O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Mariana Leal de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18370
Resumo: O presente relatório centra-se na temática da interação entre as crianças e a sua relação com o espaço interior na educação pré-escolar, sendo, portanto, objeto de estudo o espaço como promotor de interações entre as crianças. Neste sentido, entendemos por interação a participação dos indivíduos em atividades conjuntas, existindo trocas sociais através de estímulos e respostas, destacando a influência do espaço nesta ação. No estudo foram envolvidas vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O registo dos dados foi executado através da descrição das observações e, posteriormente, realizada uma análise qualitativa e interpretativa. Através desta abordagem e, tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que a área do espaço interior que promove maior número de interações é a manta e o tipo de interação que mais ocorre nas diversas áreas é a colaboração concordante.
id RCAP_4334bcab71a5097462d69d6ec4453fa3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18370
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolarInteracção entre paresOrganização do espaçoEducação das criançasComportamento lúdico infantilEducação pré-escolarO presente relatório centra-se na temática da interação entre as crianças e a sua relação com o espaço interior na educação pré-escolar, sendo, portanto, objeto de estudo o espaço como promotor de interações entre as crianças. Neste sentido, entendemos por interação a participação dos indivíduos em atividades conjuntas, existindo trocas sociais através de estímulos e respostas, destacando a influência do espaço nesta ação. No estudo foram envolvidas vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O registo dos dados foi executado através da descrição das observações e, posteriormente, realizada uma análise qualitativa e interpretativa. Através desta abordagem e, tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que a área do espaço interior que promove maior número de interações é a manta e o tipo de interação que mais ocorre nas diversas áreas é a colaboração concordante.This report focuses on the issue of interactions between children and their relationship with space in preschool education, is therefore an object of study space as promoter interactions among children. In this sense, we understand by interactions individuals’ participation in joint activities, existing social exchanges through stimuli and responses, highlighting the influence of space in this action. To do so, they were involved twenty two children, aged three and five years. The recording of data was performed by describing the observations and subsequently performed a qualitative and interpretative analysis. Through this approach, taking into account the results obtained, we conclude that the area of the inner space cause greater number of interactions is that the blanket and the type of interaction that occurs over the various areas is concordant collaboration.Universidade de Aveiro2017-09-22T10:19:37Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18370TID:201585634porPinho, Mariana Leal de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:52Zoai:ria.ua.pt:10773/18370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:06.671699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
title O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
spellingShingle O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
Pinho, Mariana Leal de Sousa
Interacção entre pares
Organização do espaço
Educação das crianças
Comportamento lúdico infantil
Educação pré-escolar
title_short O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
title_full O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
title_fullStr O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
title_sort O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
author Pinho, Mariana Leal de Sousa
author_facet Pinho, Mariana Leal de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Mariana Leal de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Interacção entre pares
Organização do espaço
Educação das crianças
Comportamento lúdico infantil
Educação pré-escolar
topic Interacção entre pares
Organização do espaço
Educação das crianças
Comportamento lúdico infantil
Educação pré-escolar
description O presente relatório centra-se na temática da interação entre as crianças e a sua relação com o espaço interior na educação pré-escolar, sendo, portanto, objeto de estudo o espaço como promotor de interações entre as crianças. Neste sentido, entendemos por interação a participação dos indivíduos em atividades conjuntas, existindo trocas sociais através de estímulos e respostas, destacando a influência do espaço nesta ação. No estudo foram envolvidas vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O registo dos dados foi executado através da descrição das observações e, posteriormente, realizada uma análise qualitativa e interpretativa. Através desta abordagem e, tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que a área do espaço interior que promove maior número de interações é a manta e o tipo de interação que mais ocorre nas diversas áreas é a colaboração concordante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-09-22T10:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18370
TID:201585634
url http://hdl.handle.net/10773/18370
identifier_str_mv TID:201585634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137582278246400