Entre saberes e práticas: a sobredotação e o papel da intervenção psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Stéphanie Daniela Gonçalves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2573
Resumo: Os estudos no campo da sobredotação têm-se pautado pela procura de respostas para a intervenção psicológica em contextos educativos, em particular com a criação e a avaliação de eficácia de programas psicoeducativos de desenvolvimento pessoal e de estimulação cognitiva de sobredotados. O presente estudo contribui para esta linha de investigação, indagando responder à questão central: “Quais são os antecedentes e quais são as práticas da intervenção psicológica na sobredotação?”. A parte empírica deste estudo decorre de uma revisão sistemática da literatura, centrada na intervenção psicológica nos últimos cinco anos, com o intuito de indagar os contributos da Psicologia para as práticas educativas com estudantes sobredotados. O estudo assegura validade descritiva, validade interpretativa, validade teórica, e validade pragmática. Foi realizada uma análise de 92 estudos, com auxílio de dois softwares de análise de dados. Após a análise dos dados quantitativos, destaca-se que 2014 e 2015 são os anos que apresentam um maior número de publicações referentes às práticas educativas com sobredotados, sendo que a partir de 2015 há um decréscimo do número de publicações, sendo que 30 estudos são indexados pela Web of Science, dez pela ELSEVIER Scopus, 35 pela Scielo, 14 pela Pepsic e três pela b-on. Referente a análise dos dados qualitativos, os estudos foram agrupados em três categorias: dimensões da sobredotação; sinalização e intervenção; e legislação. Deste modo, os resultados das três categorias indicam que existem mais estudos nos últimos cinco anos alusivos à primeira categoria, especificamente às dimensões da sobredotação, em comparação com as categorias de sinalização e intervenção e, legislação. Concretiza-se a sistematização de implicações e sugestões futuras para a investigação e para a intervenção psicológica em contextos educativos com estudantes sobredotados e com as suas famílias.
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