O processo criativo na Empresa Gema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2805 |
Resumo: | As empresas comercializam produtos e prestam serviços, cujas características são muito semelhantes às dos seus concorrentes, nalguns casos. No entanto para que garantam a preferência do público devem ocupar um espaço distinto na mente do consumidor. A solução das empresas passa por transmitir constantemente mensagens publicitárias para que permaneçam na memória do público. No entanto a conquista de um espaço na sua mente deve conseguir-se através do cultivo de diferenças baseadas em conceitos, no intangível, que são associados às marcas em fase de comunicação. A Publicidade tem-se revelado cada vez menos eficaz. As mensagens publicitárias são ignoradas pelo consumidor e não são memorizadas. Isto deve-se ao controlo de conteúdos pelo consumidor, à saturação e à repetição de mensagens e técnicas dentro deste sector. A criação de um anúncio deve ser reformulada e realça-se neste Relatório de Estágio a necessidade de um melhor conhecimento acerca do público-alvo e dos meios que veiculam mensagens. Os conteúdos publicitários devem ser adequados às necessidades, preferências, tendências e conceitos seguidos e partilhados por determinados consumidores. A forma como as mensagens são construídas deve ainda ter em conta as especificidades do meio que integram. A empresa Gema, entidade onde decorreu este estágio curricular, garante que tem ideias criativas originais e que consegue diferenciar os seus clientes dos seus concorrentes. Contudo, na análise dos métodos utilizados pela Gema, constatamos existir o mesmo problema de grandes empresas como a MEO, Vodafone e ZON. Além de os produtos e serviços serem idênticos aos da concorrência, a comunicação acaba por também o ser. O motivo deve-se ao facto de as empresas se centrarem demasiado no que os concorrentes fazem, em vez de se centrarem na própria empresa; no seu público-alvo; e numa relação envolvente entre ambos. |
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O processo criativo na Empresa GemaComunicação estratégica - Estágio pedagógicoComunicação estratégica - Processo criativoComunicação estratégica - MarcaPublicidade - MensagemPublicidade - Público alvoPublicidade - Público alvo - EmpresaAs empresas comercializam produtos e prestam serviços, cujas características são muito semelhantes às dos seus concorrentes, nalguns casos. No entanto para que garantam a preferência do público devem ocupar um espaço distinto na mente do consumidor. A solução das empresas passa por transmitir constantemente mensagens publicitárias para que permaneçam na memória do público. No entanto a conquista de um espaço na sua mente deve conseguir-se através do cultivo de diferenças baseadas em conceitos, no intangível, que são associados às marcas em fase de comunicação. A Publicidade tem-se revelado cada vez menos eficaz. As mensagens publicitárias são ignoradas pelo consumidor e não são memorizadas. Isto deve-se ao controlo de conteúdos pelo consumidor, à saturação e à repetição de mensagens e técnicas dentro deste sector. A criação de um anúncio deve ser reformulada e realça-se neste Relatório de Estágio a necessidade de um melhor conhecimento acerca do público-alvo e dos meios que veiculam mensagens. Os conteúdos publicitários devem ser adequados às necessidades, preferências, tendências e conceitos seguidos e partilhados por determinados consumidores. A forma como as mensagens são construídas deve ainda ter em conta as especificidades do meio que integram. A empresa Gema, entidade onde decorreu este estágio curricular, garante que tem ideias criativas originais e que consegue diferenciar os seus clientes dos seus concorrentes. Contudo, na análise dos métodos utilizados pela Gema, constatamos existir o mesmo problema de grandes empresas como a MEO, Vodafone e ZON. Além de os produtos e serviços serem idênticos aos da concorrência, a comunicação acaba por também o ser. O motivo deve-se ao facto de as empresas se centrarem demasiado no que os concorrentes fazem, em vez de se centrarem na própria empresa; no seu público-alvo; e numa relação envolvente entre ambos.Companies sell products and provide services, whose characteristics are very similar to their competitors. However, to guarantee the prospect’s preference they should occupy a space in the consumer’s mind. The solution for some companies is to constantly transmit advertising messages to keep on the prospect memory. Although to conquer a space on their mind differences shall be promoted based on concepts and the intangible which can be linked to the brand on a communication stage. Advertising is each day less effective. Advertising messages are ignored by the consumer and not memorized. This is due to the contents control by the consumer, saturation and repetition of messages and techniques in this sector. The creation of an ad must be reformulated and it’s emphasized on this Internship Report the need for a better knowledge of the audience and the media conveying the messages. The advertising content has to be suitable for needs, preferences, trends and concepts shared and followed by some consumers. The way the messages are created should match the specific features of the medium at stake. Gema, the establishment hosting this internship, ensures that has creative and original ideas that can differentiate their clients from their competitors. Yet in the analysis of the methods used by Gema, one notices that they have the same problem of larger companies as MEO, Vodafone and ZON. In addition to identical goods and services, communication is also similar. The main reason is the fact that companies focus too much their attention on what competitors do, rather than focusing on the company itself; in its audience and in an engaging relation between both of them.Elias, Herlander AlvesuBibliorumRamos, André Filipe Pedrosa2014-12-16T14:23:11Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2805TID:201017911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:24.823451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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