Concepção, implementação e avaliação do projecto curricular de turma no 1.º ciclo do ensino básico : dilemas e constrangimentos : estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sónia Alexandra da Costa Enes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6324
Resumo: Tese de Mestrado em Educação - Especialidade de Desenvolvimento Curricular.
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spelling Concepção, implementação e avaliação do projecto curricular de turma no 1.º ciclo do ensino básico : dilemas e constrangimentos : estudo exploratório371.214372.4Tese de Mestrado em Educação - Especialidade de Desenvolvimento Curricular.Este projecto de investigação centra-se numa análise sobre a forma como os projectos curriculares de turma, no l.º Ciclo do Ensino Básico, têm estado a ser concebidos, concretizados e avaliados, bem como alguns dos principais constrangimentos com que os professores se têm deparado em todo esse processo. Trata-se de um trabalho de índole exploratória que teve como população do estudo os professores que, no ano lectivo 2005/2006, leccionaram em escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho de Barcelos. Neste sentido, foi calculada uma amostra representativa da população em causa, num total de 195 professores para a aplicação de um questionário, tendo ainda sido seleccionada uma amostra de oito professores a desempenhar cargos de direcção em agrupamentos do mesmo concelho, para a realização de entrevistas. Com a utilização destes instrumentos de recolha de dados procurámos por um lado, verificar que implicações têm, na acção dos professores do Ensino Básico (a obrigatoriedade d) a concepção, implementação e avaliação de projectos curriculares de turma e, por outro, identificar constrangimentos evidenciados em todo esse processo A partir das diferentes posições assumidas pelos professores inquiridos, foi-nos possível constatar que o processo inerente às diferentes fases do desenvolvimento de projectos curriculares de turma é encarado de diversas formas. Em relação às implicações que o projecto curricular de turma tem na sua acção, na sala de aula, há professores que consideram que realmente se registaram alterações positivas a este nível, enquanto outros, afirmam que apenas levam a cabo esta tarefa como resultado de uma imposição legal. Pudemos, também, verificar que, dos vários constrangimentos referidos, as questões relacionadas com a especificidade da constituição das turmas no 1.º ciclo do Ensino Básico, as condições de trabalho dos professores neste nível de ensino (monodocência) e com a formação que têm recebido, ou falta dela, lideram a lista de dificuldades apresentada.This study is based on an analysis of the way c1ass curricular projects, in primary schools, are being built, developed and evaluated, as same of the main restrictions that teachers have been facing with all that process. This is an exploratory work that had as it' s study population the teachers, that in the school year of 2005/2006, worked in primary schools of Barcelos' district.. A representative sample of the population in question was calculated and a total of 195 teachers answered the questionnaire, it was still selected a sample of 8 teachers that were in management jobs in schools of the same district, to conduct the interviews. By using this instruments to collect the data we intended to verify what implications the (oblige) of building, developing and evaluating c1ass curricular projects have in the primary teachers' actions and, on the other hand, identify restrictions shown in all this process. From the different standings assumed by the teachers, it was possible to verify that the process concerning the different stages of c1ass curricular projects development is faced in several ways. As regards to the restrictions that c1ass curricular projects have in their action, in the c1assroom, some teachers consider that there have been real and positive changes at this level, although others, state that only do this assignment as result of a legal obligation. We could also verify that, of all the restrictions mentioned by the teachers, the ones related to the primary classes specific constitution, to the working conditions of teachers in this level of education (monodocência), and to the formation that have received, or the lack of it, lead the list of difficulties presented.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoLima, Sónia Alexandra da Costa Enes2006-12-182006-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6324porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:33.345677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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