Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_fe655d7dc24d2dad797b29621dcd0396 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216361 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviçoEnfermagemComunidade de práticaEnfermagemHospitaisAtenção primária à saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com 05 Grupos Focais com objetivo de promover o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente-assistencial com atuação na Atenção Primária em Saúde (APS), como estratégia de formação permanente qualificando a formação do discente em enfermagem. Contou com a participação de enfermeiros supervisores de discentes de enfermagem em um município da região Sul do Brasil, em conjunto com os enfermeiros docentes provenientes de Instituição de Ensino Superior, totalizando treze o número de participantes, sendo 07 docentes e 06 enfermeiros supervisores. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software AtlasTi 8, orientados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada de Junho a Outubro de 2018. Os dados foram transcritos e validados pelos participantes. Os resultados são apresentados em forma de três manuscritos relacionados ao objetivo do estudo e ao referencial teórico baseado nos conceitos de Lee Shulman acerca dos conhecimentos base para o ensino e no conceito de Comunidade de Prática de Etienne Wenger (2011). O primeiro, aborda a relação estabelecida entre a formação inicial e permanente com a mobilização de conhecimentos base para o ensino de Shulman. Tanto os enfermeiros docentes e enfermeiros supervisores reconhecem os conhecimentos base de Shulman, sendo uns mais destacados que outros. O segundo manuscrito analisa o processo de construção do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado de uma comunidade de prática docente-assistencial em Atenção Primária em Saúde. O compromisso mútuo ocorreu na negociação de significado sobre a prática; o objetivo comum foi negociado à luz de políticas, leis, portarias, clínica ampliada e necessidades do território. O currículo, os projetos políticos pedagógicos, os termos de estágio, são considerados elementos de repertório compartilhado. O terceiro manuscrito elenca as ações identificadas para a prática docente-assistencial no que tange ao ensino na Atenção Primária em Saúde. Considerou-se a comunidade de prática, estratégia potente para a formação docente, sobretudo para o ensino de enfermagem na Atenção Primária em Saúde, já que possibilita a discussão conjunta de pessoas envolvidas e interessadas em um mesmo contexto. Dada suas dimensões, mostrou-se ferramenta de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do conhecimento base para o ensino, aproximando os docentes dos enfermeiros supervisores, tornando-se ação estratégica a decisões conjuntas frente aos problemas, levando a reflexão e construção de resoluções mais efetivas. Em termos globais, as comunidades de prática docente vêm contribuindo significativamente nesta formação, especialmente para aqueles que buscam conhecimentos ao ofício do ser professor.Backes, Vânia Marli SchubertMenegaz, Jouhanna do CarmoUniversidade Federal de Santa CatarinaZamprogna, Katheri Maris2020-10-21T21:28:48Z2020-10-21T21:28:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il.application/pdf369511https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
title |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
spellingShingle |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço Zamprogna, Katheri Maris Enfermagem Comunidade de prática Enfermagem Hospitais Atenção primária à saúde |
title_short |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
title_full |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
title_fullStr |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
title_full_unstemmed |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
title_sort |
Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço |
author |
Zamprogna, Katheri Maris |
author_facet |
Zamprogna, Katheri Maris |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Backes, Vânia Marli Schubert Menegaz, Jouhanna do Carmo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamprogna, Katheri Maris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Comunidade de prática Enfermagem Hospitais Atenção primária à saúde |
topic |
Enfermagem Comunidade de prática Enfermagem Hospitais Atenção primária à saúde |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T21:28:48Z 2020-10-21T21:28:48Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
369511 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361 |
identifier_str_mv |
369511 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
192 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652085903753216 |