O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4421
Resumo: Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.
id RCAP_c8cb31525b54c68fda5d14c5044d4b2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafiose-learningCurrículoEnsino a distânciaInvestigação do design curricularCurriculumDistance learningCurriculum design researchEnseignement à distanceRecherche sur le dessin curriculaireEste artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.Abstract This paper reports the development of a model for virtual learning at the University of the Azores. After being used for teaching Curriculum Theory and Development through e-learning and b-learning, the model was, in the academic year 2014/15, extended to other courses. Besides describing the model and explaining its evolution, the article emphasizes its adoption in the specific context of a course whose online component was taught under especially challenging circumstances. Accordingly, it explains how the experience has been evaluated, discusses the outcomes of the evaluation and suggests guidelines for improvement. Such evaluation has been integrated into a process of curriculum design research – the methodology that has been used to study the development of the model.Résumé Cet article rapporte le développement d'un modèle d'enseignement virtuel en cours à l' Université des Açores. Après avoir été adopté dans la discipline de Théorie et Développement Curriculaire, le modèle a été, pour l'année scolaire 2014/15, étendu à d'autres disciplines. En plus de décrire le modèle et expliquer son évolution, l'article met en évidence son adoption dans le contexte particulier d'une discipline dont la composante en ligne a été enseignée dans des circonstances particulièrement difficiles. Donc, l‟article explique le processus d'évaluation de l'expérience, examine les résultats de l'évaluation et propose des lignes directrices pour l'amélioration. Cette évaluation fait partie d'un processus de recherche sur le dessin curriculaire – la méthodologie qui a été utilisée pour étudier le développement du modèle.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLFrancisco, Sousa2015-04-08T13:46:18Z2015-032015-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4421porSousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, 5(I), 79 – 97.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:52.312289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
title O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
spellingShingle O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
Francisco, Sousa
e-learning
Currículo
Ensino a distância
Investigação do design curricular
Curriculum
Distance learning
Curriculum design research
Enseignement à distance
Recherche sur le dessin curriculaire
title_short O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
title_full O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
title_fullStr O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
title_full_unstemmed O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
title_sort O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e - learning: progressos e desafios
author Francisco, Sousa
author_facet Francisco, Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
Currículo
Ensino a distância
Investigação do design curricular
Curriculum
Distance learning
Curriculum design research
Enseignement à distance
Recherche sur le dessin curriculaire
topic e-learning
Currículo
Ensino a distância
Investigação do design curricular
Curriculum
Distance learning
Curriculum design research
Enseignement à distance
Recherche sur le dessin curriculaire
description Este artigo relata o desenvolvimento de um modelo de ensino virtual em curso na Universidade dos Açores. Depois de ter sido adotado na lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning, o modelo foi, no ano académico de 2014/15, estendido à lecionação de outras disciplinas. Além de descrever o modelo e explicar a sua evolução, o artigo destaca a sua adoção no contexto particular de uma disciplina cuja componente online foi lecionada em circunstâncias especialmente desafiadoras. Neste sentido, explica o processo de avaliação da experiência, discute os seus resultados e sugere pistas de melhoria. Essa avaliação enquadra-se num processo de investigação do design curricular – a metodologia que tem sido usada para estudar o desenvolvimento do modelo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-08T13:46:18Z
2015-03
2015-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4421
url http://hdl.handle.net/10400.21/4421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, F. (2015). O desenvolvimento de um modelo de ensino virtual num contexto de investimento incipiente em e-learning: progressos e desafios. Da Investigação às Práticas, 5(I), 79 – 97.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133395800817664