AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Sérgio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias-Trindade, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538
Resumo: A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade.
id UEMA-1_7424a13106a5052422b997c9812eadc2
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/538
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICAHistória Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem.A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2021-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/53810.18817/ticsead.v7i1.538TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 702447-572610.18817/ticsead.v7i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538/370Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, SérgioDias-Trindade, Sara2022-11-17T14:25:27Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/538Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:53.936191TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Couto, Sérgio
História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem.
title_short AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort AS VISITAS DE ESTUDO VIRTUAIS NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE AUTOAPRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Couto, Sérgio
author_facet Couto, Sérgio
Dias-Trindade, Sara
author_role author
author2 Dias-Trindade, Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Sérgio
Dias-Trindade, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem.
topic História Local. Património Cultural. Estudo virtuais. Competências. Autoaprendizagem.
description A introdução do estudo da História Local e do Património em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. Para além disso, as visitas de estudo contribuem para o enriquecimento das aprendizagens, ligando acontecimentos, personagens, conteúdos, à memória sobre o local e, concretamente, aproximando os estudantes do contexto dos espaços que habitam e por onde circulam. Porém, sendo difícil, por vezes, o acesso físico aos espaços, as visitas de estudo virtuais permitem o acesso à informação e a construção de conhecimento sobre a história de um dado local, a partir dos ambientes digitais preparados pelo docente. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado com uma turma da educação básica, procurando verificar o impacto das visitas de estudo virtuais nas competências de autoaprendizagem dos estudantes. A metodologia escolhida foi a Design Based Research - DBR, com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem. Os resultados do estudo mostram que os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante a atividade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538
10.18817/ticsead.v7i1.538
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538
identifier_str_mv 10.18817/ticsead.v7i1.538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/538/370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 7 No. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70
TICs & EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70
TICs & EaD em Foco; v. 7 n. 1 (2021): TICs & EaD em Foco; 58 - 70
2447-5726
10.18817/ticsead.v7i1
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047056269836288