O repertório para clarinete no último ano do curso complementar: criação de ferramentas e metodologias para a prática de estudo das obras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5606 |
Resumo: | O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio profissional com realização no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido na unidade curricular do Projeto de Ensino Artístico. Na primeira parte é feita a caracterização da escola e dos alunos, contendo também as planificações e os relatórios de aula. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação com o tema “O repertório para clarinete no último ano do curso complementar: criação de ferramentas e metodologias para a prática de estudo” onde se abordou a falta de suporte para a prática de estudo de um aluno do último ano do curso complementar. Os resultados da investigação apontam para a conclusão de que merece a pena especificar várias técnicas e estratégias e aplica-las a obras, servindo assim de ferramenta importante para o estudo das mesmas. Com o cuidado de validar o melhor possível as sugestões de exercícios aplicáveis nas obras escolhidas como alvo ou representativas, foram feitos dois tipos de investigação sendo, uma abordagem empírica, que foi crucial quer para o esclarecimento da falta de suporte para o estudo das peças musicais quer para validar os exercícios propostos. Assim como um estudo do caso onde foram aplicadas essas mesmas sugestões onde não foram impostas durante a observação direta, mas propostas pela aluna que integrava a amostra do estudo. Através de várias visões de diversos autores da pesquisa na área da prática de estudo, foi esclarecedor de que este tema cada vez mais é importante como leitura quer de alunos, professores e músicos profissionais. Como complemento aos exercícios propostos, de forma a ampliar as ferramentas para a prática das obras propostas, a contextualização história das mesmas obras permite um suporte mais abrangente sobretudo no que diz respeito às ideias orientadoras para perceber melhor o caráter e o tipo de som adequado a cada obra. |
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O repertório para clarinete no último ano do curso complementar: criação de ferramentas e metodologias para a prática de estudo das obrasClarineteComplementarRepertórioPrática de estudoFerramentasClarinetComplementaryRepertoireStudy practiceToolsDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio profissional com realização no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte aborda o trabalho de investigação desenvolvido na unidade curricular do Projeto de Ensino Artístico. Na primeira parte é feita a caracterização da escola e dos alunos, contendo também as planificações e os relatórios de aula. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação com o tema “O repertório para clarinete no último ano do curso complementar: criação de ferramentas e metodologias para a prática de estudo” onde se abordou a falta de suporte para a prática de estudo de um aluno do último ano do curso complementar. Os resultados da investigação apontam para a conclusão de que merece a pena especificar várias técnicas e estratégias e aplica-las a obras, servindo assim de ferramenta importante para o estudo das mesmas. Com o cuidado de validar o melhor possível as sugestões de exercícios aplicáveis nas obras escolhidas como alvo ou representativas, foram feitos dois tipos de investigação sendo, uma abordagem empírica, que foi crucial quer para o esclarecimento da falta de suporte para o estudo das peças musicais quer para validar os exercícios propostos. Assim como um estudo do caso onde foram aplicadas essas mesmas sugestões onde não foram impostas durante a observação direta, mas propostas pela aluna que integrava a amostra do estudo. Através de várias visões de diversos autores da pesquisa na área da prática de estudo, foi esclarecedor de que este tema cada vez mais é importante como leitura quer de alunos, professores e músicos profissionais. Como complemento aos exercícios propostos, de forma a ampliar as ferramentas para a prática das obras propostas, a contextualização história das mesmas obras permite um suporte mais abrangente sobretudo no que diz respeito às ideias orientadoras para perceber melhor o caráter e o tipo de som adequado a cada obra.Abstract : This project is divided into two sections. The first section concerns the professional stage with realization within the curricular unit of Supervised Teaching Practice and the second section deals with the research work developed in the curricular unit of the Art Teaching Project. The first section contains the characterization of the school and the students, and also includes the planning and the class reports. In the second section, the research work is presented with the theme "The repertoire for clarinet in the last year of the complementary course: creation of tools and methodologies for the practice of study", where it is explained the lack of support for the study practice of a student from the last year’s complementary course. The results of the research reach to the conclusion that it is worth specifying several techniques and strategies and applying them to works, thus being used as an important tool for the study of them. With the care to validate as best as possible the suggestions of exercises applicable in the works chosen as target or representative, two types of research were done being, an empirical approach, that was crucial for the clarification of the lack of support for the study of musical pieces to validate the proposed exercises. As well as, a case study where the same suggestions were applied where they were not imposed during the direct observation, but proposed by the student who was part of the study sample. Through several visions of several authors of the research in the area of study practice, it was enlightening that this issue is increasingly important as reading either for students, teachers and professional musicians. As a complement to the proposed exercises, in order to broaden the tools for the practice of the proposed works, the contextualization of the history of the same works allows a broader support, especially in regards to the guiding ideas to better understand the character and type of sound appropriate to each work.Alves, Carlos Manuel Dinis PiçarraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, Carlos Alberto Lopes e2017-07-22T15:39:55Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5606TID:201719690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:24.699915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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