O discurso do professor em contexto de aula de PLE: análise de práticas discursivas na orientação de tarefas perspetivada pela teoria da avaliabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8815
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa LE/L2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
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spelling O discurso do professor em contexto de aula de PLE: análise de práticas discursivas na orientação de tarefas perspetivada pela teoria da avaliabilidadeLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Análise do discursoInteracção educativaComunicação oralTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa LE/L2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012À luz da Teoria da Avaliatividade, o presente estudo visa analisar o discurso oral de dois professores de Português Língua Estrangeira nos momentos envolventes das tarefas, atentando, desse modo, para a maneira como os mesmos pedem/mandam/sugerem a execução de atividades em aula. Procura-se delinear quais são as escolhas linguísticas e a postura interpessoal do ensinante na hora de se posicionar como locutor perante o aprendente. Adicionalmente, busca-se determinar se o uso de tais elementos, construídos e utilizados conscientemente por professores, pode ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira. O estudo teve lugar na Universidade de Colónia, Alemanha, onde foram gravados os discursos de dois professores de PLE em grupos de nível intermédio. Os recursos avaliativos da língua, estudados e elaborados por Halliday (1985, 1994, 2004), desenvolvidos e aprofundados por Martin (2000), Martin e Rose (2003), Martin e White (2005) como Teoria da Avaliatividade, apresentam-se como uma ferramenta analítico-descritiva capaz de (i) dar conta das escolhas linguísticas dos falantes, (ii) do posicionamento atitudinal que assumem quando se comunicam, (iii) dos recursos linguísticos que têm à sua disposição, (iv) do compromisso ideológico que adotam para se posicionarem no texto, etc. Dito por outras palavras, a Teoria compreende todo o discurso subjetivo do locutor, ressaltando, assim, a relação que o mesmo estabelece com os seus potenciais alocutários. Pretende-se, portanto, que o resultado da investigação ajude a traçar novas linhas didático-pedagógicas para o ensino de PLE, de maneira a inserir e promover em seu cerne o estudo do significado interpessoal.ABSTRACT: In light of the Appraisal Theory, this study aims to analyse the introduction of tasks in the oral speech of two Portuguese Foreign Language teachers with special focus on how they ask for send/demand/suggest the implementation of activities in the classroom. The study tries to outline the teacher’s linguistic choices and interpersonal stance when taking up the position of a speaker in front of the respective students. Additionally, the aim is to determine whether the use of such elements, constructed and used consciously by teachers, can help learning a foreign language. The study took place at the University of Cologne, Germany, where the discourse of two PFL (Portuguese as a Foreign Language) teachers in intermediate level groups was recorded. The language evaluative resources, studied and elaborated by Halliday (1985, 1994, 2004) and enhanced and expanded by Martin (2000), Martin & Rose (2003), Martin & White (2005) as the Appraisal Theory, represent an analytic-descriptive tool. This tool is capable of accounting for (i) the linguistic choices of speakers, (ii) their attitudinal positioning at text production, (iii) the speakers´ language resources at their disposal, (iv) their adoption (or not) of ideological commitment, etc. In short, the Theory includes all of the speakers’ subjective discourse, thus highlighting the relationship the teacher establishes with the potential interlocutors. Therefore, the outcome of the research intends to draw new didactic-pedagogical lines for PFL teaching by inserting and promoting studies of interpersonal meaning at its core.Avelar, AntónioRepositório da Universidade de LisboaSilva, Katia Sousa2013-07-16T12:22:21Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:11.778788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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