O processo criativo na Empresa Gema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, André Filipe Pedrosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2805
Resumo: As empresas comercializam produtos e prestam serviços, cujas características são muito semelhantes às dos seus concorrentes, nalguns casos. No entanto para que garantam a preferência do público devem ocupar um espaço distinto na mente do consumidor. A solução das empresas passa por transmitir constantemente mensagens publicitárias para que permaneçam na memória do público. No entanto a conquista de um espaço na sua mente deve conseguir-se através do cultivo de diferenças baseadas em conceitos, no intangível, que são associados às marcas em fase de comunicação. A Publicidade tem-se revelado cada vez menos eficaz. As mensagens publicitárias são ignoradas pelo consumidor e não são memorizadas. Isto deve-se ao controlo de conteúdos pelo consumidor, à saturação e à repetição de mensagens e técnicas dentro deste sector. A criação de um anúncio deve ser reformulada e realça-se neste Relatório de Estágio a necessidade de um melhor conhecimento acerca do público-alvo e dos meios que veiculam mensagens. Os conteúdos publicitários devem ser adequados às necessidades, preferências, tendências e conceitos seguidos e partilhados por determinados consumidores. A forma como as mensagens são construídas deve ainda ter em conta as especificidades do meio que integram. A empresa Gema, entidade onde decorreu este estágio curricular, garante que tem ideias criativas originais e que consegue diferenciar os seus clientes dos seus concorrentes. Contudo, na análise dos métodos utilizados pela Gema, constatamos existir o mesmo problema de grandes empresas como a MEO, Vodafone e ZON. Além de os produtos e serviços serem idênticos aos da concorrência, a comunicação acaba por também o ser. O motivo deve-se ao facto de as empresas se centrarem demasiado no que os concorrentes fazem, em vez de se centrarem na própria empresa; no seu público-alvo; e numa relação envolvente entre ambos.
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