Encontro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2936 |
Resumo: | O presente projeto de investigação procura conciliar dois materiais distintos, a pedra e o vidro, que se complementam na sua integridade física. A pedra enquanto matéria natural correlaciona- se simbioticamente com o vidro - este resultando de sedimentos de rocha/pedra - numa série de objetos/contentores moldados a partir do encontro quase intimista dos materiais. Face à pedra trabalhada por “subtração” ou deixada simplesmente no seu estado natural, procurou-se explorar a “adição” através de um outro material que comungasse esteticamente com esta, surgindo daí o vidro soprado. Esta conjugação permite jogar com as subtrações e adições entre pedra e vidro, deixando que este comungar de materiais seja perfeitamente visível a olho nu através da transparência do segundo material. Utilizando-se os desperdícios da indústria da exploração da pedra já sem qualquer valor comercial, devido às suas dimensões reduzidas, pretendeu-se devolver valor ao material através da sua utilização num projeto de design. Após várias experiências práticas, onde a pedra sempre imperou e o vidro chegou num período posterior, tentou dar-se uma forma prática à teoria material desenvolvida anteriormente. O resultado destas experiências veio dar origem a uma série de objetos utilitários, onde a esteticização e agencialidade própria dos materiais se mostra relevante na perceção total deste empreendimento. |
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O presente projeto de investigação procura conciliar dois materiais distintos, a pedra e o vidro, que se complementam na sua integridade física. A pedra enquanto matéria natural correlaciona- se simbioticamente com o vidro - este resultando de sedimentos de rocha/pedra - numa série de objetos/contentores moldados a partir do encontro quase intimista dos materiais. Face à pedra trabalhada por “subtração” ou deixada simplesmente no seu estado natural, procurou-se explorar a “adição” através de um outro material que comungasse esteticamente com esta, surgindo daí o vidro soprado. Esta conjugação permite jogar com as subtrações e adições entre pedra e vidro, deixando que este comungar de materiais seja perfeitamente visível a olho nu através da transparência do segundo material. Utilizando-se os desperdícios da indústria da exploração da pedra já sem qualquer valor comercial, devido às suas dimensões reduzidas, pretendeu-se devolver valor ao material através da sua utilização num projeto de design. Após várias experiências práticas, onde a pedra sempre imperou e o vidro chegou num período posterior, tentou dar-se uma forma prática à teoria material desenvolvida anteriormente. O resultado destas experiências veio dar origem a uma série de objetos utilitários, onde a esteticização e agencialidade própria dos materiais se mostra relevante na perceção total deste empreendimento. |
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