O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Francisco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3398
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.
id RCAP_435fe968520ffa829b81f84e477f8b7d
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3398
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafiose-LearningCurrículoModelos de e-learningInvestigação do Design CurricularInvestigação do Design EducacionalInvestigação de DesenvolvimentoEnsino à DistânciaEnsino SuperiorMAPEEste artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.Escola Superior de Educação de Lisboa - IPLRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Francisco2015-03-27T16:40:09Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3398porSousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. "Da Investigação às Práticas", 5(1), 79-97.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:25Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:58.721126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
title O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
spellingShingle O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
Sousa, Francisco
e-Learning
Currículo
Modelos de e-learning
Investigação do Design Curricular
Investigação do Design Educacional
Investigação de Desenvolvimento
Ensino à Distância
Ensino Superior
MAPE
title_short O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
title_full O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
title_fullStr O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
title_full_unstemmed O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
title_sort O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning : progressos e desafios
author Sousa, Francisco
author_facet Sousa, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv e-Learning
Currículo
Modelos de e-learning
Investigação do Design Curricular
Investigação do Design Educacional
Investigação de Desenvolvimento
Ensino à Distância
Ensino Superior
MAPE
topic e-Learning
Currículo
Modelos de e-learning
Investigação do Design Curricular
Investigação do Design Educacional
Investigação de Desenvolvimento
Ensino à Distância
Ensino Superior
MAPE
description Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-27T16:40:09Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3398
url http://hdl.handle.net/10400.3/3398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. "Da Investigação às Práticas", 5(1), 79-97.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710766780416