Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Sónia Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva,Ernestina Maria V. Batoca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010
Resumo: A preocupação com a qualidade dos serviços tem aumentado nos últimos anos sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião dos utentes é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. Para identificar a satisfação dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Infante D. Pedro, foi realizado um estudo quantitativo, tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra não-probabilística, por conveniência de 142 acompanhantes de crianças. Foi utilizado o “questionário de avaliação da qualidade e da satisfação dos utentes” adaptado de Silva et al. (2007). Verifica-se que 43,7% dos acompanhantes consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Os indicadores mais positivos referem-se aos aspetos gerais (imagem e qualidade do hospital), admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas, 97,9% voltaria ao hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. As variáveis género, escolaridade e situação profissional não têm relação estatisticamente significativa com a satisfação. Verifica-se que quanto maior é a idade dos acompanhantes, maior é a satisfação (a Wilk´s Lambda 0,026).
id RCAP_43cd9451ba83a0f5e08d279e5b73c594
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832013000100010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das criançasgestão da qualidadepediatriapaisA preocupação com a qualidade dos serviços tem aumentado nos últimos anos sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião dos utentes é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. Para identificar a satisfação dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Infante D. Pedro, foi realizado um estudo quantitativo, tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra não-probabilística, por conveniência de 142 acompanhantes de crianças. Foi utilizado o “questionário de avaliação da qualidade e da satisfação dos utentes” adaptado de Silva et al. (2007). Verifica-se que 43,7% dos acompanhantes consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Os indicadores mais positivos referem-se aos aspetos gerais (imagem e qualidade do hospital), admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas, 97,9% voltaria ao hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. As variáveis género, escolaridade e situação profissional não têm relação estatisticamente significativa com a satisfação. Verifica-se que quanto maior é a idade dos acompanhantes, maior é a satisfação (a Wilk´s Lambda 0,026).Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.9 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010Pinto,Sónia Alexandra GomesSilva,Ernestina Maria V. Batocainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:12:25Zoai:scielo:S0874-02832013000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:09.492705Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
title Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
spellingShingle Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
Pinto,Sónia Alexandra Gomes
gestão da qualidade
pediatria
pais
title_short Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
title_full Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
title_fullStr Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
title_full_unstemmed Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
title_sort Qualidade e satisfação com o serviço de urgência pediátrica: a perspetiva dos acompanhantes das crianças
author Pinto,Sónia Alexandra Gomes
author_facet Pinto,Sónia Alexandra Gomes
Silva,Ernestina Maria V. Batoca
author_role author
author2 Silva,Ernestina Maria V. Batoca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Sónia Alexandra Gomes
Silva,Ernestina Maria V. Batoca
dc.subject.por.fl_str_mv gestão da qualidade
pediatria
pais
topic gestão da qualidade
pediatria
pais
description A preocupação com a qualidade dos serviços tem aumentado nos últimos anos sendo evidente que a satisfação dos utentes constitui um legítimo indicador de qualidade. Conhecer a opinião dos utentes é indispensável para a monitorização da qualidade e reorganização dos serviços de saúde. Para identificar a satisfação dos utentes que recorrem ao Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Infante D. Pedro, foi realizado um estudo quantitativo, tipo descritivo-correlacional e transversal, numa amostra não-probabilística, por conveniência de 142 acompanhantes de crianças. Foi utilizado o “questionário de avaliação da qualidade e da satisfação dos utentes” adaptado de Silva et al. (2007). Verifica-se que 43,7% dos acompanhantes consideram-se satisfeitos, 41,5% muito satisfeitos e 14,8% totalmente satisfeitos com os serviços prestados. Os indicadores mais positivos referem-se aos aspetos gerais (imagem e qualidade do hospital), admissão de doentes, pessoal e instalações. Quanto às expectativas, 97,9% voltaria ao hospital e 95,8% aconselhá-lo-iam a um amigo. As variáveis género, escolaridade e situação profissional não têm relação estatisticamente significativa com a satisfação. Verifica-se que quanto maior é a idade dos acompanhantes, maior é a satisfação (a Wilk´s Lambda 0,026).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832013000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serIII n.9 2013
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137312752271360