Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamprogna, Katheri Maris
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
id UFSC_fe655d7dc24d2dad797b29621dcd0396
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216361
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviçoEnfermagemComunidade de práticaEnfermagemHospitaisAtenção primária à saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com 05 Grupos Focais com objetivo de promover o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente-assistencial com atuação na Atenção Primária em Saúde (APS), como estratégia de formação permanente qualificando a formação do discente em enfermagem. Contou com a participação de enfermeiros supervisores de discentes de enfermagem em um município da região Sul do Brasil, em conjunto com os enfermeiros docentes provenientes de Instituição de Ensino Superior, totalizando treze o número de participantes, sendo 07 docentes e 06 enfermeiros supervisores. Os dados qualitativos foram organizados utilizando-se o software AtlasTi 8, orientados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada de Junho a Outubro de 2018. Os dados foram transcritos e validados pelos participantes. Os resultados são apresentados em forma de três manuscritos relacionados ao objetivo do estudo e ao referencial teórico baseado nos conceitos de Lee Shulman acerca dos conhecimentos base para o ensino e no conceito de Comunidade de Prática de Etienne Wenger (2011). O primeiro, aborda a relação estabelecida entre a formação inicial e permanente com a mobilização de conhecimentos base para o ensino de Shulman. Tanto os enfermeiros docentes e enfermeiros supervisores reconhecem os conhecimentos base de Shulman, sendo uns mais destacados que outros. O segundo manuscrito analisa o processo de construção do compromisso mútuo, objetivo comum e repertório compartilhado de uma comunidade de prática docente-assistencial em Atenção Primária em Saúde. O compromisso mútuo ocorreu na negociação de significado sobre a prática; o objetivo comum foi negociado à luz de políticas, leis, portarias, clínica ampliada e necessidades do território. O currículo, os projetos políticos pedagógicos, os termos de estágio, são considerados elementos de repertório compartilhado. O terceiro manuscrito elenca as ações identificadas para a prática docente-assistencial no que tange ao ensino na Atenção Primária em Saúde. Considerou-se a comunidade de prática, estratégia potente para a formação docente, sobretudo para o ensino de enfermagem na Atenção Primária em Saúde, já que possibilita a discussão conjunta de pessoas envolvidas e interessadas em um mesmo contexto. Dada suas dimensões, mostrou-se ferramenta de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento do conhecimento base para o ensino, aproximando os docentes dos enfermeiros supervisores, tornando-se ação estratégica a decisões conjuntas frente aos problemas, levando a reflexão e construção de resoluções mais efetivas. Em termos globais, as comunidades de prática docente vêm contribuindo significativamente nesta formação, especialmente para aqueles que buscam conhecimentos ao ofício do ser professor.Backes, Vânia Marli SchubertMenegaz, Jouhanna do CarmoUniversidade Federal de Santa CatarinaZamprogna, Katheri Maris2020-10-21T21:28:48Z2020-10-21T21:28:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis192 p.| il.application/pdf369511https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:28:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:28:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
title Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
spellingShingle Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
Zamprogna, Katheri Maris
Enfermagem
Comunidade de prática
Enfermagem
Hospitais
Atenção primária à saúde
title_short Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
title_full Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
title_fullStr Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
title_full_unstemmed Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
title_sort Comunidade de prática docente-assistencial na atenção primária em saúde como potencializadora da integração ensino-serviço
author Zamprogna, Katheri Maris
author_facet Zamprogna, Katheri Maris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vânia Marli Schubert
Menegaz, Jouhanna do Carmo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamprogna, Katheri Maris
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Comunidade de prática
Enfermagem
Hospitais
Atenção primária à saúde
topic Enfermagem
Comunidade de prática
Enfermagem
Hospitais
Atenção primária à saúde
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:28:48Z
2020-10-21T21:28:48Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369511
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361
identifier_str_mv 369511
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085903753216