Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marques, Fernanda, Príncipe, Fernanda, Mota, Liliana, Cardoso, Manuela, Vieira, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0219.25839
Resumo: Introdução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes.
id RCAP_8d1336c7651df9613258a5f50252a2e4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagemSatisfacción de los clientes de cirugía de cataratas con la consulta preoperatoria de enfermeríaSatisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagemLife and Healthcare SciencesIntrodução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes.Introduction: The increase in the average life expectancy of the Portuguese population leads to the appearance of cataracts and, consequently, to surgical intervention to solve this problem. Objective: to identify customer satisfaction with the preoperative outpatient cataract surgery nursing consultation. Methods: Quantitative, descriptive and exploratory study. The non-probabilistic convenience sample consisted of 348 clients who had a preoperative Nursing consultation and operated between January 1 and December 31, 2019. Data collection was carried out using a structured interview, by completing a form, Likert scale (via telephone). Results: The results show an overall average for the questions asked, which is situated at 3.73, which represents a degree of satisfaction of 93.73%. In this way, the results demonstrate a degree of extreme satisfaction. Conclusion: All the information transmitted to the client becomes extremely important, both pre- and post-operatively, to ensure the success of the surgery and contribute to customer satisfaction.Introducción: El aumento de la esperanza media de vida de la población portuguesa conduce a la aparición de cataratas y, en consecuencia, a la intervención quirúrgica para solucionar este problema. Objetivo: identificar la satisfacción del cliente con la consulta de enfermería de cirugía de catarata ambulatoria. Métodos: Estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio. La muestra no probabilística por conveniencia estuvo conformada por 348 clientes que tuvieron una consulta preoperatoria de Enfermería y fueron operados entre el 1 de enero y el 31 de diciembre de 2019. La recolección de datos se realizó mediante entrevista estructurada, mediante el llenado de un formulario, escala de Likert (vía telefónica). Resultados: Los resultados muestran una media global de las preguntas realizadas que se sitúa en 3,73, lo que representa un grado de satisfacción del 93,73%. De esta forma, los resultados demuestran un grado de extrema satisfacción. Conclusión: Toda la información transmitida al cliente se vuelve sumamente importante, tanto en el pre como en el postoperatorio, para asegurar el éxito de la cirugía y contribuir a la satisfacción del cliente.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0219.25839por1647-662X0873-3015Ferreira, AnaMarques, FernandaPríncipe, FernandaMota, LilianaCardoso, ManuelaVieira, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T15:00:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:11:22.320991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
Satisfacción de los clientes de cirugía de cataratas con la consulta preoperatoria de enfermería
Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
title Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
spellingShingle Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
Ferreira, Ana
Life and Healthcare Sciences
title_short Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
title_full Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
title_fullStr Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
title_full_unstemmed Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
title_sort Satisfação dos clientes da cirurgia de catarata com a consulta pré-operatória de enfermagem
author Ferreira, Ana
author_facet Ferreira, Ana
Marques, Fernanda
Príncipe, Fernanda
Mota, Liliana
Cardoso, Manuela
Vieira, Rui
author_role author
author2 Marques, Fernanda
Príncipe, Fernanda
Mota, Liliana
Cardoso, Manuela
Vieira, Rui
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana
Marques, Fernanda
Príncipe, Fernanda
Mota, Liliana
Cardoso, Manuela
Vieira, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Life and Healthcare Sciences
topic Life and Healthcare Sciences
description Introdução: O aumento da esperança média de vida da população portuguesa, leva ao aparecimento de cataratas e, consequentemente, à intervenção cirúrgica para a resolução deste problema. Objetivo: identificar a satisfação do cliente com a consulta pré-operatória de enfermagem de cirurgia de catarata em regime de ambulatório. Métodos:: Estudo quantitativo, descritivo e exploratório. A amostra não probabilística por conveniência constituída por 348 clientes que tiveram consulta de Enfermagem pré-operatória e operados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2019. A recolha de dados foi efetuada com recurso a entrevista estruturada, através do preenchimento de um formulário, escala tipo Likert (via telefone). Resultados: Os resultados evidenciam uma média global nas questões colocadas que se situa nos 3.73, que representa um grau de satisfação de 93.73%. Desta forma, os resultados demonstram um grau de extrema satisfação. Conclusão: Toda a informação transmitida ao cliente torna-se de extrema importância, quer no pré quer no pós-operatório, para garantir o sucesso da cirurgia e contribuir para a satisfação dos clientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29352/mill0219.25839
url https://doi.org/10.29352/mill0219.25839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130569588604928