS, Alcina M. M. B. - Efeito do armazenamento sob vácuo na actividade da PPO e nos compostos fenólicos da cenoura descascada (cv. Nantes). In Encontro de Química de Alimentos: Alimentos: Tradição e Inovação, Saúde e Segurança, 7.º, Viseu, Portugal, 13-16 Abril, 2005. [Livro de Actas]. Viseu: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico, 2005. 5 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131727247966208