A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1796
Resumo: Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_88ebea75181d7df718b46cb92e887a59
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de casoportuguêsmatemáticaproblemas matemáticosleituraescritacomunicaçãocompreensãotransversalidadearticulaçãotransversalityarticulationcomprehensionwritingcommunicationreadingmathematical problemsportuguesemathematicsRelatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEste estudo versa sobre a relação entre o Português e a Matemática, em particular na resolução de problemas matemáticos, sendo nossa intenção demonstrar que a (in)compreensão dos enunciados escritos influencia a consecução de uma estratégia de resolução adequada. As dificuldades de interpretação atenuam-se através de uma aprendizagem articulada do Português com a Matemática. A metodologia desta investigação é de natureza qualitativa e os dados apresentados resultam da prática letiva, decorrendo este estudo na própria prática. Os resultados obtidos confirmam a importância da compreensão adequada do Português na resolução dos problemas matemáticos e permitem demonstrar que os participantes têm a consciência da influência da língua na aprendizagem da Matemática. Verificou-se uma melhoria na capacidade de compreensão dos enunciados escritos, através da inclusão na prática pedagógica da resolução de problemas e da leitura e análise de textos matemáticos.The present report was elaborated in the scope of the teaching practice of the Master in Education of 1st and 2nd Cycles of Basic Education. This document reflects and describes the apprenticeship fulfilled in educational context. The developed study emerged from the same context, focusing, only, in the 2nd Cycle of Education. This study addresses the relationship between scholar disciplines of Portuguese and Mathematics, in particular, solving Mathematical problems and exercises, being that, it is our intention to demonstrate that not being able to understand the mathematical problem statements has a direct influence in putting together a solving strategy. An articulated approach to these two disciplines helped to lessen mathematical problem solving. The applied method is of a quantitative nature and the present results are a reflection of the teaching – learning activity. The obtained results measure the importance of language knowledge (Portuguese) in mathematical problem solving, demonstrating that subjects are aware of language influence in the mathematical learning process. We verified an improvement in understanding mathematical problem statements by including language development tasks (text analysis and reading) in the teaching process.Teixeira, MadalenaLima-Hernandes, Maria CéliaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAntunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins2017-08-09T09:51:42Z2017-04-052017-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1796TID:201693860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:01Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:59.940818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
title A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
spellingShingle A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins
português
matemática
problemas matemáticos
leitura
escrita
comunicação
compreensão
transversalidade
articulação
transversality
articulation
comprehension
writing
communication
reading
mathematical problems
portuguese
mathematics
title_short A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
title_full A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
title_fullStr A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
title_sort A importância do português na resolução de problemas Matemáticos - um estudo de caso
author Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins
author_facet Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Madalena
Lima-Hernandes, Maria Célia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Diana Vanessa Machado de Oliveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv português
matemática
problemas matemáticos
leitura
escrita
comunicação
compreensão
transversalidade
articulação
transversality
articulation
comprehension
writing
communication
reading
mathematical problems
portuguese
mathematics
topic português
matemática
problemas matemáticos
leitura
escrita
comunicação
compreensão
transversalidade
articulação
transversality
articulation
comprehension
writing
communication
reading
mathematical problems
portuguese
mathematics
description Relatório final apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-09T09:51:42Z
2017-04-05
2017-04-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1796
TID:201693860
url http://hdl.handle.net/10400.15/1796
identifier_str_mv TID:201693860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029847515136