Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamprogna,Katheri Maris
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert, Menegaz,Jouhanna do Carmo, Silva,Gilberto Tadeu Reis, Oliveira,Maria Luiza Carvalho de, Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro, Tristão,Francisco Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008
Resumo: Resumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.
id RCAP_43fb7615af0ab4009149fedf35d4a513
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832021000100008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúdeensino superioreducação em enfermagematenção primária à saúdecomunidade de práticaResumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008Zamprogna,Katheri MarisBackes,Vânia Marli SchubertMenegaz,Jouhanna do CarmoSilva,Gilberto Tadeu ReisOliveira,Maria Luiza Carvalho deFraga,Fernanda Moreira RibeiroTristão,Francisco Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:05Zoai:scielo:S0874-02832021000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:32.786895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
title Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
spellingShingle Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
Zamprogna,Katheri Maris
ensino superior
educação em enfermagem
atenção primária à saúde
comunidade de prática
title_short Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
title_full Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
title_fullStr Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
title_full_unstemmed Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
title_sort Prática docente assistencial: compartilhamento de ações para o ensino na atenção primária em saúde
author Zamprogna,Katheri Maris
author_facet Zamprogna,Katheri Maris
Backes,Vânia Marli Schubert
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Silva,Gilberto Tadeu Reis
Oliveira,Maria Luiza Carvalho de
Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro
Tristão,Francisco Reis
author_role author
author2 Backes,Vânia Marli Schubert
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Silva,Gilberto Tadeu Reis
Oliveira,Maria Luiza Carvalho de
Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro
Tristão,Francisco Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamprogna,Katheri Maris
Backes,Vânia Marli Schubert
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Silva,Gilberto Tadeu Reis
Oliveira,Maria Luiza Carvalho de
Fraga,Fernanda Moreira Ribeiro
Tristão,Francisco Reis
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
educação em enfermagem
atenção primária à saúde
comunidade de prática
topic ensino superior
educação em enfermagem
atenção primária à saúde
comunidade de prática
description Resumo Enquadramento: A prática docente na atenção primária é complexa, podendo a comunidade de prática servir como espaço de formação pedagógica para os enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes. Objetivo: Descrever as ações identificadas por enfermeiros supervisores e enfermeiros docentes em comunidade de prática docente assistencial no ensino na atenção primária em saúde. Metodologia: Pesquisa-ação, qualitativa, realizada com grupos focais com 13 enfermeiros supervisores da atenção primária e enfermeiros docentes. Utilizou-se o software de análise de dados AtlasTi 8, e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obtiveram-se três categorias: Ações dos enfermeiros docentes para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações dos enfermeiros supervisores para a qualificação da formação em enfermagem na atenção primária em saúde; Ações das Instituições de Ensino e de Saúde para a qualificação da prática docente na atenção primária em saúde. Conclusão: Os membros constituíram-se enquanto uma comunidade de prática, pois compartilharam interesses comuns, levando ao engajamento sobre definição de ações no exercício docente com especificidade na atenção primária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832021000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serV n.5 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137315623272448