O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3398 |
Resumo: | Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo. |
id |
RCAP_435fe968520ffa829b81f84e477f8b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3398 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafiose-LearningCurrículoModelos de e-learningInvestigação do Design CurricularInvestigação do Design EducacionalInvestigação de DesenvolvimentoEnsino à DistânciaEnsino SuperiorMAPEEste artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.Escola Superior de Educação de Lisboa - IPLRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2015-03-27T16:40:09Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3398porSousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. "Da Investigação às Práticas", 5(1), 79-97.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:25Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:58.721126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
title |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
spellingShingle |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios Sousa, Francisco e-Learning Currículo Modelos de e-learning Investigação do Design Curricular Investigação do Design Educacional Investigação de Desenvolvimento Ensino à Distância Ensino Superior MAPE |
title_short |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
title_full |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
title_fullStr |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
title_sort |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios |
author |
Sousa, Francisco |
author_facet |
Sousa, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-Learning Currículo Modelos de e-learning Investigação do Design Curricular Investigação do Design Educacional Investigação de Desenvolvimento Ensino à Distância Ensino Superior MAPE |
topic |
e-Learning Currículo Modelos de e-learning Investigação do Design Curricular Investigação do Design Educacional Investigação de Desenvolvimento Ensino à Distância Ensino Superior MAPE |
description |
Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27T16:40:09Z 2015-03 2015-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3398 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. "Da Investigação às Práticas", 5(1), 79-97. 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130710766780416 |