As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/84 |
Resumo: | Esta dissertação pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista e vivida nas escolas portuguesas, quer pelos professores, quer pelos alunos. Com esta análise tivemos como primordial estabelecer a relação entre a educação escolar e a diversidade cultural existentes na escola actual, no intuito de contribuir para uma melhor reflexão e compreensão do fenómeno da diversidade cultural na sala de aula e procurar que este espaço seja uma realidade permanente. Todavia, constatamos que factores sociais, económicos e culturais, quer de âmbito nacional, quer internacional, podem constituir um obstáculo e uma condicionante à viabilidade de uma escola que se quer democrática e, simultaneamente, capaz de aceitar e valorizar a diversidade. Privilegiando a análise dos inquéritos, a primeira hipótese de investigação - A diversidade cultural influência o sucesso escolar dos alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico - sugere-nos a preocupação em verificar se, na verdade, os alunos com culturas diversas, estariam aptos a obter o sucesso educativo desejado. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário, permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Acabamos por concluir pela emergência de um processo que facilite a integração total da diversidade cultural existente na escola portuguesa, para que não existam diferenças trabalhando-se, assim, na promoção do sucesso dos alunos pertencentes a grupos minoritários e/ou desfavorecidos socialmente. |
id |
RCAP_42f6acc514782537ea0cdeb60ec730ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/84 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes.Educação multiculturalEducaçãoDiversidade culturalTMEEsta dissertação pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista e vivida nas escolas portuguesas, quer pelos professores, quer pelos alunos. Com esta análise tivemos como primordial estabelecer a relação entre a educação escolar e a diversidade cultural existentes na escola actual, no intuito de contribuir para uma melhor reflexão e compreensão do fenómeno da diversidade cultural na sala de aula e procurar que este espaço seja uma realidade permanente. Todavia, constatamos que factores sociais, económicos e culturais, quer de âmbito nacional, quer internacional, podem constituir um obstáculo e uma condicionante à viabilidade de uma escola que se quer democrática e, simultaneamente, capaz de aceitar e valorizar a diversidade. Privilegiando a análise dos inquéritos, a primeira hipótese de investigação - A diversidade cultural influência o sucesso escolar dos alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico - sugere-nos a preocupação em verificar se, na verdade, os alunos com culturas diversas, estariam aptos a obter o sucesso educativo desejado. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário, permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Acabamos por concluir pela emergência de um processo que facilite a integração total da diversidade cultural existente na escola portuguesa, para que não existam diferenças trabalhando-se, assim, na promoção do sucesso dos alunos pertencentes a grupos minoritários e/ou desfavorecidos socialmente.2009-05-18T17:21:23Z2013-08-14T17:59:56Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/84porCota: TME 343Pinto, Sónia Rosa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:20ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
title |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
spellingShingle |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. Pinto, Sónia Rosa Ferreira Educação multicultural Educação Diversidade cultural TME |
title_short |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
title_full |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
title_fullStr |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
title_full_unstemmed |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
title_sort |
As representações dos professores no diálogo de culturas nas escolas: estudo de caso: os professores do 1º ciclo de um agrupamento de escola do concelho de Paredes. |
author |
Pinto, Sónia Rosa Ferreira |
author_facet |
Pinto, Sónia Rosa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Sónia Rosa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação multicultural Educação Diversidade cultural TME |
topic |
Educação multicultural Educação Diversidade cultural TME |
description |
Esta dissertação pretende analisar a forma como a Educação Multicultural é vista e vivida nas escolas portuguesas, quer pelos professores, quer pelos alunos. Com esta análise tivemos como primordial estabelecer a relação entre a educação escolar e a diversidade cultural existentes na escola actual, no intuito de contribuir para uma melhor reflexão e compreensão do fenómeno da diversidade cultural na sala de aula e procurar que este espaço seja uma realidade permanente. Todavia, constatamos que factores sociais, económicos e culturais, quer de âmbito nacional, quer internacional, podem constituir um obstáculo e uma condicionante à viabilidade de uma escola que se quer democrática e, simultaneamente, capaz de aceitar e valorizar a diversidade. Privilegiando a análise dos inquéritos, a primeira hipótese de investigação - A diversidade cultural influência o sucesso escolar dos alunos que frequentam o 1º ciclo do Ensino Básico - sugere-nos a preocupação em verificar se, na verdade, os alunos com culturas diversas, estariam aptos a obter o sucesso educativo desejado. A análise da informação recolhida através do inquérito por questionário, permitiu-nos desocultar a forma como a diversidade é vivida nas nossas escolas, onde se pretende que seja implementado um processo de valorização das diferentes realidades sociais e culturais aí existentes. Acabamos por concluir pela emergência de um processo que facilite a integração total da diversidade cultural existente na escola portuguesa, para que não existam diferenças trabalhando-se, assim, na promoção do sucesso dos alunos pertencentes a grupos minoritários e/ou desfavorecidos socialmente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2009-05-18T17:21:23Z 2013-08-14T17:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/84 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/84 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302545709924352 |