Relação entre a utilização excessiva de videojogos, agressividade e regulação emocional numa amostra de adolescentes e adultos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tânia Cristina Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40304
Resumo: Introdução: A utilização excessiva de videojogos foi reconhecida como um comportamento que surge no contexto da adição à internet. Tem sido descrita na literatura como o uso persistente e recorrente de jogos online/offline, sobrepondo­se aos restantes interesses e atividades diárias, surgindo frequentemente relacionada com a agressividade e a regulação emocional. Método: Neste contexto, a presente investigação pretende estudar a relação entre a Utilização Excessiva de Videojogos, a Agressividade e a Regulação Emocional. Este estudo foi aplicado numa amostra de 190 sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos e os 22 e os 40 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Transtorno de Videojogos (versão reduzida), o Questionário de Agressividade de Buss­ Perry e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional. Resultados: Confirmou­se que o Transtorno de Videojogos se correlaciona positiva e estatisticamente com a Agressividade e a Regulação Emocional. Não se verificaram diferenças significativas na escala de Transtorno de Videojogos em função do sexo, apesar de as pontuações médias terem sido superiores no sexo masculino. Verificou­se ainda uma percentagem mais elevada no Transtorno de Videojogos em adolescentes. Estes resultados dão­nos conta da relação existente entre a escala de Transtorno de Videojogos, a Agressividade e a Regulação Emocional.
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spelling Relação entre a utilização excessiva de videojogos, agressividade e regulação emocional numa amostra de adolescentes e adultos portuguesesVideojogosAgressividadeRegulação emocionalAdolescentesAdultosVideo gamesAggressivenessEmotional regulationTeenagersAdultsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaIntrodução: A utilização excessiva de videojogos foi reconhecida como um comportamento que surge no contexto da adição à internet. Tem sido descrita na literatura como o uso persistente e recorrente de jogos online/offline, sobrepondo­se aos restantes interesses e atividades diárias, surgindo frequentemente relacionada com a agressividade e a regulação emocional. Método: Neste contexto, a presente investigação pretende estudar a relação entre a Utilização Excessiva de Videojogos, a Agressividade e a Regulação Emocional. Este estudo foi aplicado numa amostra de 190 sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos e os 22 e os 40 anos. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Transtorno de Videojogos (versão reduzida), o Questionário de Agressividade de Buss­ Perry e a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional. Resultados: Confirmou­se que o Transtorno de Videojogos se correlaciona positiva e estatisticamente com a Agressividade e a Regulação Emocional. Não se verificaram diferenças significativas na escala de Transtorno de Videojogos em função do sexo, apesar de as pontuações médias terem sido superiores no sexo masculino. Verificou­se ainda uma percentagem mais elevada no Transtorno de Videojogos em adolescentes. Estes resultados dão­nos conta da relação existente entre a escala de Transtorno de Videojogos, a Agressividade e a Regulação Emocional.Introduction: The excessive use of video games was recognized as a behavior that arises in the context of internet addiction. It has been described in the literature as the persistent and recurrent use of online/offline games, overlapping the other daily interests and activities, often arising related to aggressiveness and emotional regulation. Method: In this context, the present investigation aims to study the relationship between video game disorder, aggressiveness, and emotional regulation. This study will be applied to a sample of 190 subjects aged between 18 and 21 years and 22 and 40 years. The instruments used were the Internet Gaming Disorder Scale (short form), the Buss­Perry Aggressiveness Questionnaire and the Difficulties in Emotion Regulation Scale. Results: It was confirmed that video game disorder correlates positively and statistically with aggressiveness and emotional regulation. There were no significant differences in the video game disorder scale as a function of gender, although the mean scores were higher in males. There was also a higher percentage in Video Game Disorder in adolescents. These results give us an account of the relationship between the Video Game Disorder scale, Aggressiveness and Emotional Regulation.Maia, Berta Maria Marinho RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Tânia Cristina Azevedo2023-02-22T08:33:06Z2023-02-012022-102023-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40304TID:203219317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:00.906435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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