Kahoot! Em Ensino à Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.20990
Resumo: Ao repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente.
id RCAP_42fbac59d14ba3e8802c59f4890d9af9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Kahoot! Em Ensino à DistânciaArtigosAo repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente.When rethinking teaching strategies, aiming to adapt them to distance learning, implemented after educational establishments closure, due to the COVID-19 pandemic, we considered it essential to develop activities that contribute to a meaningful learning and also providing pleasant moments. Confident in the benefits of gamification, we developed a formative assessment activity, using Kahoot!, addressing the rational numbers, within the scope of a ​​Fundamentals of Mathematics course, of a Primary education teacher training degree. The students' responses, for the quiz, reveal that students have difficulties in the study of fractions. Regarding the reactions to the activity, we found high levels on students' motivation and commitment. However, we detected a lower level of competitiveness, when compared to what we witnessed on other occasions, in face-to-face learning.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20990por1646-2335Santos, CarlaDias, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.056555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Kahoot! Em Ensino à Distância
title Kahoot! Em Ensino à Distância
spellingShingle Kahoot! Em Ensino à Distância
Santos, Carla
Artigos
title_short Kahoot! Em Ensino à Distância
title_full Kahoot! Em Ensino à Distância
title_fullStr Kahoot! Em Ensino à Distância
title_full_unstemmed Kahoot! Em Ensino à Distância
title_sort Kahoot! Em Ensino à Distância
author Santos, Carla
author_facet Santos, Carla
Dias, Cristina
author_role author
author2 Dias, Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla
Dias, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Ao repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.20990
url https://doi.org/10.25755/int.20990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950806798336