Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2037
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_df7845f7b93008f3f250f180c3ce0ce4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissionalProfessoresFormação de professoresDesenvolvimento profissionalTrabalho colaborativoProfessional developmentInnovationReflective practicesTeacher-researcherCollaborative workDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaO desenvolvimento profissional é um processo que envolve aprendizagens, mudança e crescimento profissional. Considera-se, o desenvolvimento profissional como um processo individual e colectivo que se deve concretizar no local de trabalho do docente - a escola - e que contribui para o desenvolvimento das competências profissionais, através de experiências de índole diversa, tanto formais como informais (Marcelo, 2009). Este estudo pretende evidenciar a relevância das práticas profissionais quando se constituem como ponto de partida e de chegada para a formação de professores. O uso de processos de trabalho como a prática reflexiva, a investigação sobre as aprendizagens dos alunos (Oliveira & Serrazina, 2002), o trabalho colaborativo (Hargreaves, 1998; Ponte, 2002) e o desenvolvimento de projectos (Alonso, 2000) coloca a escola e os professores no centro da formação e implica desenvolvimento profissional pela construção de saberes próprios e específicos e desenvolvimento de competências em contexto. Nesta investigação, tendo como contexto um projecto de intervenção e inovação curricular, procurou-se compreender como a formação se pode centrar nas práticas profissionais dos professores, através da caracterização de práticas inovadoras, de análise e compreensão da forma como foi desenvolvido o trabalho colaborativo e a sua implicação no desenvolvimento profissional. O estudo envolveu as professoras que elaboraram e concretizaram o projecto desenvolvido em quatro turmas de 9º ano do Ensino Básico. A metodologia de investigação situa-se no paradigma qualitativo interpretativo, e assume-se como design da investigação o estudo de caso intrínseco (Stake, 2007). A recolha de dados foi feita através de observação participante, com registo em diário de bordo, de entrevistas e análise de documentos. Os resultados evidenciam alterações nas práticas profissionais das participantes, de que se destaca o desenvolvimento curricular baseado numa lógica de currículo como projecto, o trabalho colaborativo, a reflexão sobre as práticas e a investigação sobre as aprendizagens dos alunos. As aprendizagens decorrentes da reflexão e das práticas reflexivas num contexto de trabalho colaborativo traduziram-se num desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.Professional development is a process which involves learning, change and professional growth. Professional development is considered as an individual and collective process that must be accomplished, in the teacher‟s workplace-School- because it contributes to the development of his/her professional abilities through different experiences, both formal and informal (Marcelo, 2009). This study tries to emphasise the importance of professional practices in what teacher education is concerned. Reflexive practice, research on students learning (Oliveira & Serrazina, 2002), collaborative work (Hargreaves, 1998; Ponte, 2002) and the development of projects (Alonso, 2000) center School and teachers in the scope of teacher education and imply the development of specific personal and professional knowledge as well as the development of abilities in context. This research is focused on an intervention and innovation curricular project and aimed to realise how teacher education can be centered in teacher professional practices, through the characterization of innovative practices, of analysis and of understanding and how collaborative work has been developed and so far its implication in professional development. The study was elaborated and accomplished by the participant teachers involved in the project and was carried out in four classes of 9th grade of Basic Education. The research methodology is based on a qualitative and interpretative paradigm, and it is assumed as design of the research, the intrinsic case study (Stake, 2007). The data gathering was done through participant observation, diary book registration, interviews and document analysis. The results emphasise professional changes in participants‟ practices pointing out curricular development in logic of curriculum as project, collaborative work, reflection on practices and research targeting students learning. Learning proceeding from reflection and reflexive practice in a context of collaborative work was transferred to personal and professional development of participants.Oliveira, IsolinaRepositório AbertoTeles, Ana Cristina Camarinha Pereira2012-01-18T10:59:58Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2037porTeles, Ana Cristina Camarinha Pereira - Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 149, XXXVIII p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:22Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:39.636516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
title Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
spellingShingle Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira
Professores
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Trabalho colaborativo
Professional development
Innovation
Reflective practices
Teacher-researcher
Collaborative work
title_short Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
title_full Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
title_fullStr Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
title_sort Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional
author Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira
author_facet Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Trabalho colaborativo
Professional development
Innovation
Reflective practices
Teacher-researcher
Collaborative work
topic Professores
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Trabalho colaborativo
Professional development
Innovation
Reflective practices
Teacher-researcher
Collaborative work
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-18T10:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2037
url http://hdl.handle.net/10400.2/2037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teles, Ana Cristina Camarinha Pereira - Práticas de co-formação em contexto de trabalho e desenvolvimento profissional [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2011. 149, XXXVIII p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135004682354688