O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Ana Letícia Montanari
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5989
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços, por meio de um estudo de caso. Os principais pontos abordados foram marketing, marca, branding, marketing digital, internet e suas mídias sociais e marketing de serviços. Os principais autores citados foram: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. A pesquisa foi realizada na base de dados da empresa, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Como resultados, verificou-se que os investimentos em marketing no Facebook tendem a ter um prazo de duração de efeito, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, eles estagnaram ou diminuíram. A lista de e-mails online da empresa foi a que apresentou melhores indicadores, comparadas às outras listas criadas por meios off-line. Verificou-se, também, que quanto maior o número de atualizações exibidas no LinkedIn, maior a interação entre seus usuários. Por meio dos dados do site, o público-alvo digital da empresa foi identificado e este público não é o mesmo que foi analisado pelo histórico de clientes físicos da empresa. Ainda por meio do site, verificou-se que parte dos visitantes atuais são pessoas que estão retornando ao site e este fator mostra que o investimento em marketing digital para o posicionamento da marca da empresa no mercado está obtendo resultados positivos
id UFF-2_da87d98cfd13330efed0ab0197a427ca
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5989
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresaMarcaMarketing digitalBrandingMarketing de serviçosGestão da marcaMarketing digitalBrandDigital marketingBrandingServices marketingBrand managementO presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços, por meio de um estudo de caso. Os principais pontos abordados foram marketing, marca, branding, marketing digital, internet e suas mídias sociais e marketing de serviços. Os principais autores citados foram: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. A pesquisa foi realizada na base de dados da empresa, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Como resultados, verificou-se que os investimentos em marketing no Facebook tendem a ter um prazo de duração de efeito, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, eles estagnaram ou diminuíram. A lista de e-mails online da empresa foi a que apresentou melhores indicadores, comparadas às outras listas criadas por meios off-line. Verificou-se, também, que quanto maior o número de atualizações exibidas no LinkedIn, maior a interação entre seus usuários. Por meio dos dados do site, o público-alvo digital da empresa foi identificado e este público não é o mesmo que foi analisado pelo histórico de clientes físicos da empresa. Ainda por meio do site, verificou-se que parte dos visitantes atuais são pessoas que estão retornando ao site e este fator mostra que o investimento em marketing digital para o posicionamento da marca da empresa no mercado está obtendo resultados positivosThe present work aims to demonstrate the impacts of the branded digital marketing of a service sector company, through a case study. The main topics analyzed were marketing, branding, Internet and its social media and services marketing. The authors cited were: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. The search was conducted in the company's database, raising as marketing options used with a semistructured interview with the company's partners. The digital data were collected and analyzed using graphs. As a result of this, it was found that Facebook marketing investments tended to have a duration of effect. In other words, indicators increased significantly while investing and when the investment was finalized, they stagnated or declined. The company's online e-mail list was the one that presented the best indicators, compared to other lists created offline. Also, it was verified that the higher the number of updates displayed on LinkedIn, the greater the interaction among your users. Through site data, the company's digital audience has been identified and this audience is not the same as that reviewed by the company's physical customer history. Also through the site, it was verified that some of the current visitors are people who are returning to the site and this factor shows that the investment in digital marketing for the positioning of the brand of the company in the market is obtaining positive resultsCosenza, Harvey José Santos RibeiroCardoso, RodolfoNarcizo, Ramon BaptistaSilveira, Maria Helena Teixeira daMarins, Ana Letícia Montanari2018-03-21T21:19:31Z2018-03-21T21:19:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5989CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-01T22:12:15Zoai:app.uff.br:1/5989Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:12.616576Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
title O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
spellingShingle O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
Marins, Ana Letícia Montanari
Marca
Marketing digital
Branding
Marketing de serviços
Gestão da marca
Marketing digital
Brand
Digital marketing
Branding
Services marketing
Brand management
title_short O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
title_full O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
title_fullStr O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
title_full_unstemmed O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
title_sort O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa
author Marins, Ana Letícia Montanari
author_facet Marins, Ana Letícia Montanari
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cosenza, Harvey José Santos Ribeiro
Cardoso, Rodolfo
Narcizo, Ramon Baptista
Silveira, Maria Helena Teixeira da
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Ana Letícia Montanari
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marketing digital
Branding
Marketing de serviços
Gestão da marca
Marketing digital
Brand
Digital marketing
Branding
Services marketing
Brand management
topic Marca
Marketing digital
Branding
Marketing de serviços
Gestão da marca
Marketing digital
Brand
Digital marketing
Branding
Services marketing
Brand management
description O presente trabalho teve como objetivo demonstrar os impactos do marketing digital no branding de uma empresa do setor de serviços, por meio de um estudo de caso. Os principais pontos abordados foram marketing, marca, branding, marketing digital, internet e suas mídias sociais e marketing de serviços. Os principais autores citados foram: Kotler; Keller; Barbosa; McCarthy; Sheth; Waterschoot; Cosenza, Moré, Ribas e Lima. A pesquisa foi realizada na base de dados da empresa, levantando as opções de marketing utilizados em conjunto com uma entrevista semiestruturada com os sócios da empresa. Os dados digitais foram coletados e analisados, por meio de gráficos. Como resultados, verificou-se que os investimentos em marketing no Facebook tendem a ter um prazo de duração de efeito, ou seja, os indicadores aumentaram significantemente enquanto estava-se investindo e, quando o investimento foi finalizado, eles estagnaram ou diminuíram. A lista de e-mails online da empresa foi a que apresentou melhores indicadores, comparadas às outras listas criadas por meios off-line. Verificou-se, também, que quanto maior o número de atualizações exibidas no LinkedIn, maior a interação entre seus usuários. Por meio dos dados do site, o público-alvo digital da empresa foi identificado e este público não é o mesmo que foi analisado pelo histórico de clientes físicos da empresa. Ainda por meio do site, verificou-se que parte dos visitantes atuais são pessoas que estão retornando ao site e este fator mostra que o investimento em marketing digital para o posicionamento da marca da empresa no mercado está obtendo resultados positivos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-03-21T21:19:31Z
2018-03-21T21:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5989
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726976565248