A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7695
Resumo: O estudo de caso, com recurso à investigação-ação que aqui se apresenta, teve como temática de estudo a Supervisão dos Processos Pedagógicos e Organizacionais na Escola. Envolveu a equipa pedagógica da EB1/JI, no qual a autora deste projeto exerce as funções de educadora e simultaneamente de coordenadora de estabelecimento. Pretendeu-se promover processos de supervisão colaborativa no contexto estudado, alicerçados na reflexão sobre a prática, esperando contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos, bem como para a mudança organizacional do contexto de trabalho pedagógico. As estratégias selecionadas foram as reuniões de reflexão colaborativa entre pares, nas quais a equipa pedagógica desenvolveu a supervisão sobre os processos pedagógicos, enquanto prática crítica e auto crítica de orientação transformadora, tendo por base os princípios da indagação sobre as práticas, a democraticidade, a dialogicidade, a participação e a emancipação. O desenvolvimento deste projeto, teve como ponto de partida a identificação de uma problemática no contexto profissional, envolveu os docentes num processo cíclico de auto e heteroavaliação, de reflexão-ação sobre as suas teorias e práticas profissionais, que sujeitavam à análise crítica e ao confronto com as perspetivas de outros e envolveu os docentes em um processo de supervisão dialógica e democrática (Vieira, 1999), ao promover a negociação de decisões, a clarificação de intenções e ações entre todos. As fontes de evidência incluíram: questionários de diagnóstico, reuniões de reflexão colaborativa, diário da investigadora e respetivas notas de campo e diários colaborativos. Os resultados do estudo permitem concluir que o processo de supervisão de cariz crítico-reflexivo e colegial contribuiu para uma prática pedagógica mais consciente e inovadora, promovendo deste modo, o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, bem como o desenvolvimento organizacional da escola, estimulando assim a criação de uma cultura colaborativa da equipa pedagógica da/na escola.
id RCAP_43b0bdd751a893c402f999f7f6df6ec9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escolaDesenvolvimento profissional do educador-professorInvestigação-açãoReorganização da escolaProcessos reflexivos e colaborativosProfessional development teacher-educatorResearch-actionReflective and collaborative processesReorganization of the schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo de caso, com recurso à investigação-ação que aqui se apresenta, teve como temática de estudo a Supervisão dos Processos Pedagógicos e Organizacionais na Escola. Envolveu a equipa pedagógica da EB1/JI, no qual a autora deste projeto exerce as funções de educadora e simultaneamente de coordenadora de estabelecimento. Pretendeu-se promover processos de supervisão colaborativa no contexto estudado, alicerçados na reflexão sobre a prática, esperando contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos, bem como para a mudança organizacional do contexto de trabalho pedagógico. As estratégias selecionadas foram as reuniões de reflexão colaborativa entre pares, nas quais a equipa pedagógica desenvolveu a supervisão sobre os processos pedagógicos, enquanto prática crítica e auto crítica de orientação transformadora, tendo por base os princípios da indagação sobre as práticas, a democraticidade, a dialogicidade, a participação e a emancipação. O desenvolvimento deste projeto, teve como ponto de partida a identificação de uma problemática no contexto profissional, envolveu os docentes num processo cíclico de auto e heteroavaliação, de reflexão-ação sobre as suas teorias e práticas profissionais, que sujeitavam à análise crítica e ao confronto com as perspetivas de outros e envolveu os docentes em um processo de supervisão dialógica e democrática (Vieira, 1999), ao promover a negociação de decisões, a clarificação de intenções e ações entre todos. As fontes de evidência incluíram: questionários de diagnóstico, reuniões de reflexão colaborativa, diário da investigadora e respetivas notas de campo e diários colaborativos. Os resultados do estudo permitem concluir que o processo de supervisão de cariz crítico-reflexivo e colegial contribuiu para uma prática pedagógica mais consciente e inovadora, promovendo deste modo, o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, bem como o desenvolvimento organizacional da escola, estimulando assim a criação de uma cultura colaborativa da equipa pedagógica da/na escola.The study case, using the action-research that presents itself here, had as its theme the Pedagogical Study Processes and Organizational Supervision at the School. It involved the pedagogical E.B.1/J.I. team, in which the author of this project carries out the both functions of educator and coordinator of the establishment. The intention was to promote collaborative oversight processes in studied context, grounded in reflection on practice, hoping to contribute to the personal and professional development of the subjects involved, as well as for the organizational change in the context of pedagogical work. The strategies selected were meetings of collaborative reflection between pairs, in which the team developed the pedagogical supervision of educational processes, while criticism practice and self criticism of transformative orientation, based on the principles of enquiry about the practices, the democracy, the exchange, participation and emancipation. The development of this project, had as its starting point the identification of a problem in the professional context, involved teachers in a cyclical process of self and hetero-evaluation, reflection-action about their theories and professional practices, which were holding the critical analysis and the confrontation with the perspectives of others and involved teachers in a dialogical and democratic supervision process, to promote the negotiation of decisions, the clarification of intentions and actions among all. The evidence sources included: diagnostic questionnaires, collaborative reflection meetings, journal for researchers and respective field notes and collaborative diaries. The study results allow to conclude that the process of supervision of criticalreflective and high school contributed to a more conscious and innovative pedagogical practice, thus promoting the personal and professional development of the participants, as well as the school´s organizational development, thus stimulating the creation of collaborative culture of the pedagogical team of/in schoolInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa2016-02-19T12:03:59Z20132013-112013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7695TID:201182815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:07.755125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
title A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
spellingShingle A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
Almeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa
Desenvolvimento profissional do educador-professor
Investigação-ação
Reorganização da escola
Processos reflexivos e colaborativos
Professional development teacher-educator
Research-action
Reflective and collaborative processes
Reorganization of the school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
title_full A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
title_fullStr A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
title_full_unstemmed A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
title_sort A supervisão dos processos pedagógicos e organizacionais na escola
author Almeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa
author_facet Almeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Isabel Ribeiro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional do educador-professor
Investigação-ação
Reorganização da escola
Processos reflexivos e colaborativos
Professional development teacher-educator
Research-action
Reflective and collaborative processes
Reorganization of the school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional do educador-professor
Investigação-ação
Reorganização da escola
Processos reflexivos e colaborativos
Professional development teacher-educator
Research-action
Reflective and collaborative processes
Reorganization of the school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estudo de caso, com recurso à investigação-ação que aqui se apresenta, teve como temática de estudo a Supervisão dos Processos Pedagógicos e Organizacionais na Escola. Envolveu a equipa pedagógica da EB1/JI, no qual a autora deste projeto exerce as funções de educadora e simultaneamente de coordenadora de estabelecimento. Pretendeu-se promover processos de supervisão colaborativa no contexto estudado, alicerçados na reflexão sobre a prática, esperando contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos envolvidos, bem como para a mudança organizacional do contexto de trabalho pedagógico. As estratégias selecionadas foram as reuniões de reflexão colaborativa entre pares, nas quais a equipa pedagógica desenvolveu a supervisão sobre os processos pedagógicos, enquanto prática crítica e auto crítica de orientação transformadora, tendo por base os princípios da indagação sobre as práticas, a democraticidade, a dialogicidade, a participação e a emancipação. O desenvolvimento deste projeto, teve como ponto de partida a identificação de uma problemática no contexto profissional, envolveu os docentes num processo cíclico de auto e heteroavaliação, de reflexão-ação sobre as suas teorias e práticas profissionais, que sujeitavam à análise crítica e ao confronto com as perspetivas de outros e envolveu os docentes em um processo de supervisão dialógica e democrática (Vieira, 1999), ao promover a negociação de decisões, a clarificação de intenções e ações entre todos. As fontes de evidência incluíram: questionários de diagnóstico, reuniões de reflexão colaborativa, diário da investigadora e respetivas notas de campo e diários colaborativos. Os resultados do estudo permitem concluir que o processo de supervisão de cariz crítico-reflexivo e colegial contribuiu para uma prática pedagógica mais consciente e inovadora, promovendo deste modo, o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, bem como o desenvolvimento organizacional da escola, estimulando assim a criação de uma cultura colaborativa da equipa pedagógica da/na escola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-11
2013-01-01T00:00:00Z
2016-02-19T12:03:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7695
TID:201182815
url http://hdl.handle.net/10400.22/7695
identifier_str_mv TID:201182815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377202888704