Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marisa Isabel Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16506
Resumo: O presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens.
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