Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Paulo Sérgio da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10786
Resumo: Prática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics.
id RCAP_4330e8e934bb3e44e0e25482c0c5cfbd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologiasFerramentas/facilitadores da aprendizagem matemáticaTICComputadorSoftware geogebraQuadro interativoCalculadora gráficaPrática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics.Universidade de Évora2014-03-07T13:01:04Z2014-03-072013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10786http://hdl.handle.net/10174/10786TID:201243741pormacpasero@hotmail.com672Rocha, Paulo Sérgio da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:37.892512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
title Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
spellingShingle Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
Rocha, Paulo Sérgio da Silva
Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática
TIC
Computador
Software geogebra
Quadro interativo
Calculadora gráfica
title_short Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
title_full Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
title_fullStr Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
title_full_unstemmed Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
title_sort Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
author Rocha, Paulo Sérgio da Silva
author_facet Rocha, Paulo Sérgio da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Paulo Sérgio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática
TIC
Computador
Software geogebra
Quadro interativo
Calculadora gráfica
topic Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática
TIC
Computador
Software geogebra
Quadro interativo
Calculadora gráfica
description Prática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-07T13:01:04Z
2014-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10786
http://hdl.handle.net/10174/10786
TID:201243741
url http://hdl.handle.net/10174/10786
identifier_str_mv TID:201243741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv macpasero@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530555469824