O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4421 |
Resumo: | Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo. |
id |
RCAP_c8cb31525b54c68fda5d14c5044d4b2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4421 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafiose-learningCurrículoEnsino a distânciaInvestigação do design curricularCurriculumDistance learningCurriculum design researchEnseignement à distanceRecherche sur le dessin curriculaireEste artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.Abstract This paper reports the development of a model for virtual learning at the University of the Azores. After being used for teaching Curriculum Theory and Development through e-learning and b-learning, the model was, in the academic year 2014/15, extended to other courses. Besides describing the model and explaining its evolution, the article emphasizes its adoption in the specific context of a course whose online component was taught under especially challenging circumstances. Accordingly, it explains how the experience has been evaluated, discusses the outcomes of the evaluation and suggests guidelines for improvement. Such evaluation has been integrated into a process of curriculum design research – the methodology that has been used to study the development of the model.Résumé Cet article rapporte le développement d'un modèle d'enseignement virtuel en cours à l' Université des Açores. Après avoir été adopté dans la discipline de Théorie et Développement Curriculaire, le modèle a été, pour l'année scolaire 2014/15, étendu à d'autres disciplines. En plus de décrire le modèle et expliquer son évolution, l'article met en évidence son adoption dans le contexte particulier d'une discipline dont la composante en ligne a été enseignée dans des circonstances particulièrement difficiles. Donc, l‟article explique le processus d'évaluation de l'expérience, examine les résultats de l'évaluation et propose des lignes directrices pour l'amélioration. Cette évaluation fait partie d'un processus de recherche sur le dessin curriculaire – la méthodologie qui a été utilisée pour étudier le développement du modèle.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFrancisco, Sousa2015-04-08T13:46:18Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4421porSousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, 5(I), 79 – 97.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:52.312289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
title |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
spellingShingle |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios Francisco, Sousa e-learning Currículo Ensino a distância Investigação do design curricular Curriculum Distance learning Curriculum design research Enseignement à distance Recherche sur le dessin curriculaire |
title_short |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
title_full |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
title_fullStr |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
title_sort |
O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios |
author |
Francisco, Sousa |
author_facet |
Francisco, Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-learning Currículo Ensino a distância Investigação do design curricular Curriculum Distance learning Curriculum design research Enseignement à distance Recherche sur le dessin curriculaire |
topic |
e-learning Currículo Ensino a distância Investigação do design curricular Curriculum Distance learning Curriculum design research Enseignement à distance Recherche sur le dessin curriculaire |
description |
Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-08T13:46:18Z 2015-03 2015-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4421 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, 5(I), 79 – 97. 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133395800817664 |