Kahoot! Em Ensino à Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.20990 |
Resumo: | Ao repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente. |
id |
RCAP_42fbac59d14ba3e8802c59f4890d9af9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Kahoot! Em Ensino à DistânciaArtigosAo repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente.When rethinking teaching strategies, aiming to adapt them to distance learning, implemented after educational establishments closure, due to the COVID-19 pandemic, we considered it essential to develop activities that contribute to a meaningful learning and also providing pleasant moments. Confident in the benefits of gamification, we developed a formative assessment activity, using Kahoot!, addressing the rational numbers, within the scope of a Fundamentals of Mathematics course, of a Primary education teacher training degree. The students' responses, for the quiz, reveal that students have difficulties in the study of fractions. Regarding the reactions to the activity, we found high levels on students' motivation and commitment. However, we detected a lower level of competitiveness, when compared to what we witnessed on other occasions, in face-to-face learning.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2020-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.20990por1646-2335Santos, CarlaDias, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:48Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:00.056555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
title |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
spellingShingle |
Kahoot! Em Ensino à Distância Santos, Carla Artigos |
title_short |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
title_full |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
title_fullStr |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
title_full_unstemmed |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
title_sort |
Kahoot! Em Ensino à Distância |
author |
Santos, Carla |
author_facet |
Santos, Carla Dias, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carla Dias, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Ao repensarmos as estratégias de ensino para adequação à modalidade de ensino à distância, implementada após o encerramento dos estabelecimentos de ensino, devido à pandemia por COVID-19, considerámos essencial desenvolver atividades que contribuíssem para uma aprendizagem significativa e que, ao mesmo tempo, proporcionassem momentos prazerosos. Crentes nos benefícios da gamificação, desenvolvemos uma atividade de avaliação formativa, com recurso ao Kahoot!, visando o estudo dos números racionais, no âmbito de uma unidade curricular na área dos Fundamentos da Matemática, de uma licenciatura na área da formação de professores. Os resultados obtidos, através das respostas dos alunos às questões do quiz, revelam que os alunos possuem dificuldades em vários domínios envolvendo frações. Quanto às reações dos alunos à atividade, estes manifestaram grande motivação e empenho. Detetámos, no entanto, um nível inferior de competitividade, quando comparado com o que testemunhámos noutras ocasiões, em que a atividade é realizada presencialmente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.20990 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.20990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950806798336 |