O pensamento crítico para a promoção de uma cidadania mais sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34889 |
Resumo: | Nos dias de hoje a emergência planetária é uma realidade que todos enfrentamos, de forma mais ou menos direta. A ação do Homem tem sido apontada como a principal causa para esta situação e o impacto da mesma acaba por interferir no ecossistema. Assim sendo, uma vez que a educação desde os primeiros anos pode ser um meio essencial para a promoção de competências de um mundo mais sustentável, a “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” (EDS) é apontada como uma via e medida para inverter a situação que se vive. Neste sentido, os indivíduos deverão de responder ativamente às mudanças ocorridas, tornando-se necessário desenvolver as capacidades de Pensamento Crítico dos alunos para que estes se tornem indivíduos ativos na sociedade e capazes de tomar decisões responsáveis e autonomamente. Assim, a Educação em Ciências pode ter um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades mencionadas anteriormente. Deste forma a presente investigação, que foi desenvolvida com um grupo de alunos do 6. º ano de escolaridade do 2. º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar os contributos de atividades explicitamente promotoras do Pensamento Crítico para adoção de uma cidadania mais sustentável no quotidiano dos alunos. Para o desenvolvimento deste estudo foi elaborado um plano de Investigação-Ação de natureza predominantemente qualitativa. Inicialmente, procedeu-se à criação de atividades que promovessem a mobilização das capacidades de Pensamento Crítico. Estas foram validadas pelos professores orientador e cooperante. De seguida, foram implementadas as atividades, tendo, por fim, sido realizada a avaliação dos resultados obtidos no estudo. Para a avaliação dos resultados foi realizado o levantamento inicial e final das capacidades de Pensamento Crítico, através de um Teste de Pensamento Crítico (Vieira, 2003; Vieira et al., 2011a). Para além disto, foram também analisados os registos escritos dos participantes e utilizados outros instrumentos para a recolha de dados, como por exemplo o questionamento oral, o qual foi registado no diário do investigador. Relativamente aos resultados obtidos, estes apontam que os alunos mobilizaram algumas capacidades de Pensamento Crítico. A média dos resultados obtidos nos testes de PC, entre o início e o final da intervenção, teve um incremento, o que pode indicar que as atividades implementadas contribuíram para a mobilização das suas capacidades de PC. Neste sentido, o principal contributo deste estudo prende-se com o potencial destas atividades na mobilização do pensamento crítico para uma cidadania sustentável. |
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Assim, a Educação em Ciências pode ter um papel fundamental no desenvolvimento das capacidades mencionadas anteriormente. Deste forma a presente investigação, que foi desenvolvida com um grupo de alunos do 6. º ano de escolaridade do 2. º Ciclo do Ensino Básico, tem como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar os contributos de atividades explicitamente promotoras do Pensamento Crítico para adoção de uma cidadania mais sustentável no quotidiano dos alunos. Para o desenvolvimento deste estudo foi elaborado um plano de Investigação-Ação de natureza predominantemente qualitativa. Inicialmente, procedeu-se à criação de atividades que promovessem a mobilização das capacidades de Pensamento Crítico. Estas foram validadas pelos professores orientador e cooperante. De seguida, foram implementadas as atividades, tendo, por fim, sido realizada a avaliação dos resultados obtidos no estudo. 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Neste sentido, o principal contributo deste estudo prende-se com o potencial destas atividades na mobilização do pensamento crítico para uma cidadania sustentável.Nowadays, the planetary emergency is a reality that we all face, more or less directly. Human action has been identified as the main cause for this situation and its impact ends up interfering in the ecosystem. Therefore, since education from the early years can be an essential means for promoting skills for a more sustainable world, “Education for Sustainable Development” (EDS) is seen as a way and measure to reverse the situation. that you live In this sense, individuals must actively respond to the changes that have occurred, making it necessary to develop students' Critical Thinking skills so that they become active individuals in society and capable of making responsible and autonomous decisions. Thus, Science Education can play a key role in the development of the aforementioned capacities. In this way, the present investigation, which was developed with a group of students from the 6th grade of the 2nd cycle of Basic Education, aims to design, produce, implement and evaluate the contributions of activities that explicitly promote Critical Thinking to adoption of a more sustainable citizenship in the daily lives of students. For the development of this study, a Research-Action plan of a predominantly qualitative nature was prepared. Initially, activities were created to promote the mobilization of Critical Thinking capacities. These were validated by the guiding and cooperating teachers. Afterwards, the activities were implemented, and, finally, the evaluation of the results obtained in the study was carried out. In order to evaluate the results, an initial and final survey of Critical Thinking abilities was carried out, through a Critical Thinking Test (Vieira, 2003; Vieira et al., 2011a). In addition, the written records of the participants were also analyzed and other instruments were used for data collection, such as oral questioning, which was recorded in the researcher's diary. Regarding the results obtained, they indicate that the students mobilized some Critical Thinking skills. The average of the results obtained in the CP tests, between the beginning and the end of the intervention, had an increase, which may indicate that the activities implemented contributed to the mobilization of their CP skills. In this sense, the main contribution of this study is related to the potential of these activities in mobilizing critical thinking for sustainable citizenship.2022-10-07T09:47:07Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34889porPinheiro, Nelma Sofia Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:09Zoai:ria.ua.pt:10773/34889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:00.285515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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