Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Diana João da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24617
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.
id RCAP_4314bf23ef7d53a0a145863b6e1e642b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanentePrática de ensino supervisionadaSupervisão pedagógicaTransversalidade da Língua PortuguesaCompreensão na leituraSupervised teaching practicePedagogical supervisionTransversality of the Portuguese LanguageReading ComprehensionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.This Internship Report (RE), with the title From scribbles in pencil to the (almost) permanent pen, appears within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Teaching Practice, integrated into the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, as one of the assessment elements and mandatory passport for the admission of the master's student to the public test that corresponds to the last requirement for obtaining the Master's degree and legal qualification for teaching in the 1st cycle and in the indicated disciplinary areas of the 2nd cycle. This report is a reflection of the path of personal enrichment and professional learning, in which the master's student, throughout her training, had the opportunity to scribble, draw contours and sketches in pencil until the moment that pencil gave way to the pen, always guided by the maxim that characterizes it – the desire to grow and learn more. To achieve this, a critical, reflective and investigative attitude guided his pedagogical practice in carrying out his didactic interventions in the classroom, contextualized and articulated between the two cycles and between content/disciplinary areas. Therefore, this report seeks to expose planned and executed activities that reflect the work carried out throughout the academic year, guided by the methodological principles of each area, within the scope of Pedagogical Supervision. Finally, and framing the research component of which the teacher's work is part, we intend to present a design of the research project that focuses on the transversality of the Portuguese Language and its importance, in conjunction with the development of language skills. reading, for success in other curricular areas.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, José António Ribeiro daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Diana João da Cunha2024-01-22T19:45:35Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24617TID:203476816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:47.861793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
title Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
spellingShingle Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
Ribeiro, Diana João da Cunha
Prática de ensino supervisionada
Supervisão pedagógica
Transversalidade da Língua Portuguesa
Compreensão na leitura
Supervised teaching practice
Pedagogical supervision
Transversality of the Portuguese Language
Reading Comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
title_full Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
title_fullStr Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
title_full_unstemmed Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
title_sort Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente
author Ribeiro, Diana João da Cunha
author_facet Ribeiro, Diana João da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, José António Ribeiro da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Diana João da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Supervisão pedagógica
Transversalidade da Língua Portuguesa
Compreensão na leitura
Supervised teaching practice
Pedagogical supervision
Transversality of the Portuguese Language
Reading Comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Supervisão pedagógica
Transversalidade da Língua Portuguesa
Compreensão na leitura
Supervised teaching practice
Pedagogical supervision
Transversality of the Portuguese Language
Reading Comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio (RE), com o título Dos rabiscos a lápis à caneta (quase) permanente: os caminhos da formação do professor de 1.º e 2.º CEB, surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um dos elementos de avaliação e passaporte obrigatório para a admissão da mestranda à prova pública que corresponde ao último requisito para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas indicadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório é o reflexo do caminho de enriquecimento pessoal e aprendizagem profissional, no qual a mestranda, ao longo do seu percurso formativo, teve a oportunidade de rabiscar, traçar contornos e esboços a lápis até ao momento em que esse lápis deu lugar à caneta, sempre orientada pela máxima que a caracteriza – a vontade de crescer e aprender mais. Para a sua concretização, a atitude crítica, reflexiva e investigativa norteou a sua prática pedagógica na realização das suas intervenções didáticas em sala de aula, contextualizadas e articuladas entre os dois ciclos e entre áreas de conteúdo/disciplinares. Assim, neste relatório procura-se expor atividades planificadas e executadas que espelham o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, orientado pelos princípios metodológicos de cada área, no âmbito da Supervisão Pedagógica. Por fim, e enquadrando a componente de investigação de que faz parte o trabalho do professor, pretende-se apresentar um desenho do projeto de investigação que se debruça sobre a transversalidade da Língua Portuguesa e a sua importância, em articulação com o desenvolvimento de competências de leitura, para o sucesso em outras áreas curriculares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-22T19:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24617
TID:203476816
url http://hdl.handle.net/10400.22/24617
identifier_str_mv TID:203476816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055594250240