Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006 |
Resumo: | A significativa intervenção dos feminismos na identificação e na desconstrução das práticas sociais ainda dominantes, logo, na emersão de novas perspetivas de mudança, sempre foram obscurecidos e negligenciados, se não mesmo tornados ausentes, no debate com o grande público. Dado o impacto da nova linguagem mediática em torno dos feminismos parece-nos importante o exercício de passar em revista como os constructos neoliberais dos feminismos, sobretudo apropriados pelos veículos de comunicação social, podem ser observados e interpretados como um fenómeno social que envolve, no seu modus operandi, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade marcadamente patriarcal. É o que se pretende fazer no presente artigo. |
id |
RCAP_431f062fc5986cc300302bbfa7f3ebfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2183-54622017000100006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismosNeoliberalismoFeminismosMedia e IdentidadeA significativa intervenção dos feminismos na identificação e na desconstrução das práticas sociais ainda dominantes, logo, na emersão de novas perspetivas de mudança, sempre foram obscurecidos e negligenciados, se não mesmo tornados ausentes, no debate com o grande público. Dado o impacto da nova linguagem mediática em torno dos feminismos parece-nos importante o exercício de passar em revista como os constructos neoliberais dos feminismos, sobretudo apropriados pelos veículos de comunicação social, podem ser observados e interpretados como um fenómeno social que envolve, no seu modus operandi, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade marcadamente patriarcal. É o que se pretende fazer no presente artigo.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006Media & Jornalismo v.17 n.30 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006Mello Souza,Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:41Zoai:scielo:S2183-54622017000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:05.950732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
title |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
spellingShingle |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos Mello Souza,Juliana Neoliberalismo Feminismos Media e Identidade |
title_short |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
title_full |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
title_fullStr |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
title_full_unstemmed |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
title_sort |
Feminina e não feminista: a construção mediática do backlash, do consumo e dos pós-feminismos |
author |
Mello Souza,Juliana |
author_facet |
Mello Souza,Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello Souza,Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo Feminismos Media e Identidade |
topic |
Neoliberalismo Feminismos Media e Identidade |
description |
A significativa intervenção dos feminismos na identificação e na desconstrução das práticas sociais ainda dominantes, logo, na emersão de novas perspetivas de mudança, sempre foram obscurecidos e negligenciados, se não mesmo tornados ausentes, no debate com o grande público. Dado o impacto da nova linguagem mediática em torno dos feminismos parece-nos importante o exercício de passar em revista como os constructos neoliberais dos feminismos, sobretudo apropriados pelos veículos de comunicação social, podem ser observados e interpretados como um fenómeno social que envolve, no seu modus operandi, tanto as estruturas de controlo/poder como as lógicas identitárias de uma sociedade marcadamente patriarcal. É o que se pretende fazer no presente artigo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622017000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Media & Jornalismo v.17 n.30 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137398218555392 |