Hábitos de lazer e de consumo de produtos culturais pelos jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Marta Denise da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24937
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
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spelling Hábitos de lazer e de consumo de produtos culturais pelos jovens portuguesesJovensHábitos de lazerProdutos culturaisYouthLeisure habitsCultural products658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaNos dias de hoje, a fase da juventude prolonga-se até mais tarde, não só devido às alterações sociais que têm vindo a acontecer mas também, porque há o culto da juventude. Isto leva a que os hábitos de consumo e as formas de estar em sociedade pelos jovens, sejam quase como um modelo para os restantes membros da sociedade. Todos os seres humanos ao longo da vida e principalmente quando são mais jovens são influenciados por certas referências sociais, que se manifestam em diversos domínios, nomeadamente no consumo e nos hábitos de lazer adquiridos. No entanto, estas referências sociais não chegam para explicar o comportamento dos indivíduos, é necessário conhecer todas as variáveis explicativas do comportamento. Esta investigação em particular, analisa os hábitos de lazer e de consumo dos produtos culturais pelos jovens portugueses. Atualmente, a oferta de produtos culturais é excessiva, há mais oferta do que procura. Para os consumidores esta situação é ótima porque têm ao seu dispor uma multiplicidade de escolhas porém, para as organizações ligadas ao setor cultural, este excesso de oferta torna insustentável a sobrevivência de muitas destas organizações. Desta forma, através da aplicação de um questionário via online e respondido por duzentos e cinquenta e nove jovens, pretende-se perceber quais os seus hábitos de lazer, que produtos consomem ou gostariam de consumir, quem os influencia na hora de optar por determinado produto e que critérios têm conta na sua decisão. As principais conclusões resultantes desta investigação foram que a idade, o género e o orçamento disponível condicionam os hábitos de lazer. A tecnologia ocupa grande parte do tempo de lazer dos jovens, sendo este tempo planeado com pouca antecedência. Estas conclusões são um contributo para as decisões estratégicas das empresas deste setor, que a partir da identificação dos fatores acima mencionados, têm a possibilidade de ajustar a sua oferta aos gostos e necessidades dos jovens e assim, se diferenciarem da restante concorrência.Nowadays, the youth phase extends until later, not only because of the social changes that have been happening but also because there is the cult of youth. This leads to the consumption habits and ways of being in society by young people, are nearly as a role model for other members of society. All humans throughout life and especially when they are younger are influenced by certain social references, which manifest themselves in various fields, including consumption and leisure habits purchased. However, these social references are not enough to explain the behavior of individuals, it is necessary to know all the explanatory variables of behavior. This research particularly examines the leisure habits and consumption of cultural products by young portuguese. Currently, the offer of cultural products is excessive, there is more offer than demand. For consumers this is great because they have at their disposal a multitude of choices but to organizations linked to the cultural sector, this oversupply becomes unsustainable survival of many of these organizations. Thus, by applying a online questionnaire answered by two hundred and fifty nine young people, which aims to realize their leisure habits, their consume of cultural products or the produts that they would like to consume, who influences them when they have to choose a particular product and what criteria must account in their decisions. The main findings of this research were that age, gender and the available budget influence their leisure habits. The technology holds most of the leisure time of young people, and this time is planned on short notice. The findings from this study are a contribution to the strategic decisions of the companies in this sector, by identifying which of the above factors have the ability to adjust its supply to the tastes and needs of young people and thus differentiate themselves from the competition remaining.Azevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoVieira, Marta Denise da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:41.072255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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