Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1305
Resumo: Atendendo que a promoção do Pensamento Crítico é indispensável, entre outros, para a resolução de problemas da vida quotidiana, numa sociedade democrática e, por outro, o Jardim da Ciência da Universidade de Aveiro é um contexto de educação não-formal destinado a crianças dos 5 aos 12 anos, este estudo tem como finalidade verificar se os recursos didácticos desenvolvidos no contexto desta investigação para a educação em Ciências no 1.º ciclo do ensino básico, articulando o ensino formal com o não-formal, promovem capacidades de pensamento crítico nos alunos. Trata-se de uma investigação quasi-experimental (Pré-teste/Pós-teste – Grupo Controlo/ Grupo Experimental), com uma amostra de alunos do 4.º ano de escolaridade, de quatro escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 5 docentes envolvidos. O grupo experimental (n=44) foi sujeito à implementação dos recursos didácticos desenvolvidos neste estudo, os quais pretendem apelar intencionalmente conhecimentos sobre “Luz” e a Capacidades de Pensamento Crítico, tendo como base a taxonomia de Ennis. Com igual durabilidade, para o grupo de controlo (n=33), foram desenvolvidos recursos didácticos, a partir de actividades sobre a mesma temática, recolhidos junto de vários professores e de manuais escolares, mas sem relevância quanto à variável dependente, o Pensamento Crítico. Utilizou-se o Teste de Pensamento Crítico - Cornell (Nível X) para medir o nível e os aspectos do Pensamento Crítico da amostra deste estudo, antes e após a intervenção. Os recursos didácticos, desenvolvidos a partir da taxonomia de Ennis (1985ª, 1985b, 1987), promovem capacidades de Pensamento Crítico nos alunos, uma vez que os resultados obtidos apresentam diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental no nível e em todos os aspectos do Pensamento Crítico. Verificaram-se, ainda, para o grupo experimental, ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pósteste, no nível e nos aspectos do Pensamento Crítico. Para o grupo de controlo, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos. Os recursos didácticos desenvolvidos neste estudo afiguram-se como um contributo para se articular a Educação Formal em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a Educação Não-formal, neste caso o “Jardim da Ciência” da Universidade de Aveiro. ABSTRACT: Considering that Critical Thinking may be a keystone in dealing with daily problems witch may occur in a democratic society and that the “Science Garden” of Aveiro University is a non-formal education context for children between 5 and 12 years old, the main purpose of the study in Sciences on the Primary school was to evaluate if the didactic resources, which were developed during this research and combined both formal and non-formal teaching, help to promote pupils’ Critical Thinking abilities. This quasi-experimental study (Pre-test / Post-test - Control Group / Experimental Group) that were carried out involved a sample of 4th grade pupils, from four different primary schools, involving 5 teachers. The experimental group (n=44) explored the didactical resourses developed in this study, which attempted to appeal intentionally for knowledge about “Light” and for Critical Thinking abilities, based on Ennis’s Taxonomy (of critical thinking). With equal durability, the Control Group (n=33) explored other didactical resources about the same theme (Light),which activities were collected from several teachers and textbooks, but without relevance with regard to the dependent variable is concerned, the Critical Thinking. To measure Critical Thinking level and aspects of the sample of this study, before and after the intervention, Critical Thinking - Cornell (Level X) was used. The results showed that the developed didactic resources, based on Ennis’s Taxonomy (1985a, 1985b, 1987), promoted Critical Thinking abilities among pupils, as the differences between the Control Group and Experimental Group were statistically significant in level and all aspects of Critical Thinking. The evidence suggested that the profits among the Experimental Group since the pre-test to the post-test were statistically significant also in level and all aspects of Critical Thinking. On the other hand, there was no evidence of statistically significant profits among the Control Group. The results indicate that the didactic recourses developed during this study can be used as a tool to combine Formal Education in Sciences on the Primary School with Non-formal Education, which “Science Garden” from Aveiro University is a clear example.
id RCAP_b7f0850f296fbb4ddc3f4076a0e92524
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1305
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em CiênciasEnsino das ciênciasEducação formalEducação informalPensamento críticoDesenvolvimento de competênciasAtendendo que a promoção do Pensamento Crítico é indispensável, entre outros, para a resolução de problemas da vida quotidiana, numa sociedade democrática e, por outro, o Jardim da Ciência da Universidade de Aveiro é um contexto de educação não-formal destinado a crianças dos 5 aos 12 anos, este estudo tem como finalidade verificar se os recursos didácticos desenvolvidos no contexto desta investigação para a educação em Ciências no 1.º ciclo do ensino básico, articulando o ensino formal com o não-formal, promovem capacidades de pensamento crítico nos alunos. Trata-se de uma investigação quasi-experimental (Pré-teste/Pós-teste – Grupo Controlo/ Grupo Experimental), com uma amostra de alunos do 4.º ano de escolaridade, de quatro escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 5 docentes envolvidos. O grupo experimental (n=44) foi sujeito à implementação dos recursos didácticos desenvolvidos neste estudo, os quais pretendem apelar intencionalmente conhecimentos sobre “Luz” e a Capacidades de Pensamento Crítico, tendo como base a taxonomia de Ennis. Com igual durabilidade, para o grupo de controlo (n=33), foram desenvolvidos recursos didácticos, a partir de actividades sobre a mesma temática, recolhidos junto de vários professores e de manuais escolares, mas sem relevância quanto à variável dependente, o Pensamento Crítico. Utilizou-se o Teste de Pensamento Crítico - Cornell (Nível X) para medir o nível e os aspectos do Pensamento Crítico da amostra deste estudo, antes e após a intervenção. Os recursos didácticos, desenvolvidos a partir da taxonomia de Ennis (1985ª, 1985b, 1987), promovem capacidades de Pensamento Crítico nos alunos, uma vez que os resultados obtidos apresentam diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental no nível e em todos os aspectos do Pensamento Crítico. Verificaram-se, ainda, para o grupo experimental, ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pósteste, no nível e nos aspectos do Pensamento Crítico. Para o grupo de controlo, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos. Os recursos didácticos desenvolvidos neste estudo afiguram-se como um contributo para se articular a Educação Formal em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a Educação Não-formal, neste caso o “Jardim da Ciência” da Universidade de Aveiro. ABSTRACT: Considering that Critical Thinking may be a keystone in dealing with daily problems witch may occur in a democratic society and that the “Science Garden” of Aveiro University is a non-formal education context for children between 5 and 12 years old, the main purpose of the study in Sciences on the Primary school was to evaluate if the didactic resources, which were developed during this research and combined both formal and non-formal teaching, help to promote pupils’ Critical Thinking abilities. This quasi-experimental study (Pre-test / Post-test - Control Group / Experimental Group) that were carried out involved a sample of 4th grade pupils, from four different primary schools, involving 5 teachers. The experimental group (n=44) explored the didactical resourses developed in this study, which attempted to appeal intentionally for knowledge about “Light” and for Critical Thinking abilities, based on Ennis’s Taxonomy (of critical thinking). With equal durability, the Control Group (n=33) explored other didactical resources about the same theme (Light),which activities were collected from several teachers and textbooks, but without relevance with regard to the dependent variable is concerned, the Critical Thinking. To measure Critical Thinking level and aspects of the sample of this study, before and after the intervention, Critical Thinking - Cornell (Level X) was used. The results showed that the developed didactic resources, based on Ennis’s Taxonomy (1985a, 1985b, 1987), promoted Critical Thinking abilities among pupils, as the differences between the Control Group and Experimental Group were statistically significant in level and all aspects of Critical Thinking. The evidence suggested that the profits among the Experimental Group since the pre-test to the post-test were statistically significant also in level and all aspects of Critical Thinking. On the other hand, there was no evidence of statistically significant profits among the Control Group. The results indicate that the didactic recourses developed during this study can be used as a tool to combine Formal Education in Sciences on the Primary School with Non-formal Education, which “Science Garden” from Aveiro University is a clear example.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:03Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1305porCosta, Ana Sofia Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:01Zoai:ria.ua.pt:10773/1305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.823571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
title Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
spellingShingle Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
Costa, Ana Sofia Gonçalves
Ensino das ciências
Educação formal
Educação informal
Pensamento crítico
Desenvolvimento de competências
title_short Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
title_full Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
title_fullStr Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
title_full_unstemmed Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
title_sort Pensamento crítico : articulação entre educação não-formal e formal em Ciências
author Costa, Ana Sofia Gonçalves
author_facet Costa, Ana Sofia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Sofia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Educação formal
Educação informal
Pensamento crítico
Desenvolvimento de competências
topic Ensino das ciências
Educação formal
Educação informal
Pensamento crítico
Desenvolvimento de competências
description Atendendo que a promoção do Pensamento Crítico é indispensável, entre outros, para a resolução de problemas da vida quotidiana, numa sociedade democrática e, por outro, o Jardim da Ciência da Universidade de Aveiro é um contexto de educação não-formal destinado a crianças dos 5 aos 12 anos, este estudo tem como finalidade verificar se os recursos didácticos desenvolvidos no contexto desta investigação para a educação em Ciências no 1.º ciclo do ensino básico, articulando o ensino formal com o não-formal, promovem capacidades de pensamento crítico nos alunos. Trata-se de uma investigação quasi-experimental (Pré-teste/Pós-teste – Grupo Controlo/ Grupo Experimental), com uma amostra de alunos do 4.º ano de escolaridade, de quatro escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num total de 5 docentes envolvidos. O grupo experimental (n=44) foi sujeito à implementação dos recursos didácticos desenvolvidos neste estudo, os quais pretendem apelar intencionalmente conhecimentos sobre “Luz” e a Capacidades de Pensamento Crítico, tendo como base a taxonomia de Ennis. Com igual durabilidade, para o grupo de controlo (n=33), foram desenvolvidos recursos didácticos, a partir de actividades sobre a mesma temática, recolhidos junto de vários professores e de manuais escolares, mas sem relevância quanto à variável dependente, o Pensamento Crítico. Utilizou-se o Teste de Pensamento Crítico - Cornell (Nível X) para medir o nível e os aspectos do Pensamento Crítico da amostra deste estudo, antes e após a intervenção. Os recursos didácticos, desenvolvidos a partir da taxonomia de Ennis (1985ª, 1985b, 1987), promovem capacidades de Pensamento Crítico nos alunos, uma vez que os resultados obtidos apresentam diferenças estatisticamente significativas entre o grupo de controlo e o grupo experimental no nível e em todos os aspectos do Pensamento Crítico. Verificaram-se, ainda, para o grupo experimental, ganhos estatisticamente significativos do pré-teste para o pósteste, no nível e nos aspectos do Pensamento Crítico. Para o grupo de controlo, não se verificaram quaisquer ganhos estatisticamente significativos. Os recursos didácticos desenvolvidos neste estudo afiguram-se como um contributo para se articular a Educação Formal em Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a Educação Não-formal, neste caso o “Jardim da Ciência” da Universidade de Aveiro. ABSTRACT: Considering that Critical Thinking may be a keystone in dealing with daily problems witch may occur in a democratic society and that the “Science Garden” of Aveiro University is a non-formal education context for children between 5 and 12 years old, the main purpose of the study in Sciences on the Primary school was to evaluate if the didactic resources, which were developed during this research and combined both formal and non-formal teaching, help to promote pupils’ Critical Thinking abilities. This quasi-experimental study (Pre-test / Post-test - Control Group / Experimental Group) that were carried out involved a sample of 4th grade pupils, from four different primary schools, involving 5 teachers. The experimental group (n=44) explored the didactical resourses developed in this study, which attempted to appeal intentionally for knowledge about “Light” and for Critical Thinking abilities, based on Ennis’s Taxonomy (of critical thinking). With equal durability, the Control Group (n=33) explored other didactical resources about the same theme (Light),which activities were collected from several teachers and textbooks, but without relevance with regard to the dependent variable is concerned, the Critical Thinking. To measure Critical Thinking level and aspects of the sample of this study, before and after the intervention, Critical Thinking - Cornell (Level X) was used. The results showed that the developed didactic resources, based on Ennis’s Taxonomy (1985a, 1985b, 1987), promoted Critical Thinking abilities among pupils, as the differences between the Control Group and Experimental Group were statistically significant in level and all aspects of Critical Thinking. The evidence suggested that the profits among the Experimental Group since the pre-test to the post-test were statistically significant also in level and all aspects of Critical Thinking. On the other hand, there was no evidence of statistically significant profits among the Control Group. The results indicate that the didactic recourses developed during this study can be used as a tool to combine Formal Education in Sciences on the Primary School with Non-formal Education, which “Science Garden” from Aveiro University is a clear example.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:38:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1305
url http://hdl.handle.net/10773/1305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449562079232