Aprendizagem baseada em soluções efetivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29144 |
Resumo: | Os autores apresentam a Aprendizagem Baseada em Soluções Efetivas que deriva da Aprendizagem Baseada em Projeto, mas aplicada a problemas reais com objetivo de contruir soluções efetivas. A enfase é colocada na efetividade no pressuposto que incentiva a um maior envolvimento e comprometimento por parte dos alunos, assegurando um contexto que se pretende mais aliciante e próximo do que será a realidade profissional dos alunos. A efetividade é aferida pelas funcionalidades consideradas essenciais à plena utilização e resolução do problema, mas também pela viabilidade da aplicação ser efetivamente utilizada, sem que seja necessário a continuidade do envolvimento dos alunos. As evidências empíricas apontam um claro aumento da aquisição de competências, do número de aprovados e das classificações. Permitiu também definir um posicionamento estratégico de cooperação com a comunidade envolvente, em que todas as partes beneficiam (formandos, docentes, instituição de ensino, entidades locais e regionais e empregadores). |
id |
RCAP_43bc84587669def1419e093d7eeeb898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem baseada em soluções efetivasLearning based on effective solutionsAprendizagem baseada em projetoProgramaçãoOs autores apresentam a Aprendizagem Baseada em Soluções Efetivas que deriva da Aprendizagem Baseada em Projeto, mas aplicada a problemas reais com objetivo de contruir soluções efetivas. A enfase é colocada na efetividade no pressuposto que incentiva a um maior envolvimento e comprometimento por parte dos alunos, assegurando um contexto que se pretende mais aliciante e próximo do que será a realidade profissional dos alunos. A efetividade é aferida pelas funcionalidades consideradas essenciais à plena utilização e resolução do problema, mas também pela viabilidade da aplicação ser efetivamente utilizada, sem que seja necessário a continuidade do envolvimento dos alunos. As evidências empíricas apontam um claro aumento da aquisição de competências, do número de aprovados e das classificações. Permitiu também definir um posicionamento estratégico de cooperação com a comunidade envolvente, em que todas as partes beneficiam (formandos, docentes, instituição de ensino, entidades locais e regionais e empregadores).Os autores agradecem à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, Portugal) e aos fundos nacionais FCT/MCTES (PIDDAC) pelo apoio financeiro ao CeDRI (UIDB/05757/2020 e UIDP/05757/2020) e SusTEC (LA/P/0007/2021).Associação Iberica de Sistemas e Tecnologias de InformaçãoBiblioteca Digital do IPBMatos, PauloAlves, RuiGonçalves, José2024-01-09T10:11:11Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29144porMatos, Paulo; Alves, Rui; Gonçalves, José (2023). Aprendizagem baseada em soluções efetivas. Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 2023:E57, p. 256-2711646-9895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T01:21:27Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:07.379015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas Learning based on effective solutions |
title |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
spellingShingle |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas Matos, Paulo Aprendizagem baseada em projeto Programação |
title_short |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
title_full |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
title_fullStr |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
title_sort |
Aprendizagem baseada em soluções efetivas |
author |
Matos, Paulo |
author_facet |
Matos, Paulo Alves, Rui Gonçalves, José |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Rui Gonçalves, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Paulo Alves, Rui Gonçalves, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em projeto Programação |
topic |
Aprendizagem baseada em projeto Programação |
description |
Os autores apresentam a Aprendizagem Baseada em Soluções Efetivas que deriva da Aprendizagem Baseada em Projeto, mas aplicada a problemas reais com objetivo de contruir soluções efetivas. A enfase é colocada na efetividade no pressuposto que incentiva a um maior envolvimento e comprometimento por parte dos alunos, assegurando um contexto que se pretende mais aliciante e próximo do que será a realidade profissional dos alunos. A efetividade é aferida pelas funcionalidades consideradas essenciais à plena utilização e resolução do problema, mas também pela viabilidade da aplicação ser efetivamente utilizada, sem que seja necessário a continuidade do envolvimento dos alunos. As evidências empíricas apontam um claro aumento da aquisição de competências, do número de aprovados e das classificações. Permitiu também definir um posicionamento estratégico de cooperação com a comunidade envolvente, em que todas as partes beneficiam (formandos, docentes, instituição de ensino, entidades locais e regionais e empregadores). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-09T10:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29144 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matos, Paulo; Alves, Rui; Gonçalves, José (2023). Aprendizagem baseada em soluções efetivas. Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação. ISSN 1646-9895. 2023:E57, p. 256-271 1646-9895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136793071714304 |