Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16773 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_43a0c82330fbeb758c2ca92e2ecae825 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16773 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEBConsumo energéticoPensamento críticoSustentabilidadeCritical thinkingSustainabilitySustainable consumptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO consumo sustentável significa consumir menos e melhor, ou seja, reduzir e fazer melhores escolhas, atendendo ao impacto ambiental, social e económico. Assim, é necessário que os consumidores reconheçam as suas ações e escolhas diárias, reflitam sobre as mesmas e adotem comportamentos e ações mais conscientes. Para o desenvolvimento de comportamentos, hábitos e atitudes conscientes e informadas, é essencial desenvolver o espírito crítico e reflexivo, aliado à educação ambiental e ao consumidor. Na primeira parte deste relatório é apresentada uma breve descrição sobre as práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e é feita uma análise crítica dos dois contextos. Na segunda parte apresenta-se o estudo intitulado de «Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB». Este estudo, realizado com 40 participantes de duas turmas do 5.º ano, tem como finalidade promover a adoção de pensamento crítico e reflexivo sobre o consumo de energia sustentável por parte de alunos do 2.º CEB, tendo-se especificamente objetivado i) descrever as aprendizagens reportados pelos alunos após a realização das atividades práticas e exploratórias; ii) identificar as mudanças de comportamentos e ações reportadas pelos alunos após as atividades desenvolvidas; iii) caracterizar as dificuldades sentidas durante o processo. O estudo é de natureza qualitativa e baseia-se em alguns princípios de uma metodologia investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados utilizaram-se o inquérito por questionário, observação direta e participante, notas de campo e focus group e para o tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os alunos não desenvolveram conhecimentos muito profundos ao nível de conceitos específicos das energias, mas desenvolveram aprendizagens que lhes permite refletir sobre comportamentos e ações de consumos energéticos mais sustentáveis.Sustainable consumption means consuming less and better, i.e. reducing and making better choices, taking into account the environmental impact, social and economic. Thus, it’s necessary for consumers to recognize their daily actions and choices, reflect on them and adopt more conscious behaviors and actions. For the development of conscious and informed behaviors, habits and attitudes, it’s essential to develop a critical and reflective spirit, combined with environmental and consumer education. The first part of this report presents a brief description of the practices developed in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education and a critical analysis of the two contexts is made. The second part presents the study entitled "Development of critical thinking in sustainable energy consumption in students of the 2nd CEB". This study, carried out with 40 participants from two 5th grade classes, with the purpose to promote the adoption of critical and reflective thinking about sustainable energy consumption by 2nd grade CEB students, with the following objectives i) describe the learning reported by students after carrying out practical and exploratory activities; ii) identify changes in behavior and actions reported by students after the activities developed; iii) characterize the difficulties felt during the process. The study is of a qualitative nature and is based on some principles of an action-research methodology. Surveys, direct and participant observation, field notes and focus group were used as data collection techniques and content analysis was used for data processing. From the results, it was concluded that the students didn’t develop very deep knowledge in terms of specific energy concepts, but developed learnings that allows them to reflect on behaviors and actions of more sustainable energy consumption.Caseiro, AnaValente, BianorRCIPLOliveira, Ana Maria Gomes2024-01-05T10:52:22Z2023-07-182023-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16773TID:203374290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:13.569314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
title |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB Oliveira, Ana Maria Gomes Consumo energético Pensamento crítico Sustentabilidade Critical thinking Sustainability Sustainable consumption |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB |
author |
Oliveira, Ana Maria Gomes |
author_facet |
Oliveira, Ana Maria Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caseiro, Ana Valente, Bianor RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Maria Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo energético Pensamento crítico Sustentabilidade Critical thinking Sustainability Sustainable consumption |
topic |
Consumo energético Pensamento crítico Sustentabilidade Critical thinking Sustainability Sustainable consumption |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-18 2023-07-18T00:00:00Z 2024-01-05T10:52:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/16773 TID:203374290 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/16773 |
identifier_str_mv |
TID:203374290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136793880166400 |