Estudo exploratório do empowerment feminino em campanhas de marketing digital e da relação do consumidor com a marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Alexandra Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17637
Resumo: A forma como as marcas comunicam com o público tem vindo a ser alterada ao longo dos últimos anos e, através da internet e das redes sociais, as campanhas de marketing digital têm vindo a influenciar cada vez mais os comportamentos e atitudes dos espectadores, nomeadamente em relação aos estereótipos e à desigualdade de géneros. Com o aumento da perceção de valor do género feminino nas últimas décadas e, com um consumidor cada vez mais preocupado com questões de responsabilidade social, as marcas têm sido alvo de críticas devido à falta de sensibilidade na representação do papel feminino na publicidade. De forma a responder a essas exigências dos consumidores, foram desenvolvidas campanhas publicitárias, denominadas de femvertising, que consistem em terminar com a utilização de papeis estereotipados, desenvolvendo um discurso de poder feminino e de igualdade de géneros. Esta tendência tem sido cada vez mais utilizada, pois foi comprovada a sua influência positiva não só na relação da marca com o consumidor, mas também nas vendas. Este trabalho de investigação tem como objetivo compreender as perceções e atitudes dos consumidores portugueses em relação à utilização do empowerment feminino em campanhas de marketing digital, e relacioná-lo com a responsabilidade social das marcas, com o brand empowerment e com o brand engagement. Através de um estudo exploratório com base em entrevistas em profundidade, foi possível compreender as diferenças entre as perceções masculinas e femininas e, concluir que ambos os géneros consideram que o empowerment feminino na publicidade é atual e pertinente pois é capaz de moldar e mudar comportamentos na sociedade e que desempenha um papel importante na relação emocional com a marca. Contudo, é necessário cautela quando as marcas adotam esta estratégia, para não ser percecionada como uma capitalização de uma temática.
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