Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10786 |
Resumo: | Prática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics. |
id |
RCAP_4330e8e934bb3e44e0e25482c0c5cfbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologiasFerramentas/facilitadores da aprendizagem matemáticaTICComputadorSoftware geogebraQuadro interativoCalculadora gráficaPrática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics.Universidade de Évora2014-03-07T13:01:04Z2014-03-072013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10786http://hdl.handle.net/10174/10786TID:201243741pormacpasero@hotmail.com672Rocha, Paulo Sérgio da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:37.892512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
title |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
spellingShingle |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias Rocha, Paulo Sérgio da Silva Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática TIC Computador Software geogebra Quadro interativo Calculadora gráfica |
title_short |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
title_full |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
title_fullStr |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
title_sort |
Prática de ensino da matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias |
author |
Rocha, Paulo Sérgio da Silva |
author_facet |
Rocha, Paulo Sérgio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Paulo Sérgio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática TIC Computador Software geogebra Quadro interativo Calculadora gráfica |
topic |
Ferramentas/facilitadores da aprendizagem matemática TIC Computador Software geogebra Quadro interativo Calculadora gráfica |
description |
Prática de ensino da Matemática no 3º ciclo e secundário: contributo das tecnologias O presente relatório tem como objetivo principal descrever o meu ano de frequência da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos e Secundária de Cunha Rivara, a experiência adquirida, e a reflexão geral que faço sobre a minha evolução profissional. Inclui, também uma análise e reflexão sobre a minha experiência com a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que introduzi nas minhas aulas, nomeadamente o computador, o quadro interativo, a calculadora gráfica, o software GeoGebra. Foi minha intenção compreender se estas tecnologias, foram ou não facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, e qual a sua influência, quer na aprendizagem dos alunos, quer na minha atuação como professor, e ainda como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional como candidato a professor de Matemática; ### Abstract: Supervised Teaching Practice of Master’s degree on Mathematics Teaching to 3rd Cycle and Secondary School: The contribution of technology This report has as main objective to describe my experience in Supervised Teaching Practice (PES), at the Basic School of the 2nd and 3rd cycles and Secondary Cunha Rivara, in Arraiolos, and to reflect on my global professional evolution. It also includes an analysis and reflection of my experience with the use of information and communication technologies (ICT), which I introduced in my classes, especially the computer, interactive whiteboard, the graphing calculator and the software GeoGebra. It was my intention to understand if these technologies were enabling or not the process of teaching and learning, and what was their influence, either on student learning and in my work as a teacher, as well as they contributed to my professional development as prospective teacher of Mathematics. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-07T13:01:04Z 2014-03-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10786 http://hdl.handle.net/10174/10786 TID:201243741 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10786 |
identifier_str_mv |
TID:201243741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
macpasero@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136530555469824 |