Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária. |
id |
RCAP_43fb7615af0ab4009149fedf35d4a513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-02832021000100008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúdeensino superioreducação em enfermagematenção primária à saúdecomunidade de práticaResumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008Zamprogna,Katheri MarisBackes,Vânia Marli SchubertMenegaz,Jouhanna do CarmoSilva,Gilberto Tadeu ReisOliveira,Maria Luiza Carvalho deFraga,Fernanda Moreira RibeiroTristão,Francisco Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:05Zoai:scielo:S0874-02832021000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:32.786895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
title |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
spellingShingle |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde Zamprogna,Katheri Maris ensino superior educação em enfermagem atenção primária à saúde comunidade de prática |
title_short |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
title_full |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
title_fullStr |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
title_full_unstemmed |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
title_sort |
Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde |
author |
Zamprogna,Katheri Maris |
author_facet |
Zamprogna,Katheri Maris Backes,Vânia Marli Schubert Menegaz,Jouhanna do Carmo Silva,Gilberto Tadeu Reis Oliveira,Maria Luiza Carvalho de Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro Tristão,Francisco Reis |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Vânia Marli Schubert Menegaz,Jouhanna do Carmo Silva,Gilberto Tadeu Reis Oliveira,Maria Luiza Carvalho de Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro Tristão,Francisco Reis |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamprogna,Katheri Maris Backes,Vânia Marli Schubert Menegaz,Jouhanna do Carmo Silva,Gilberto Tadeu Reis Oliveira,Maria Luiza Carvalho de Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro Tristão,Francisco Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior educação em enfermagem atenção primária à saúde comunidade de prática |
topic |
ensino superior educação em enfermagem atenção primária à saúde comunidade de prática |
description |
Resumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137315623272448 |