Estilo de vida, sono, ansiedade, depressão e stresse de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico

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Autor(a) principal: Cunha, Eliana Rita Teixeira Cerca da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10821
Resumo: Introdução: O estudo sobre estilo de vida, sono, ansiedade, depressão e stresse em adolescentes no contexto escolar é da maior relevância para o delineamento de estratégias que permita a obtenção de ganhos em saúde. É em contexto escolar e nesta fase do ciclo de vida que se promove um estilo de vida saudável e se previne comportamentos de risco, pois os adolescentes encontram-se mais recetivos à aprendizagem e a adoção de comportamentos saudáveis. Entre as competências do enfermeiro especialista na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública releva-se a sua contribuição para o processo de capacitação de grupos e comunidades e a implementação de atividades de educação para a saúde orientadas para a mudança de comportamentos. Objetivos: Analisar a relação entre o estilo de vida, a perceção do sono, ansiedade, depressão e stresse em alunos do 3º ciclo da Escola Arqueólogo Mário Cardoso e da Escola Básica de Briteiros do concelho de Guimarães, no ano letivo 2018/2019. Metodologia: Estudo transversal, correlacional com uma abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento, no qual participaram 258 alunos do 3º ciclo de Ensino Básico. A primeira parte do questionário consistiu numa caracterização sociodemográfica, a segunda parte incluiu a escala “Estilo de Vida Fantástico”, a terceira parte a escala “O Meu Sono e Eu”, e a última parte a “Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse” (EADS-21). No tratamento de dados utilizamos o IBM – Statistics SPSS – versão 25, e para relacionar variáveis foram utilizados testes não paramétricos (Kruskal Wallis; Mann-Whitney; coeficiente de Spearman), dado que as variáveis não seguiam uma distribuição normal. Resultados: Os 258 alunos que participaram no estudo tinham idades compreendidas entre os 12 e 17 anos. A maioria era do sexo feminino (53,5%), frequentava o 7º ano de escolaridade (38,4%) e vivia com o pai e a mãe. O nível de escolaridade dos pais é baixo, com predominância do ensino básico e a maioria integrava o grupo dos trabalhadores não qualificados. A associação entre a idade e o estilo de vida foi estatisticamente significativa e negativa (= - 0,194). Quando relacionada a idade com a dimensão do sono, fatores do meio, verificou-se uma relação estatisticamente significativa e positiva (= 0,130). O sexo feminino apresentou valores significativamente mais elevados em relação à ansiedade, depressão e stresse. Verificámos que existe relação estatisticamente significativa entre as dimensões do sono e o estilo de vida Fantástico (hábitos de sono (= - 0,317), fatores do meio (= - 0,259) e fatores pessoais (= - 0,469)). Quando relacionado o estilo de vida Fantástico com as dimensões ansiedade, depressão e stresse verificou-se relação estatisticamente significativa: ansiedade (= - 0,481), depressão (= - 0,433) e stresse (= - 0,436). Conclusões: Os resultados do estudo reforçam a necessidade de atividades de educação para a saúde em adolescentes, em contexto escolar, no sentido de manter e promover um estilo de vida saudável. Devem ser privilegiadas abordagens inovadoras e processos participativos que promovam a literacia em saúde e o desenvolvimento de capacidades para agir sobre os determinantes da saúde, nomeadamente sobre os fatores ambientais e comportamentais relacionados com a perceção do sono, ansiedade, depressão e stresse.
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Objetivos: Analisar a relação entre o estilo de vida, a perceção do sono, ansiedade, depressão e stresse em alunos do 3º ciclo da Escola Arqueólogo Mário Cardoso e da Escola Básica de Briteiros do concelho de Guimarães, no ano letivo 2018/2019. Metodologia: Estudo transversal, correlacional com uma abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento, no qual participaram 258 alunos do 3º ciclo de Ensino Básico. A primeira parte do questionário consistiu numa caracterização sociodemográfica, a segunda parte incluiu a escala “Estilo de Vida Fantástico”, a terceira parte a escala “O Meu Sono e Eu”, e a última parte a “Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse” (EADS-21). No tratamento de dados utilizamos o IBM – Statistics SPSS – versão 25, e para relacionar variáveis foram utilizados testes não paramétricos (Kruskal Wallis; Mann-Whitney; coeficiente de Spearman), dado que as variáveis não seguiam uma distribuição normal. Resultados: Os 258 alunos que participaram no estudo tinham idades compreendidas entre os 12 e 17 anos. A maioria era do sexo feminino (53,5%), frequentava o 7º ano de escolaridade (38,4%) e vivia com o pai e a mãe. O nível de escolaridade dos pais é baixo, com predominância do ensino básico e a maioria integrava o grupo dos trabalhadores não qualificados. A associação entre a idade e o estilo de vida foi estatisticamente significativa e negativa (= - 0,194). Quando relacionada a idade com a dimensão do sono, fatores do meio, verificou-se uma relação estatisticamente significativa e positiva (= 0,130). O sexo feminino apresentou valores significativamente mais elevados em relação à ansiedade, depressão e stresse. Verificámos que existe relação estatisticamente significativa entre as dimensões do sono e o estilo de vida Fantástico (hábitos de sono (= - 0,317), fatores do meio (= - 0,259) e fatores pessoais (= - 0,469)). Quando relacionado o estilo de vida Fantástico com as dimensões ansiedade, depressão e stresse verificou-se relação estatisticamente significativa: ansiedade (= - 0,481), depressão (= - 0,433) e stresse (= - 0,436). Conclusões: Os resultados do estudo reforçam a necessidade de atividades de educação para a saúde em adolescentes, em contexto escolar, no sentido de manter e promover um estilo de vida saudável. Devem ser privilegiadas abordagens inovadoras e processos participativos que promovam a literacia em saúde e o desenvolvimento de capacidades para agir sobre os determinantes da saúde, nomeadamente sobre os fatores ambientais e comportamentais relacionados com a perceção do sono, ansiedade, depressão e stresse.Introduction: The study on lifestyle, sleep, anxiety, depression and stress in adolescents in the school context is of the greatest relevance for the design of strategies that allow the achievement of health gains. It is in the school context and at this stage of the life cycle that a healthy lifestyle is promoted and risk behaviors are prevented, because adolescents are more receptive to learning and adopting healthy behaviors. Among the competencies of the nurse specialist in the area of Community Health Nursing and Public Health is his/her contribution to the process of training groups and communities and the implementation of health education activities oriented to behavior change. General objective: Analyze the relationship between lifestyle, sleep perception, anxiety, depression and stress in students of the 3rd cycle of basic education in two schools (Escola Arqueólogo Mário Cardoso and Escola Básica de Briteiros) of Guimarães municipality, in the academic year 2018/2019. Methodology: Descriptive quantitative and correlational study. A questionnaire was used as a data collection instrument, in which participated 258 students of the 3rd cycle of Basic Education. The first part of the questionnaire consisted of a sociodemographic characterization, the second part included the “Fantastic Lifestyle” scale, the third part the “My Sleep and Me” scale, and the last part the “Anxiety, Depression and Stress Scale” (EADS -21). For data treatment we used IBM - Statistics SPSS - version 25 and to relate the variables non-parametric tests were used (Kruskal Wallis; Mann-Whitney; coeficiente de Spearman), since the variables did not follow a normal distribution. Results: The 258 students who participated in the study were between the ages of 12 and 17. The majority were female (53.5%), attended the 7th grade (38.4%) and lived with their father and mother. The level of schooling of the parents is low, with a predominance of basic education and the majority of the parents were in the group of unskilled workers. The association between age and lifestyle was statistically significant and negative (= - 0.194). When related to age and sleep, environmental factors, there was a statistically significant and positive relationship (= 0.130). The female sex presented significantly higher values in relation to anxiety, depression and stress. We found a statistically significant relationship between the dimensions of sleep and the Fantastic lifestyle (sleep habits (= - 0.317), environmental factors (= - 0.259) and personal factors (= - 0.469). When related to the Fantastic life style with the dimensions anxiety, depression and stress there was a statistically significant relation: anxiety (= - 0.481), depression (= - 0.433) and stress (= - 0.436). Conclusions: The results of the study reinforce the need for health education activities in adolescents, in a school context, in order to maintain and promote a healthy lifestyle. Innovative approaches and participatory processes that promote health literacy and the development of capacity to act on health determinants, including environmental and behavioral factors related to sleep perception, anxiety, depression and stress, should be privileged.2021-11-18T16:41:59Z2020-10-08T00:00:00Z2020-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10821TID:202600980porCunha, Eliana Rita Teixeira Cerca dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:02.207686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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